O surfactante é produzido no pneumócito tipo II. Os fosfolipídeos e as proteínas SP-B e SP-C são sintetizados no retículo endoplasmático rugoso, onde são armazenados; inicialmente, no complexo de Golgi, e, posteriormente, nos corpos lamelares.
Os pneumócitos tipo I são células pavimentosas, com pequena quantidade de citoplasma. Essa característica facilita a passagem de gases. Os pneumócitos tipo II são células ovais e volumosas. ... A função do surfactante é manter os alvéolos abertos e auxiliar na difusão dos gases pela membrana alveolar.
Pneumócito tipo I é uma célula do tipo pneumócito, também chamadas de pneumócitos membranosos encontrada no pulmão. São responsáveis pela troca gasosa nos alvéolos pulmonares e cobrem a maioria da área de superfície alveolar (> 95%).
Os brônquios originam-se da traqueia, adentram os pulmões e ramificam-se. ... A árvore brônquica corresponde às vias aéreas inferiores, sendo formada pelos brônquios, bronquíolos, ductos alveolares, sacos alveolares e alvéolos. A traqueia ramifica-se e dá origem aos dois brônquios principais ou brônquios primários.
Os brônquios são órgãos do sistema respiratório, que ligam a traqueia aos pulmões. ... Dos bronquíolos surgem novas ramificações que originam os dutos alveolares, que por sua vez terminam em estruturas chamadas alvéolos pulmonares, onde ocorrem as trocas gasosas.