A ISO 9001 é um sistema de gestão com o intuito de garantir a otimização de processos, maior agilidade no desenvolvimento de produtos e produção mais ágil a fim de satisfazer os clientes e alcançar o sucesso sustentado.
Durante o processo de implementação de uma norma, o seu consultor estará pronto para resolver as suas dúvidas e te ajudar com o que for preciso. Por isso, esteja sempre em contato com seu consultor e seguindo as orientações que ele lhe passar.
No Brasil, a ISO é representada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que revisa essas normas, que podem ser adotadas por negócios dos mais variados portes e segmentos.
A Certificação ISO 9001 faz com que o seu sistema de gestão de qualidade seja reconhecido mundialmente. Demonstre conformidade e compromisso com as práticas respeitadas no setor; mantenha-se competitivo e abra novas oportunidades de negócios.
Um dos motivos pelos quais isso acontece é que os clientes passam a ter mais confiança na marca, pois têm a certeza de que não terão problemas com suas aquisições. Com isso, acabam comprando mais e, por vezes, até indicando para outros consumidores.
Estas ações são baseada no ciclo PDCA, o qual usas estes elementos para implementar mudança dentro dos processos da organização de forma a direcionar e manter melhorias dentro dos processos.
Sobretudo, a certificação ISO 9001 é geralmente vista como uma vantagem competitiva no mercado, pois indica que a empresa é capaz de fornecer produtos e serviços consistentemente de alta qualidade. Além disso, a implementação de um sistema de gestão de qualidade eficaz pode levar a uma redução de custos, melhoria na eficiência e aumento da satisfação do cliente.
Nossos clientes levam, em média, de 6 (seis) à 12 (doze) meses para conquistar o certificado. Importante lembrar que o trabalho não termina com o certificado, é necessário ter uma visão de médio e longo prazo para colher todos os benefícios de um sistema de gestão maduro e conquistar uma melhoria contínua.
Seção 8: Operação – Os requisitos de operação lidam com todos os aspectos do planejamento e criação do produto ou serviço. Esta seção inclui requisitos de planejamento, revisão de requisitos de produtos, design, controle de fornecedores externos, criação e liberação do produto ou serviço e controle de saídas de processos não conformes.
Fazemos com que a certificação se torne um processo simples. Depois de termos recebido a sua solicitação, nomeamos um Gerente de Contas que guiará você e a sua empresa pelos passos listados a seguir.
Foi idealizada no ano de 1946 em Londres, onde se reuniram 65 autoridades de 25 países para discutir formas de facilitar internacionalmente a garantia de qualidade nos padrões industriais. A ISO, de fato, começou suas atividades em 1947.
Somos pioneiros em normas há mais de 100 anos e hoje somos os líderes de mercado. Ajudamos mais de 70.000 organizações, desde as principais marcas globais até ambiciosas empresas de pequeno porte, em 153 países, a obter vantagens sobre seus concorrentes. Como uma das poucas organizações que compreende normas do início ao fim, não apenas avaliamos o quão bem você as está cumprindo, mas também criamos normas totalmente novas e treinamos equipes de todo o mundo para usá-las, melhorando o seu desempenho. Nosso conhecimento pode melhorar a sua organização.
É importante que o Sistema de Gestão da Qualidade mantenha o controle de informação documentada, de forma a garantir a eficácia e a segurança dos processos.
Por isso, é importante manter os pés no chão durante o planejamento, sabendo o quanto você e suas equipes podem realizar por dia e por tarefa. Assim, vocês conseguem fazer tudo da melhor maneira possível, sem atalhos e sem sobrecarga.
Estágio Dois (auditoria principal) – Aqui, os auditores do organismos de certificação verificarão se as atividades atuais estão em conformidade tanto com a ISO 9001 quanto com sua própria documentação através da revisão de documentos, registros e práticas da organização.
Os requisitos da ISO 9001 podem ser aplicáveis em todo o decorrer do modelo de negócios de uma empresa, já que a metodologia da ISO 9001:2015 se dá por meio do ciclo Plan-Do-Check-Act, PDCA, que, em português, significa Plano-Fazer-Verificar-Agir.
Dessa forma, ela deixa de focar nas prioridades da empresa enquanto busca por determinado documento ou registro, sem contar com os servidores dentro da empresa, que, além do gasto excessivo, podem ser hackeados a qualquer momento.
Assim, consolida-se como um padrão de confiança entre as organizações para otimizar processos, desenvolver produtos e serviços, além de atender às necessidades dos clientes de forma satisfatória.
Nesse caso, o seu objetivo principal é garantir a otimização de processos, maior agilidade no desenvolvimento de produtos e produção mais ágil a fim de satisfazer os clientes e as normas.
O Sistema de Gestão da Qualidade, que é frequentemente chamado de SGQ, é uma coleção de políticas, processos, procedimentos e registros documentados. Esta coleção de documentação define o conjunto de regras internas que governarão como a organização cria e entrega seu produto ou serviço para seus clientes. O SGQ deve ser moldado para as necessidade de sua organização e o produto ou serviço que você fornece, mas a norma ISO 9001 provê um conjunto de orientações para ajudar a assegurar que você não perderá quaisquer elementos importantes que um SGQ precisa para ser bem sucedido.
De antemão, há muitos critérios que podem estabelecer o que é uma informação documentada: envolve desde os registros às principais documentações e, até mesmo, os requisitos da própria norma.
Tipos de Selo Verde O primeiro tipo de selo informa que aquele determinado produto da empresa é ambientalmente correto. No segundo tipo, a empresa afirma que seu produto é reciclável e que ou agride pouco o meio ambiente ou consume pouca energia. A decisão de qual selo o produto receberá varia muito.
Para conseguir um selo verde, a empresa deve obter um laudo técnico de instituições de pesquisas cadastradas, garantir os percentuais mínimos de 82% para papelão, 54% para plástico, 89% para papel e 80% de matéria-prima com recursos sólidos provenientes da construção civil.
O que é o Selo Verde? É uma certificação que destaca a responsabilidade ambiental das empresas em executar suas atividades com o menor impacto ambiental possível.
Os selos ambientais são certificados que atestam que determinado produto atua de acordo com as normas e diretrizes respeitosas para o meio ambiente.
O Rótulo Ecológico ABNT é uma garantia de que o produto da empresa tem menor impacto ambiental do que seu similar que não tem o rótulo. Além de mostrar ao mercado que sua empresa está preocupada com as próximas gerações e promover a preservação do meio ambiente.