Quem produz a carta? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A carta ou correspondência está entre os mais aplicados na comunicação do cotidiano. A principal característica desse gênero textual é a existência de um emissor (remetente) e um receptor (destinatário).
Qual é a finalidade da carta do leitor?
O gênero textual carta do leitor serve para quando uma pessoa deseja expressar sua opinião ou seu posicionamento crítico a respeito de algum assunto relevante no momento. Esse gênero se enquadra como um exercício de cidadania e pode ser direcionado tanto a jornais como às revistas de diversos segmentos.
Quem assina a carta aberta?
A carta aberta é muito semelhante a uma carta comum, possui remetente e destinatário, data, local e assinatura, bem como uma mensagem direta, direcionada objetivamente do autor para o leitor. Entretanto, esse gênero é produzido em contextos e com funções diferentes, voltando-se primordialmente para uma função social.
O que é o corpo de uma carta?
Corpo do Texto– espaço destinado para a carta pessoal, aqui quem está escrevendo deve colocar toda a mensagem que pretende encaminhar ao destinatário. Assinatura – Além de se identificar, o remetente também pode utilizar o espaço da assinatura para fazer a sua despedida, que pode ser mais carinhosa e informal.
Qual é o objetivo de se ter um espaço chamado carta do leitor em jornais revistas e sites?
A carta do leitor é um elo entre leitor e jornal (revista, site etc.), porque quebra o “silêncio” do leitor, possibilita que as opiniões dos leitores sejam conhecidas. Sendo assim, esse gênero existe para que leitores opinem sobre o que leram nos meios de comunicação.