Os bolcheviques defendiam uma mudança radical de política para o povo, defendendo uma revolução socialista armada, caso necessário. Os mencheviques defendiam uma revolução moderada, permitindo primeiro a democracia e o pleno desenvolvimento do capitalismo para só depois implantar o socialismo.
Vladimir Lênin
O governo de Lênin propôs diversas rupturas uma delas no que se relacionou a saída da Rússia da guerra , além do confiscamento das terras da família real , dos nobres e da igreja ortodoxa de modo que estas foram distribuídas para os camponeses .
Lenin
Os bolcheviques defendiam a implantação imediata da ditadura do proletariado, o socialismo e a derrubada do governo czarista e toda a sua estrutura. ... Acreditavam que antes de implantar o socialismo na Rússia, o capitalismo teria que se desenvolver até seu ápice e chegar a revolução socialista.
a Defendiam a ideia revolucionária da guerra armada para chegar ao poder. b Defendiam a ideia revolucionária da luta desarmada para chegar ao poder. d Defendiam a ideia evolucionista de se chegar ao poder através de vias normais e pacíficas como, por exemplo, as eleições. ...
Czarismo foi um sistema político que imperou na Rússia desde 1547 até a Revolução de 1917. ... O czarismo era um regime bastante parecido com o absolutismo. A falta de liberdade, no regime czarista era quase absoluta, mesmo para a nobreza, classe social teoricamente livre mas que vivia subjugada pelo czar.
As condições de vida da maior parte dos camponeses eram péssimas. Eles habitavam em moradias precárias e sem ventilações. Alimentavam-se de pão preto, batata e torta de farinha de milho. Nas aldeias raramente havia escolas, e a maior parte da população era analfabeta.
A RÚSSIA ANTES DE 1917 Desde o século XVI, o país era uma monarquia absolutista. A nobreza era proprietária de 25% das terras cultiváveis do país, e a grande maioria da população - mais de 80% - estava ligada direta ou indiretamente à terra. As condições de vida da maior parte dos camponeses eram péssimas.
A situação na Rússia antes da revolução era insustentável, a nobreza possuía quase metade das terras cultiváveis. Na esfera política ainda vigorava o Absolutismo, pois o Czar reunia todos os poderes. O progresso da industrialização ampliou o número de operários, concentrados em centros urbanos.
A Rússia, no período pré-revolucionário, era predominantemente agrário e semifeudal. Além disso, o clero ortodoxo e a aristocracia rural possuíam em suas mãos o controle da propriedade da terra.
Antes da Revolução Russa, cuja concretização foi em 1917, o sistema político que organizava o país desde o século XVI era o czarismo. Tratava-se de uma forma de absolutismo, no qual o czar (imperador) concentrava em suas mãos todos os poderes.