Para evitar que as manchas piorem, além dos cuidados com a proteção solar, é possível utilizar cremes com ativos como ácido azelaico, ácido glicólico (em concentrações baixas), vitamina C pura e alguns derivados da soja para controlar a hiperpigmentação.
Sabonete de limpeza facial, Bioré Assim como acontece com hidratantes para rosto e corpo, é importante que os sabonetes faciais usados pelas grávidas tenham fórmulas delicadas e mais suaves, além de serem livres de parabenos (olhe sempre os rótulos dos produtos!).
Cosméticos que contenham hidroquinona, tretinoína, adapaleno e isotretinoína também entram na lista das contra-indicações. Protetores solares com metoxicinamato de octila também não são seguros durante a gravidez, fique de olho nos rótulos e opte por opções com óxido de zinco.
“A vitamina C pode ser usada com segurança nesta fase, por ter ação antioxidante e ser um clareador. Quando associada ao protetor solar, o nutriente ajuda a proteger mais a pele”, esclarece a médica. Por conta da gestação, as mulheres devem evitar composições com ureia, ácido salicílico e ácido retinoico.
O ácido hialurônico ajuda também a preservar a hidratação e a melhorar a qualidade do colágeno. Já um ativo hidratante que não é tão seguro nesta fase é a uréia, já que aumenta a penetração de outros ativos na pele, podendo trazer riscos à grávida e/ou ao bebê.
Confira:
Alguns dos remédios mais usados para a candidíase na gravidez incluem Nistatina, Butoconazol, Clotrimazol, Miconazol ou Terconazol.
Shampoo Payot Botânico Tília e Hamamélis Cabelos Oleosos – O shampoo para cabelos oleosos da Payot promete a redução da oleosidade excessiva sem ressecar o cabelo. Shampoo Tresemmé Hidratação Profunda – Esse produto sela as cutículas desde a primeira lavagem, deixando o cabelo macio e brilhante.