Dessa forma, para receber essa ajuda financeira é necessário avaliar se o trabalhador atende todos os critérios estabelecidos pelo governo e assim dar entrada no seguro desemprego.
Assim, para solicitar o seguro-desemprego o funcionário precisa ter em mãos o documento do Requerimento do auxílio e o número do CPF. Dessa forma, após dar entrada, basta aguardar a liberação na Caixa Federal.
O pagamento pode ser feito por depósito em conta, em agências da Caixa e em terminais de auto-atendimento, lotéricas e casas de conveniência com o cartão cidadão. O tempo estimado de espera para o recebimento do Seguro-Desemprego é de até 30 dias.
5. No celular, baixe o app Gov.br (iOS e Android);
O auxílio desemprego é um benefício concedido a todo trabalhador formal e doméstico que tenha trabalhado de carteira assinada por um determinado período e tenha sido dispensado sem justa causa.
As parcelas do seguro desemprego será referente ao tempo de contribuição na empresa empregadora. Dessa forma, o funcionário que trabalhou no mínimo 6 meses pode receber 3 parcelas, quem trabalhou 12 meses recebe 4 parcelas e se comprovar mais de 24 meses serão 5 parcelas.
Nesse sentido, o pescador durante o período de defeso (quando a pesca não é permitida) e o trabalhador resgatado de condição semelhante a escravo também possuem direito ao benefício.
O seguro desemprego é um benefício que tem um papel primordial nas finanças pessoais do funcionário que foi dispensado de uma empresa.
A consulta do seguro-desemprego pode ser feita no site do ministério da economia ou por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Ou seja, não há mais necessidade de agendar o seguro-desemprego em um posto de atendimento.
Assim, será preciso preencher alguns dados e responder a um questionário. Depois de acessar o portal, deve seleciona a opção “Seguro-desemprego” e depois “Solicitar”. Feito isso será preciso informar o número do requerimento do seguro de desemprego.
Além disso, os trabalhadores domésticos e funcionários com carteira assinada que tiveram o contrato de trabalho suspenso para participar de cursos ou programa de capacitação também têm direito ao auxílio desemprego.
Dessa forma, o trabalhador pode receber entre três a cinco parcelas do benefício, dependendo do tempo de contribuição. No entanto, para ter direito ao benefício o trabalhador precisa cumprir alguns requisitos exigidos pelo governo.
Feito isso, deve acessar o aplicativo, entrar em benefícios, seleciona seguro-desemprego e clicar em solicitar. Após informar o número de requerimento de dez dígitos é só clicar em localizar.