De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar, ANS, os agregados no plano de saúde podem ser: Parentes de 1º e 3º grau consanguíneos: pais, filhos, tipos, sobrinhos, netos, avós; Cônjuges ou companheiros que possuem união estável; Sogros.
Quanto à sua origem, as jazidas podem ser classificadas como: Jazidas magmáticas. Jazidas metamórficas. Jazidas aluvionares.
Solos bem estruturados são aqueles que conseguem manter a estabilidade de seus agregados, mesmo sob mudanças abruptas de umidade do solo e chuvas intensas.
Os principais fatores que influenciaram a agregação dos solos são o uso e manejo, os quais têm relação direta com a cobertura vegetal e com o aporte e manutenção da matéria orgânica.
A agregação resulta das forças de aproximação e cimentação de partículas orgânicas e minerais no solo. A união de agregados menores formam os macroagregados (> 0,25 mm) do solo.
Portanto, concluiu-se que os microrganismos do solo atuam diretamente na formação e estabilidade dos agregados no solo, sendo influenciados pelas condições ambientais e edáficas.
A matéria orgânica exerce grande influência no processo de formação e estabilização dos agregados (VEZZANI & MIELNICZUK, 2011; SILVA & MIELNICZUK; 1997). ... Além disso, textura do solo afeta a estabilidade e a própria formação de agregados, e solos com maior teor de argila favorecem a agregação.
Partículas de argila aumentam a estabilidade dos substratos orgânicos e a biossíntese microbiana, de forma que em solos mais argilosos há maior proteção da matéria orgânica, pela formação de complexos organo-minerais, o que resulta em acúmulo da matéria orgânica com o aumento no teor de argila.
A matéria orgânica é definida biologicamente como matéria de origem animal ou vegetal e geologicamente como compostos de origem orgânica, encontrados sob a superfície do solo.
3). A matéria orgânica do solo desempenha um papel fundamental na manutenção das funções do solo, dada a sua influência na estrutura e estabilidade do solo, retenção de água, biodiversidade e como fonte de nutrientes para as plantas (fig. ... A ela também se deve o facto de o solo ser um importante sumidouro de carbono.
Evita compactação, facilita a penetração das raízes das plantas, a retenção da água e do ar, além de atuar como um “regulador” na liberação gradual de nutrientes para os vegetais, ou seja, eleva a capacidade de troca de cátions – CTC.
Matéria orgânica são os restos, dos seres vivos, que podem ser plantas, animais, etc. Também é matéria que deriva do que em algum momento foi um organismo vivo. É matéria decomposta ou em decomposição, composta essencialmente de compostos de carbono.
A matéria orgânica (MO) é formada de organismos, resíduos vegetais e resíduos animais em decomposição. ... A matéria orgânica quando mineralizada pode atuar no fornecimento de nutrientes essenciais para o desenvolvimento das plantas, como nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K) e micronutrientes.