As próteses não causam dor ou desconforto se estiverem no tamanho ideal. É normal o paciente sentir um leve incomodo inicial até acostumar-se com a lente e as pálpebras se reabilitarem.
Se você precisa de cuidados especializados e deseja um atendimento personalizado, agende a sua consulta através do telefone (11) 2099-1110. Teremos muito prazer em atendê-lo.
Perda de visão e cegueira: tire suas dúvidas
Todas as pessoas que se submeterem a enucleação e que têm um olho de vidro devem adquirir óculos com lentes de policarbonato resistentes a impacto e usá-los a qualquer momento após a cirurgia para proteger seu olho funcional (que enxerga).
Elas começaram a ser comercializadas para uso em pessoas em 1578, sendo industrializada em Veneza, França e Alemanha, para ganhar o mundo em seguida. Fabricadas com vidro, as próteses oculares tiveram seu material substituído por resina acrílica, a mesma usada para prótese dental.
As próteses devem ser confeccionadas de forma individualizada para cada pessoa através da moldagem da cavidade. Elas são produzidas em acrílico e os detalhes do olho como cor, íris e pequenos vasos são desenhados dando a sensação de profundidade de um olho normal.
A prótese ocular é utilizada para reabilitar aquela pessoa que, infelizmente, perdeu o globo ocular por um acidente ou uma doença. Quando isso ocorre, a órbita, que é a cavidade que contém o olho, fica vazia causando deformidade para a face. A prótese é adaptada nesses casos restaurando a autoestima e a convivência social.
Um curativo compressivo será aplicado imediatamente após a cirurgia de enucleação. Alguns cirurgiões recomendam que o adesivo seja removido um dia após a cirurgia e recolocado diariamente pelo paciente, enquanto outros recomendam que o adesivo seja mantido durante alguns dias.
Próteses oculares modernos são personalizados e têm o mesmo tamanho e cor do outro olho natural, com detalhes tão realistas que é difícil perceber que uma pessoa está "usando" um olho de vidro.
Aprender a cuidar de uma prótese de olho, conhecida como prótese ocular, é vital após a remoção do olho (enucleação).
Enucleação é a remoção cirúrgica de um olho inteiro. Os músculos que estavam conectados na parte externa do globo ocular para controlar seu movimento e outros tecidos ao redor do olho dentro da cavidade óssea do crânio são deixados intactos.
A perda de um olho pode ter várias causas: traumas, tumores, complicações provenientes de outras doenças oculares e problemas congênitos. Em todos esses casos, a ausência do globo ou seu tamanho diminuído geram a atrofia da pálpebra e o olho afetado permanece cada vez mais fechado, ressaltando a diferença facial.
Pelo o que entendi o SUS não disponibiliza prótese ocular pra todo mundo ao não ser casos como não haja o globo ocular pois o meu caso perdi a visão do olho direito a 6 anos por conta do glaucoma eu teria esse direito?
Às vezes, é possível cuidar da prótese do seu filho enquanto ela ainda estiver dentro do olho. Em outras ocasiões, você ou seu filho precisarão removê-la. Seu filho não precisará remover a prótese todos os dias. Isso não causará desconforto.
Não há dor ou desconforto no uso de próteses oculares, desde que sejam feitas de forma personalizada e se encaixem adequadamente. Apenas no início o paciente pode apresentar algum incômodo, mas se trata da fase natural de adaptação.
A concha serve como um substituto para o olho artificial, que será colocado várias semanas depois, quando o inchaço tiver diminuído e o olho estiver suficientemente cicatrizado.
A prótese custa, em média, R$ 2,500. No entanto, esse valor pode variar consideravelmente, dependendo de vários fatores, como a complexidade do caso, o material utilizado na prótese e a cidade ou estado onde você vai comprar.