Segundo o artigo 1.
Os parentes em linha reta são os ascendentes (pais, avós, bisavós, tataravós) e os descendentes (filhos, netos, bisnetos). Os parentes colaterais ou transversais são aqueles que provenientes do mesmo tronco[1], mas não descendem um do outro.
O ascendente comum entre os irmãos é o pai. ... Então: dele até o pai, primeiro grau; dele até o avô, segundo grau; deste até o tio, terceiro grau. Portanto, são parentes consangüíneos na linha colateral em terceiro grau. Se este tio tiver um filho, o seu sobrinho será primo de seu filho.
O namoro entre primos é mais comum do que muita gente imagina. ... - Nunca tive nenhum namorico com minhas primas. Mas, não vejo problema esse tipo de relacionamento, desde que se tome os devidos cuidados em relação a filhos - diz o intérprete de Sinval.
Nem mesmo a lei brasileira impede este tipo de casamento. Biblicamente não há problemas, mas geneticamente existem riscos. Entretanto, todos os casais, primos ou não, podem ter filhos afetados por problemas de origem genética. É comum todos pensarem que o casamento entre primos só gera filhos com doenças genéticas.
Isto é, legalmente, a união entre colaterais até terceiro grau é proibido por lei (primos são colaterais em quarto grau). A Igreja Católica não veta, mas dispara o alarme quando isso ocorre.
Primos podem ter filhos, mas risco de condições genéticas que podem provocar problemas de saúde é maior. Quando a união se dá entre primos, é maior a probabilidade de dois genes que provocam um problema se encontrarem. Nesses casos, é recomendado realizar acompanhamento genético.
Na linha colateral, o Código Civil veda o casamento apenas entre parentes até o terceiro grau inclusive (artigo 180, IV). ... Mas o parentesco entre os primos é de quarto grau e, nesse case, não há, na lei, proibição alguma.
Pode parecer estranho, mas os únicos parentes em primeiro grau que nós temos são: nossos pais ou nossos filhos. A lei define que o grau de parentesco ocorre em linha reta vertical ou colateral. ... Assim, em nosso sistema legal não existe um parente que seja primo em primeiro grau.