Quem Matou O Leo Cecil?

Quem Matou o Leo Cecil

Na madrugada do dia 1º de julho de 2015, não foram fogos celebrando o dia da Independência que mais chamaram a atenção nos Estados Unidos. Na verdade, uma flecha lançada no Parque Nacional Hwange, no Zimbábue, por um estadunidense contra um leão se tornou o ato mais dramático daquele dia.

FOTO DO DIA

Mesmo assim, o caçador recreativo tinha uma licença para caçar no país, o que fez com que ele não fosse indiciado por nenhum crime. Não foi o suficiente para parar a fúria dos que estavam chocados com o assassinato de Cecil.

Um dos cientistas envolvidos na pesquisa tentou encontrar um motivo para que Cecil tenha se tornado tão popular. Foi sugerido que ele tinha se acostumado à presença de humanos na área preservada, o que fazia com que ele deixasse que pessoas se aproximassem dele, chegando a até 10 metros de distância. 

Walter J. Palmer praticava caça recreativa e, na época, teria pago ao guia e caçador profissional do Zimbábue, Theo Bronkhorst, US $ 50 mil para que ele pudesse matar um leão em uma das áreas protegidas do país. 

CIÊNCIA

CIÊNCIA

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Walter Palmer, o homem que em julho matou Cecil - um leão que era uma autêntica celebridade no Zimbabwe - não irá ser acusado de qualquer crime. As autoridades daquele país confirmaram que o dentista americano tinha todos os papéis legais para realizar a caçada. No entanto, dois homens vão enfrentar acusações pela morte de Cecil, enfrentando 15 de prisão.

"Entrámos em contacto com a polícia e com o ministério público e parece que Walter Palmer veio para o Zimbabwe porque tinha os papéis em ordem", explicou o ministro do Ambiente daquele país africano, Oppal Muchinguri-Kashiri, citado pela Sky News.

Dentista norte-americano já foi punido em 2006 Zimbábue inicia o processo contra dois homens que o acompanhavam quando matou leão

A situação era diferente no resto do mundo. O caso provocou grande indignação internacional, o que fez com que políticos, ativistas e simplesmente defensores dos animais se posicionassem contra o Palmer. O consultório odontológico do homem foi alvo de inúmeros protestos nos Estados Unidos.

Para Alex Magaisa, assessor do então primeiro-ministro do Zimbábue, Morgan Tsvangirai, o leão era conhecido por ser "um segmento da sociedade, um segmento privilegiado — tanto local quanto internacional". Quando sua morte aconteceu, porém, pouca atenção foi dada ao acontecimento no país.

Viagens

Viagens

O animal que Palmer matou não era um simples leão, embora isso já fosse o suficiente para causar indignação contra a caça recreativa. Com sua crina de franjas pretas, o leão era muito importante, sendo um dos mais conhecidos na região, — responsável até mesmo por trazer turistas ao parque.

Ele estava sendo acompanhado constantemente por pesquisadores da Unidade de Pesquisa de Conservação da Vida Selvagem da Universidade de Oxford, que o estudava, junto com outros bichos, em um estudo realizado desde 1999, com mais de uma década e meia de pesquisas.

O projeto científico foi iniciado em 1999 e o leão começou a ser rastreado em 2008. Durante todo esse período, foram 62 animais que participaram do projeto científico, mas muitos morreram, principalmente devido à própria caça. Segundo o National Geographic, 34 faleceram ao longo desses anos, sendo 24 pela atividade duvidosa.

ANIMAIS

A pressão popular fez com que ações fossem tomadas de fato por países. Por exemplo, a Austrália e França implantaram leis que proibiam caçadores de trazerem troféus de leões para seu território. Os Estados Unidos, país em que isso é mais visível, também fizeram mudanças: eles adicionaram novas proteções para leões. 

Copyright Grupo Perfil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Perfil.com Ltda.

HISTÓRIA

Segundo o diretor da Wildcru, David Macdonald, que realizou uma pesquisa sobre a cobertura jornalística do acontecimento, a morte do leão fez com que pessoas começassem a se importar mais com a proteção animal. 

A morte de Cecil tornou-se num caso mediático muito devido à popularidade do leão. Com um temperamento descontraído, era o alvo perfeito para as objetivas das câmaras fotográficas dos turistas estrangeiros que visitavam o Parque Natural de Hwange e, por isso, um contribuinte acima da média para a economia de um dos países mais pobres do planeta. Cecil foi atraído para fora do parque onde acabou por ser morto por Walter Palmer, que terá pago cerca de 50 mil dólares (45 mil euros) pela caçada.

Durante a noite, ele atirou a flecha no animal e cerca de 10 a 12 horas depois, já no dia seguinte, o matou com um segundo golpe similar. Isso aconteceu a apenas 250 metros do local em que o primeiro tiro foi feito. Com treze anos de idade, o leão de nome Cecil foi esfolado e teve sua cabeça removida. Era o troféu do americano.

Qual foi a principal causa da morte do leão?

Leão Léo morre aos 19 anos no zoológico de Uberlândia | Triângulo Mineiro | G1. Animal era a maior atração do local, que fica dentro do Parque do Sabiá. Causa da morte foi uma grave hemorragia interna. A principal atração do Zoológico de Uberlândia, o leão Léo foi encontrado morto na madrugada desta segunda-feira (17).

O que aconteceu com o dentista que matou o leão?

Dentista americano que matou leão no Zimbábue volta ao trabalho | Natureza | G1. Walter Palmer é suspeito da morte, ocorrida em 1º de julho no Zimbábue. ... Ele parou de trabalhar no fim de julho em meio a protestos após ser identificado como o caçador que matou o felino em 1º de julho, uma ação que gerou várias críticas.

O que aconteceu com Walter Palmer?

Walter Palmer é suspeito da morte, ocorrida em 1º de julho no Zimbábue. Ele foi recebido com protesto e gritos de 'assassino' em consultório. ... Ele parou de trabalhar no fim de julho em meio a protestos após ser identificado como o caçador que matou o felino em 1º de julho, uma ação que gerou várias críticas.

Quem morreu em Dois Irmãos?

Marcelo Vianna e Sérgio Vianna morreram na terça-feira (13/7), em decorrência da covid-19. Os irmãos passaram 30 dias internados. Marcelo Vianna tinha 46 anos e Sérgio, 47. Os dois morreram, na terça-feira (13/7), por complicações causadas pela covid-19.

Qual o leão mais famoso do mundo?

Scarface Considerado o leão mais famoso do mundo, Scarface morreu nesta quarta-feira (16), aos 14 anos. A morte do animal foi divulgada pelos responsáveis pela Reserva Nacional de Maasai Mara, no Quênia, onde ele vivia.

Qual é o bicho que mata o leão?

hienas A habilidade das hienas na caça é comparada a dos leões. Além disso, são os únicos animais a enfrentar os leões. Quando estão em grupo, as hienas podem atacar o rei da selva. Inclusive, hienas e leões são grandes rivais na natureza.

Quem enfrenta os leões quando está em bando?

O único animal que enfrenta uma hiena é o leão e mesmo assim não é um enfrentamento garantido, pois se o leão se encontra com um grupo de hienas elas montaram resistência até chegarem os reforços, mas se for apenas uma hiena solitária o leão atacará, é muito comum leões e hiena entrarem em confronto sangrento mais que ...

Onde nasceu Gilberto Barros?

Piracicaba, São Paulo Gilberto Barros/Local de nascimento

O que aconteceu com os dois irmãos durante o novo dilúvio?

Para fugir desse novo dilúvio, os dois irmãos, com suas mulheres, refugiaram-se na montanha mais alta da região. Tamanduaré subiu numa palmeira com uma das suas mulheres, e Arikuté subiu no jenipapeiro com sua esposa, permanecendo lá até as águas diminuírem. Com essa inundação, todos os homens e animais morreram.

Qual leão mais perigoso?

tigre Ambos usam as garras para abater a presa e têm fraquezas em comum: pouca resistência, só alcançam grande velocidade em pequenas distâncias. O tigre tem a força e o tamanho maiores como vantagem, mas o leão é mais agressivo e mais hábil.

Qual é o leão mais velho do mundo?

O leão mais famoso do mundo, conhecido como Scarface, morreu aos 14 anos no Quênia de causas naturais no dia 11 de junho. O animal era o leão mais velho da reserva Maasai Mara e era conhecido pela enorme cicatriz em seu olho direito.

Por que o Leão costuma ser chamado de o rei dos animais?

A ideia surgiu na Grécia Antiga, 6 a.C. O gregos colocavam os leões como representação de nobreza e bravura e os imperadores usavam imagens do animal para transmitir a mensagem de que eram fortes e honrados. De fato, o felino pode ser considerado rei, pois é predador, e está no topo de cadeia alimentar.

Como chamava o programa do Gilberto Barros?

Apresentou os programas Disque Record, Cidade Alerta, Leão Livre, Quarta Total e Domingo Show na RecordTV, e Boa Noite Brasil e Sabadaço, além do game show A Grande Chance na TV Bandeirantes.