EQST

Quem So Os Esparciatas?

Quem são os esparciatas?

Os esparciatas eram os únicos que detinham direitos políticos. Eles chamavam a si mesmos de homoioi, que significa “iguais”, e apenas eles, naquela sociedade, tinham o direito de possuir terras. As únicas atividades as que os esparciatas dedicavam-se eram a política e a guerra.

Qual era a principal função dos esparciatas?

Esparciatas ou espartanos – principal grupo na hierarquia social, os espartanos eram descendentes dos dórios e formavam a aristocracia da cidade, ou seja, eram os grandes proprietários de terras. Exerciam as funções administrativas e militares na cidade-estado.

Quem trabalhava na terra dos esparciatas?

Os hilotas eram considerados os mais submissos de Esparta, pois trabalhavam nas terras dos esparciatas, onde passavam a vida inteira cultivando produtos agrícolas.

Quem era os espartanos periecos e os hilotas?

Seus habitantes eram classificados como esparciatas (cidadãos espartanos, que gozavam de plenos direitos), periecos (libertos) e hilotas (servos estatais, população local não espartana escravizada).

Quem eram os Esparciatas na Grécia antiga?

Esparciatas ou Homoios constituíam uma das divisões da sociedade espartana. Eram os cidadãos espartanos que permaneciam à disposição do exército ou dos negócios públicos. ... A Gerúsia — conselho de Anciãos — era constituída por dois reis e mais 28 esparciatas com mais de 60 anos.

Quem votava em Esparta?

Eram eleitos 28 esparciatas com mais de 60 anos, que se reuniam com dois gerontes que ocupavam o cargo de maneira vitalícia. Supervisionavam a administração de Esparta, faziam as leis para serem votadas na Apela e cumpriam as leis espartanas. Conselho dos Éforos: eram os representantes de fato do governo espartano.

Qual era a função dos Eforos?

Os éforos (em grego clássico: Ἔφορος, ἐπί epi, "sobre" e ὁράω horao, "ver", ou seja "aquele que prevê") eram líderes da antiga Esparta que compartilhavam do poder com os reis de Esparta. ... Cinco éforos eram eleitos anualmente, eles "juravam em nome da cidade", enquanto os reis juravam por si mesmos.

Qual era a função dos hilotas?

Os hilotas (em grego Εἱλῶται, "Heílotai" ou "Heílotes") eram os servos da Grécia. Diferentemente dos escravos, os hilotas eram propriedade do Estado, que administrava a produção econômica. Durante a Cripteia um grupo de jovens espartanos era designado para assassinar líderes em potencial entre os hilotas.

Como vivia um Esparciata?

Esparciatas ou Homoios constituíam uma das divisões da sociedade espartana. Eram os cidadãos espartanos que permaneciam à disposição do exército ou dos negócios públicos. Em geral, não podiam exercer o comércio nem vender suas terras, sendo sustentados pelos servos.

Como os hilotas eram vistos pelos esparciatas?

Os hilotas eram o grupo mais numeroso da sociedade espartana e, por isso, eram colocados sob regime de terror, pois os esparciatas utilizavam-se frequentemente da violência para manter os hilotas produzindo e para impedir que eles se rebelassem contra a escravidão.

O que é um Esparciata?

Esparciatas ou Homoios constituíam uma das divisões da sociedade espartana. Eram os cidadãos espartanos que permaneciam à disposição do exército ou dos negócios públicos. Em geral, não podiam exercer o comércio nem vender suas terras, sendo sustentados pelos servos.

Quem não podia votar em Esparta?

Tem mais depois da publicidade ;) Os esparciatas, por sua vez, eram a classe dos cidadãos espartanos. Eles formavam a aristocracia em Esparta e somente eles tinham direito de participar da política na cidade. ... Ela era formada por homens livres que não tinham direito a envolver-se com a política da cidade.

Quem podia votar em Atenas e Esparta?

Tinham o direito de participar homens com terras, maiores de 19 anos e filhos de pai ateniense, e a partir de 451 a.C., aqueles que fossem filhos de pai e mãe atenienses. Escravos, mulheres e estrangeiros não poderiam participar nas instituições democráticas.

Quais eram as funções da Apela?

A Ápela , era uma assembléia formada por, cidadãos espartanos,com mais de trinta anos, que elegia os membros da Gerúsia que, aprovavam ou rejeitavam, as leis encaminhadas por eles. ... Geralmente, a Apela deliberava sobre a guerra e a paz. A Apela também era responsável por eleger os membros da Gerúsia.

Qual era a função do Eforato?

4) Eforato: composto por 5 éforos, eleitos anualmente pela Ápela, podendo ser reeleitos. Governavam a cidade, participando das reuniões da ápela e da gerúsia, controlavam a vida econômica e cultural da cidade, tinham o poder de veto nos projetos de leis e fiscalizavam os reis.

Como funcionava a Ápela?

A Ápela , era uma assembléia formada por, cidadãos espartanos,com mais de trinta anos, que elegia os membros da Gerúsia que, aprovavam ou rejeitavam, as leis encaminhadas por eles. Correspondia à Eclesia, em Atenas. ... A Apela apenas rejeitava ou aceitava as propostas a ela submetidas.

Quais eram as atividades exercidas pelos periecos?

Em resumo, os periecos eram homens livres, mas sem direitos políticos, muitas vezes estrangeiros. Trabalhavam na terra e no comércio e contribuíam com o pagamento de impostos.