Sr Frederick – Dono da Granja Pinchfield, uma pequena fazenda vizinha a Fazenda dos Bichos. Entra brevemente em aliança com Napoleão, para depois atacar a Granja. É comumente associado como alegoria de Adolf Hitler, e o acordo e o ataque a Pacto Molotov-Ribbentrop e Operação Barbarossa, respectivamente.
As mudanças foram rápidas e substanciais: a casa onde o senhor Jones e a sua mulher viviam virou um museu, o nome da propriedade foi alterado de Granja do Solar para Granja dos Bichos.
Após um tempo, a Granja dos Bichos se torna uma república e Napoleão, único candidato ao cargo, é eleito. A partir daí, os porcos exploram ainda mais os animais e, incrivelmente, seus rostos são cada vez mais parecidos fisicamente com os humanos. Já a conduta, essa passou a ser tão humana quanto possível, com um alto grau de corrupção.
“Meu povo sofre por falta de conhecimento.” Está lá na bíblia,no VelhoTestamento. Enquanto as pessoas não fizerem um questionamento lúcido, consciente e um julgamento crítico em bases racionais, não emocionais,de tudo que vê, ouve, lê…. serão usadas,,manipuladas formando uma sociedade sem valores reais, escravizada,emburrecida, estúpida ,decadente…
Eu não quero o Jones de volta, de forma alguma. Porém, não enxergar o que Napoleão é de fato, isso me parece falta de questionamento mínimo, como reportado por essa resenha de Milena Cogo.
Animal Farm (em português A Revolução dos Bichos) é uma fábula distópica do escritor inglês George Orwell. A história faz uma crítica ao stalinismo através de personagens animais que representam tipos sociais.
Major acreditava que todos os animais deveriam ser livres e trabalhar de acordo com a capacidade de cada um, sem alguém para ditar o quanto eles deveriam se sacrificar ou mesmo comer.
Seu contexto foi ótimo. Parabéns pelo resumo e conexões. Não conhecia até o meu filho receber como livro de leitura na escola – 8a Série e acabei me envolvendo para ajuda lo nos pontos mais críticos porque ele faria uma redação, achei incrível e posso entender porque ainda faz sucesso, infelizmente tão atual . Abcs Val
Para completar, a União Soviética de Stalin era aliada da Inglaterra (lembre-se de que estamos falando do contexto da Segunda Guerra Mundial). Assim, não era fácil criticar um aliado do governo, o que deixou Orwell numa situação complicada. Várias editoras se recusaram a publicar o livro, com medo de represálias do governo.
Aqui começa uma exploração de animais com animais. Apesar do plano principal ser o crescimento e desenvolvimento da granja, e o afastamento de humanos. Napoleão mantém contato com um ser humano, que fica como seu advogado.
Nesse sentido, eles colocam os animais para trabalharem como escravos e reduz a quantidade de comida. Acaba construindo o moinho. Interessante notar, que a ideia de se rebelarem contra os humanos para atingir a liberdade torna-se uma falácia.
Assim, ele quis provar que após a revolução, o socialismo poderia ser deturpado. Usando a inversão de papel entre ser humano e animal, confrontando com a organização de trabalho e o capitalismo. Uma completa aula de história!
Orwell nos apresenta a Granja do Solar, uma fazenda que ficava na Inglaterra e pertencia ao senhor Jones, um homem que abusava dos animais e frequentemente os deixava sem comida. Esses animais, que eram em sua maioria galinhas, porcos, cachorros, cavalos, burros, ovelhas e vacas, possuem capacidade de pensar e falar e, então, começam a questionar a realidade que viviam na fazenda. Eles, então, chegam à conclusão – através do discurso de um porco velho, mas de muito respeito, Major – que a culpa de todo o mal que eles viviam era dos humanos.
A Revolução dos Bichos deixou ensinamentos para todos os tipos de pessoas, leitores e muitos cantores. Só para lembrar, Pink Floyd gravou um álbum inspirado no livro, chamado “Animals”. Mas também, em 1987, o cantor R.E.M. escreveu a música “Disturbance at the Heron House”, inspirado no livro. Para completar, foi bem na véspera do anúncio de que o conservador George Bush se candidataria à presidência.
Assumiram o posto de comando após a morte do Major os porcos Bola de Neve, Garganta e Napoleão. Os três organizaram os ensinamentos do Major em um sistema de pensamento chamado Animalismo.
"Era imprescindível ocultar esse fato ao restante do mundo. Encorajados pelo colapso do moinho de vento, os humanos andavam renovando mentiras sobre a Granja dos Bichos. Mais uma vez se dizia que os bichos morriam de fome e doenças, que brigavam continuamente entre si e que haviam descambado para o canibalismo e o infanticídio. Napoleão bem sabia dos maus resultados que poderiam advir, caso a verdadeira situação alimentar da granja fosse conhecida, e resolveu utilizar o Sr. Whymper para divulgar uma impressão contrária. Até então, os animais tinham tido muito pouco ou nenhum contato com Whymper, em suas visitas semanais: agora, entretanto, alguns bichos selecionados, principalmente ovelhas, foram instruídos para comentarem, casualmente, mas de forma bem audível, o fato de terem sido aumentadas as rações. Em complemento, Napoleão deu ordens para que as tulhas do depósito, que estavam quase vazias, fossem recheadas de areia quase até a boca, depois completadas com cereais e farinha. A um pretexto qualquer Whymper foi conduzido através do depósito e pôde dar uma olhadela nas tulhas. Foi enganado e continuou a dizer lá fora que, absolutamente, não havia falta de alimento na Granja dos Bichos."
Voltando ao enredo, Napoleão usou o poder que poderia ajudar outros animais para obter benefícios para si mesmo. Os moradores da Granja dos Bichos continuavam escravos, porém, em vez de um humano, agora eram escravos de um deles mesmo. E pior: não eram conscientes do próprio poder que tinham. Orwell mostrou que de nada vale a força física se não há pensamento crítico.
Aos poucos, Bola de Neve, Garganta e Napoleão vão adquirindo alguns privilégios. Os animais descobrem que eles passaram a consumir leite e maçãs escondidos, o que errado, afinal, tudo era de todos e para todos. Os porcos se justificam dizendo que são trabalhadores intelectuais e, por isso, precisam de mais nutrientes.
Sob os princípios do Animalismo os bichos estabeleceram sete mandamentos a serem seguidos, e inicialmente tudo ia muito bem e saía conforme havia sido planejado, todos os animais contribuíam com seu trabalho de acordo com suas forças e habilidades, bem como todos recebiam alimento na medida de suas necessidades.