A somatostatina é um hormônio proteico produzido pelas células delta do pâncreas, em lugares denominados Ilhotas de Langerhans, sendo que também pode ser produzida pelas células D antrais do estômago, de forma a regular uma alça de retroalimentação negativa, em que um aumento da acidez promovida pela gastrina leva a um ...
O hormônio do crescimento, do inglês growth hormone (GH), é produzido pela glândula hipófise, localizada na base do crânio, e desempenha um importante papel no corpo humano.
Nós listamos 6 alimentos que ajudam na produção de melatonina.
Hormônio do sono: 10 alimentos ricos em melatonina para dormir melhor
Entre os principais hábitos para produzir melatonina estão:
A melatonina é um hormônio secretado naturalmente pela glândula pineal, que está localizada no cérebro. Ela é produzida quando há ausência de luz e sua função mais estudada e conhecida é a de regular o relógio biológico, fazendo com que tenhamos sono a noite e mais disposição pela manhã.
Esta enzima seria fator limitante na produção deste hormônio3,4. As duas principais vias de metabolização da melatonina ocorrem no fígado e no cérebro.
Estima-se que toda noite a glândula pineal solte para o organismo 0,1 mg de melatonina, e os compridos de hoje podem ter até 3 mg da substância. Por isso é importante seguir uma indicação médica ao consumi-la.
A ingestão recomendada pode variar entre de 1mg a 5 mg de melatonina, pelo menos 1 hora antes de dormir ou conforme recomendação médica. Esse suplemento pode ser indicado para tratar a enxaqueca, combater tumores e, mais frequentemente, insônia.