O que o Trafo? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Um trafo, que também é chamado de transformador, basicamente é um dispositivo ou máquina elétrica que tem tudo o que é necessário para que seja transmitida a potência elétrica de um circuito para o outro, assim também induzindo suas tensões e, por meio do magnetismo, alterando as grandezas.
Quais são os tipos de transformadores que existem?
Os tipos de transformadores de energia elétrica são os seguintes: – Transformador de corrente elétrica; – Transformador de potência; – Transformadores de distribuição; – Transformadores de força.
Porque o núcleo de um transformador e laminado?
De forma a reduzir as perdas por efeitos joule, o núcleo do transformador é laminado, pois dessa forma ele diminui a indução de correntes parasitas ou de correntes de Foucault no próprio núcleo, e consequentemente as perdas de energia para o meio ambiente, ou seja, transformação de energia elétrica em energia térmica.
Como funciona o trafo?
Os transformadores consistem em dois enrolamentos de fios, primário e secundário, envolvidos em um núcleo metálico. A passagem de uma corrente elétrica alternada no enrolamento primário induz à formação de uma corrente elétrica alternada no enrolamento secundário.
Qual a função do núcleo de ferro nos transformadores?
Núcleo - esse em geral é feito de um material ferromagnético, geralmente de aço silício ou metal amorfo, e o responsável por transferir a corrente induzida no enrolamento primário para o enrolamento secundário.
Que tipo de transformador é utilizado na saída da usina hidrelétrica?
Transformador Elevador: tem a função de elevar a tensão de saída do gerador para níveis de tensão de transmissão.
O que é um Trafo de força?
Um transformador de força é um equipamento usado na ligação do circuito elétrico para a transmissão, geração e distribuição de energia. É geralmente utilizado em concessionárias ou estações de indústrias e fábricas de médio a grande porte. Com isso, é um importante equipamento complementar de um circuito elétrico.