Quem trabalha com fisioterapia ou já fez, com certeza já ouviu falar no TENS. A tecnologia é capaz de liberar endorfinas para aumentar a sensação de bem estar e aliviar a dor.
Como usar TENS corretamente
A TC propõe que a TENS promove analgesia pela ativação das fibras nervosas Aβ aferentes, que são de grosso calibre, mielinizadas e de rápida condução, sem ativar as fibras nociceptivas de diâmetro menor (fibras A-delta e C).
A estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) é um procedimento desenvolvido para aliviar a dor periférica por meio de impulsos não dolorosos ao longo da pele. Essas descargas liberam analgésicos endógenos e diminuem o desconforto do paciente.
As correntes TENS e FES são famosas por promover estímulos elétricos para amenizar dores e/ou ativar áreas musculoesqueléticas, acelerando a recuperação de quem enfrenta alguma desordem física.
A sigla TENS vem do inglês Transcutaneous electrical nerve stimulation (neuroestimulação elétrica transcutânea) e foi utilizada na década de 70 com objetivos para analgesia, atuando na teoria das comportas de dor. A TENS tem finalidade de proporcionar analgesia.
A Tens é liberada em frequência de pulso elevada, maior que 100 p.p.s, e pulso de longa duração, 300 a 1.
A TENS pode ser classificada em quatro modalidades: convencional, acupuntura, em rajadas (burst) e breve-intensa.
TENS convencional São correntes pulsadas com alta frequência e intensidade, que acabam sendo mais eficazes para atuar de maneira seletiva em fibras de diâmetro maior, causando uma parestesia (sensação de dormência) confortável e relaxante para os pacientes. Por isso mesmo, suas indicações são as mais diversas.
O primeiro é de alta frequência que se caracteriza com 40 a 150 Hz, pulsos de largura entre 50 a 100ms, intensidade moderada; o segundo é o de baixa frequência e que se constitui por ondas de 1 a 4Hz, pulsos de largura entre 100 a 400ms e alta intensidade; o terceiro é de frequência de explosão que possui ondas de 1 a ...
Pulso – é o tempo em que a corrente permanece na pele , ou seja, é a duração de um pulso elétrico – intervalo de tempo que separa o início e o fim de um pulso. Neste parâmetro, o que se regula é a sua largura pois esta implicará na corrente ser ou não confortável.
Uma das técnicas alternativas para o alivio da dor encontra-se o TENS que é definido como é uma corrente de baixa freqüência, pulsada, que apresenta uma forma de onda bifásica, simétrica ou assimétrica balanceada com uma semionda quadrada positiva e um pico negativo.
Um outro tratamento mais específico da dor lombar para que ocorra a analgesia é a estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS), que pode ser usada com segurança pelas gestantes que sofrem de dor lombar (POLDEN; MANTLE, 2000).
A TENS constitui uma modalidade terapêutica não invasiva, de fácil manejo, que não apresenta efeitos colaterais ou interações com medicamentos, sendo utilizada para o alívio da dor pela estimulação de nervos periféricos, utilizando-se de eletrodos a nível da pele, estando baseada na liberação de opióides e na teoria do ...
Cada tipo de corrente possui indicações e parâmetros específicos que devem ser levados em consideração na hora da prescrição da eletroterapia. É necessário avaliar o tipo de dor, local da lesão, profundidade da lesão, qual tipo de tecido está lesionado e qual o tamanho total da lesão.
Pode-se denominar a corrente interferencial (CI) como um método de estimulação elétrica de corrente alternada de média frequência, que geralmente é utilizada para o alivio da dor1. Contudo, se aplica em outras condições clínicas, tais como reeducação muscular, fortalecimento e redução de edema.
Para a técnica de correntes excitomotoras é usado um equipamento que gera corrente (alternadas ou não) a qual muda sua polaridade em um determinado tempo pré-estabelecido.
Emprego terapêutico da eletricidade, qualquer que seja o seu tipo (corrente contínua ou corrente alterna de baixa, média ou alta frequência).
A Corrente Aussie é um tratamento que utiliza a eletroterapia como forma de estimular a contração muscular por meio de corrente elétrica no local em que ele é aplicado.
A corrente pulsada é amplamente utilizada na estimulação neuromuscular, sendo definida como um fluxo unidirecional ou bidirecional de partículas carregadas que periodicamente são interrompidas, por um período de tempo finito. A corrente pulsada é caracterizada por uma unidade elementar: o pulso elétrico.
Principais aparelhos de eletroterapia na fisioterapia