As reservas extrativistas federais são administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
O extrativismo realizado de modo sustentável pode ser desenvolvido através da exploração não predatória da natureza com a utilização de técnicas que proporcionam baixo impacto ambiental.
As reservas extrativistas são resultado de uma reação ao modelo de exploração predatória adotado pelo Brasil nos anos 70. Neste período, a expansão desordenada da fronteira agrícola na Amazônia, com a exploração da agricultura e criação extensiva de gado, colocava em risco a biodiversidade da região.
Na mesma ocasião da assinatura do Decreto, o então presidente da República, José Sarney, criou as primeiras quatro Reservas Extrativistas na Amazônia, num total de 2.
As Reservas Extrativistas (RESEX) são espaços territoriais protegido cujo objetivo é a proteção dos meios de vida e a cultura de populações tradicionais, bem como assegurar o uso sustentável dos recursos naturais da área. ... É este conselho que aprova o Plano de Manejo da Reserva Extrativista.
E as reservas extrativistas são uma boa apropriação da realidade. Em tese permitem garantir preservação ambiental, compatibilizada com viabilidade econômica, e institucionalizar novos geobiossistemas integradores sobre uso e ocupação de territórios. ... Por isso, reservas extrativas podem ser tão adequadas.
Resposta:A ideia de Reserva Extrativista surgiu em 1985 durante o 1o. Encontro Nacional dos Seringueiros como uma proposta para assegurar a permanência dos seringueiros em suas colocações ameaçadas pela expansão de grandes pastagens, pela especulação fundiária e pelo desmatamento.
A lei, inclusive, bem esclarece que o objetivo é proteger os meios de vida e cultura das populações e assegurar o uso sustentável dos recursos da unidade. ... Também a lei restringe as atividades nas Reservas Extrativistas, proibindo a exploração de recursos minerais, bem como amadorística ou profissional.
A criação de Reservas Extrativistas significou um importante salto político em relação ao problema brasileiro de distribuição da riqueza nacional, permitindo o acesso a terra, à floresta, e seus atributos, ao mar e aos seus manguezais por produtores secularmente protegidos nos seus anseios de realização enquanto ...
A Reserva Extrativista Chico Mendes foi criada em 1990 e foi pioneira no conceito de unidade de conservação de uso sustentável, onde as populações tradicionais têm a permissão de, não apenas morar dentro da Resex, mas também realizar o extrativismo de bens naturais, como a castanha, a borracha e o açaí.
Para que haja um equilíbrio entre o extrativismo e a conservação do meio ambiente, podemos pensarem duas medidas: A atuação do desenvolvimento sustentável junto ao extrativismo -
A população que se beneficia das Reservas Extrativistas são as tradicionais, que vivem de acordo com o extrativismo, que é complementado com a agricultura de subsistência e a criação de animais menores.
Elas têm como objetivos básicos proteger os meios de vida e a cultura das populações tradicionais, assegurando o uso sustentável dos recursos naturais dessas Unidades, cuja subsistência baseia-se no extrativismo e, complementarmente, na agricultura de subsistência e na criação de pequeno porte.
18, 2000), pode-se ler que as populações extrativistas tradicionais são aquelas “[...] cuja subsis- tência baseia-se no extrativismo e, complementarmente, na agricultura de subsistência e na criação de animais de pequeno porte”.
Atividades produtivas dos castanheiros da RESEX do Rio Cajari, Amapá. ... Segundo Brasil (2000), o objetivo das reservas extrativistas é proteger os meios de vida e a cultura das populações locais, bem como assegurar o uso sustentável dos recursos naturais nas unidades de conservação.
As atividades exercidas pelas famílias, além do extrativismo, são: agricultura de subsistência; criação de pequenos e grandes animais; e sistemas agroflorestais.
Os produtos extraídos das Reservas Extrativistas de Chico Mendes são sementes florestais, óleos de copaíba e andiroba, manejo florestal comunitário, produção de mel a partir de abelhas nativas, cacau, látex e castanha, dentre outros.
A Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes fica no Acre e tem 970 hectares. ... O modelo – proposto por Chico Mendes e outros ambientalistas – busca proteger os modos de vida tradicionais das comunidades e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais.
A Reserva Extrativista (Resex) Ituxi, unidade de conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Lábrea (AM), distribui-se por 18 comunidades, envolvendo atividades sustentáveis conduzidas por 123 famílias.
Seu objetivo básico é de preservar a natureza e, ao mesmo tempo, assegurar as condições e os meios necessários para a reprodução e a melhoria dos modos e da qualidade de vida e exploração dos recursos naturais das populações tradicionais, bem como valorizar, conservar e aperfeiçoar o conhecimento e as técnicas de ...
Seu objetivo central é proteger populações de espécies nativas de fauna terrestre e aquática, residente e migratória, e viabilizar estudos técnico-científicos a respeito do seu manejo econômico e sustentável.
A Reserva Biológica (REBIO) é uma área natural instituída pelo poder público com o objetivo de preservação integral de todos os seres vivos daquele ambiente (biota) e demais atributos naturais, onde não é permitida interferência humana direta ou modificações ambientais.
1. O que é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN)? É uma unidade de conservação (UC) de domínio privado, gravada com perpetuidade na matrícula do imóvel, com o objetivo de conservar a diversidade biológica. A criação desta UC não afeta a titularidade do imóvel.