Gigantes da Mitologia Grega
Que possui estrabismo, falta de paralelismo nos eixos visuais; estrábico, vesgo. substantivo masculino Pessoa cega de um olho, que não possui um olho, ou que sofre de estrabismo. Etimologia (origem da palavra caolho).
Ela encheu os oceanos e lagoas e fez os rios correrem através de profundos sulcos. Gaia observava suas plantas e animais crescerem. Então Ela trouxe à luz de Seu útero seis mulheres e seis homens. Os mortais prosperaram ao longo do tempo, mas estavam continuamente preocupados com seu futuro.
Mitologia. Gaia, a segunda divindade primordial segundo a mitologia grega, surgiu apenas depois de Caos, representando a Terra. Com uma enorme potencialidade geradora, Gaia gera pontos, montanhas e seu principal filho e posterior esposo, Urano. Com Urano, que representa os céus, Gaia tem vários filhos.
De acordo com a mitologia grega, Urano seria o deus do céu e esposo de Gaia, deusa da terra. Da sua união teriam nascido os seis Titãs, os três Ciclopes, as seis Titânides e os três Hecatonquiros.
Gaia: Deusa da Terra Assim, ela é sua mãe e pai, a responsável pela sua própria criação. É, portanto, a primeira deusa grega. Ela gerou o planeta, a natureza, os mares e também os outros deuses, sendo a primeira de suas criações o deus Urano, com quem teve outros filhos.
Mitologia romana
Para os indígenas, antes dos jesuítas os catequizarem, Tupã representava um ato divino, era o sopro, a vida, e o homem a flauta em pé, que ganha a vida com o fluxo que por ele passa.
Chamado de “O Espírito do Trovão”, Tupã é o grande criador dos céus, da terra e dos mares, assim como do mundo animal e vegetal. Além de ensinar aos homens a agricultura, o artesanato e a caça, concedeu aos pajés o conhecimento das plantas medicinais e dos rituais mágicos de cura. É a deusa Lua e guardiã da noite.
Muitos povos indígenas acreditam em deuses e seres mitológicos ligados a elementos da natureza, e o território é o espaço físico onde essas divindades se manifestam. Ou seja: a terra não é apenas o lugar onde os índios moram. É um elemento central da religião e da identidade cultural deles.
Já o Estatuto do Índio (Lei 6.
A tradição indígena acredita que, no início dos tempos, o mundo era formado apenas de água e que Auí foi o ser escolhido pelo Girador, um grande pote de barro que vem do infinito, para construir sete cidades onde ele pudesse viver com seu povo.
Entendemos como comunidade indígena um conjunto de pessoas que: mantêm relações de parentesco ou vizinhança entre si; são descendentes dos povos que habitavam o continente antes da chegada dos europeus; apresentam modos de vida que são transformações das antigas formas de viver das populações originárias das Américas.
Os Povos Indígenas têm direito a uma educação escolar específica, diferenciada, intercultural, bilíngue/multilíngue e comunitária, conforme define a legislação nacional que fundamenta a Educação Escolar Indígena.
Sensíveis às enfermidades trazidas por não-índígenas e, muitas vezes, habitando regiões remotas e de difícil acesso, as populações indígenas são vítimas de doenças como malária, tuberculose, infecções respiratórias, hepatite, doenças sexualmente transmissíveis, entre outras.
O objetivo principal é garantir educação escolar de qualidade e ampliar a oferta das quatro séries finais do ensino fundamental, além de implantar o ensino médio em terras indígenas. 3. Produção de material didático específico em línguas indígenas, bilíngues ou em português.
De acordo com o Censo Escolar de 2015, o Brasil tem 3.
Sobre a Educação Indígena A rede estadual de ensino dispõe de 31 escolas indígenas e de material didático especializado, produzido por professores formados pelo Magistério Intercultural Superior Indígena da USP (Universidade de São Paulo).
Atualmente, professores de aproximadamente 90 etnias cursam a Licenciatura Específica para Indígenas em Universidades Federais e Estaduais das mais diferentes regiões do país.
A educação escolar indígena no Brasil foi imposta aos povos originários desde os primórdios da colonização, com o intuito de catequizá-los e civilizá-los. ... Apesar dos prejuízos infligidos historicamente pela escola nas sociedades indígenas, estas aprenderam a com ela conviver e, em muitos casos, a demandam e a recriam.
No Período Colonial, houve muita discussão sobre a origem dos índios: uns acreditavam que eram descendentes das tribos perdidas de Israel, outros duvidavam até de que fossem humanos. Em 1537, o papa Paulo III proclamou a humanidade dos índios na Bula Veritas Ipsa.
Por serem populações que, até pouco tempo, não registravam seus saberes na forma de textos escritos, o principal jeito de transmitir conhecimentos era — e ainda é — por meio da fala.
A atual LDB substitui a Lei nº 4.
Para isso, a educação escolar indígena utiliza-se de uma instituição estabelecida pelos colonizadores: a escola. ... Por meio da educação escolar então, os indígenas deveriam aprender sobre conteúdos que não fazem parte de sua cultura, mas também possuir subsídios para a transmissão de sua cultura e valores.