EQST

Quem Pode Ser O Administrador Judicial?

Quem pode ser o administrador judicial?

O administrador judicial é um profissional idôneo, preferencialmente advogado ou pessoa jurídica especializada nomeado pelo juiz da vara em que foi autorizado o processamento da recuperação judicial.

Qual o papel do administrador judicial?

Tendo a posse legal de extratos, contratos e outras informações da empresa em questão, a função exata do administrador judicial é a de fiscalizar os atos do devedor e de fazer com que o plano de recuperação judicial seja cumprido da forma como fora acordado entre o juiz, os credores e o empresário.

Quanto ganha um administrador judicial?

Administrador judicial da OGX pode ganhar até R$ 560 mi.

Como se dá a escolha do administrador judicial?

O administrador judicial é escolhido pelo juízo, sendo pessoa de extrema confiança, com capacidade técnica para exercer a função, pois intermediará todas as fases do processo, desempenhando com boa diligência as suas atribuições.

Quais as funções Quem pode exercer e como se dá a remuneração do administrador judicial?

Como já explicitado o administrador judicial tem direito à remuneração, e é o juiz quem determinará tanto o valor como a forma de recebimento do administrador, atendendo aos critérios estabelecidos na regra em análise: a capacidade de pagamento do devedor, o grau de complexidade do trabalho, e os valores praticados no ...

Qual o papel do administrador judicial e do Comitê de Credores?

Uma relevante função do administrador judicial é a elaboração da relação de credores. Para isso o administrador judicial irá verificar a existência de créditos com base nos livros contábeis, documentos comerciais e fiscais do devedor e dos documentos fornecidos pelos credores.

Quem é o administrador judicial da massa falida?

Trata-se de pessoa física ou jurídica, de confiança do magistrado, encarregada de administrar a massa falida, desde que seja profissional idôneo, preferencialmente advogado, economista, administrador de empresas ou contador, ou pessoa jurídica especializada, sendo uma função remunerada e indelegável.

Quem paga a remuneração do administrador judicial?

Nos termos do art. 25 da Lei 11.101/2005 (Lei de Falência e Recuperação Judicial), "caberá ao devedor ou à massa falida arcar com as despesas relativas à remuneração do administrador judicial e das pessoas eventualmente contratadas para auxiliá-lo".

Quem paga os honorários do administrador judicial?

Vale dizer, o juiz fixará a remuneração do administrador judicial conforme os critérios estabelecidos pelo art. 24, caput, da lei, mas esse valor deverá ser limitado a 5% do valor do passivo (na recuperação judicial) ou do ativo realizado (na falência).

Como é feito o pagamento do administrador judicial?

REMUNERAÇÃO DO ADMINISTRADOR JUDICIAL 5% (cinco por cento) do valor devido aos credores submetidos à recuperação judicial ou do valor de venda dos bens na falência.

Como o administrador judicial deverá proceder com o pagamento dos credores do falido?

Na falência de empresário ou sociedade empresária, o pagamento das obrigações do falido deve ser efetuado, pelo administrador judicial, segundo uma ordem de preferência, a denominada classe de créditos (ou tipos de créditos) previstas em nossa lei falimentar .

Quem é o responsável pelo pagamento dos honorários do administrador judicial?

Por outro lado, em compensação ao seu árduo trabalho, determina a Lei que o Administrador Judicial, em qualquer hipótese, terá fixada pelo juiz competente a sua remuneração, que não excederá 5% (cinco por cento) do valor devido aos credores submetidos à recuperação judicial (§ 1º, do art.

Quais são as atribuições do Comitê de credores?

Função Fiscalizatória – O comitê de credores tem direito de fiscalizar os atos realizados pelo AJ e garantir a transparência e eficiência à administração a ser empreendida na falência (LREF, art. 22, caput e III, “n”; art. 27, I, “a”, “b”, “c” e “d”).

Como são tratadas as remunerações e despesas do Comitê de credores?

2.3. 29 da Lei 11.101/2005, os membros do Comitê não terão sua remuneração custeada pelo devedor ou pela massa falida, mas as despesas realizadas para a realização de ato previsto nesta Lei, se devidamente comprovadas e com a autorização do juiz, serão ressarcidas atendendo às disponibilidades de caixa.

Quais são as hipóteses em que o administrador judicial não fará jus ao recebimento de remuneração?

O administrador judicial substituído será remunerado proporcionalmente ao trabalho realizado, salvo se renunciar sem relevante razão ou for destituído de suas funções por desídia, culpa, dolo ou descumprimento das obrigações fixadas, hipóteses em que não terá direito à remuneração.

Como é feito o pagamento ou qual é o percentual dos honorários do administrador judicial?

Vale dizer, o juiz fixará a remuneração do administrador judicial conforme os critérios estabelecidos pelo art. 24, caput, da lei, mas esse valor deverá ser limitado a 5% do valor do passivo (na recuperação judicial) ou do ativo realizado (na falência).

Qual será o valor e a forma de pagamento da remuneração do administrador judicial?

REMUNERAÇÃO DO ADMINISTRADOR JUDICIAL 5% (cinco por cento) do valor devido aos credores submetidos à recuperação judicial ou do valor de venda dos bens na falência.

Quem paga o administrador judicial?

Caberá ao devedor ou à massa falida arcar com as despesas relativas à remuneração do administrador judicial e das pessoas eventualmente contratadas para auxiliá-lo. Bases: Lei 11.101/2005 (Lei Falimentar).

Como é escolhido o administrador judicial Qual sua função é como é fixada a sua remuneração?

24, caput, do projeto, a remuneração do administrador judicial será fixada pelo juiz, observados: I - a capacidade de pagamento do devedor ou da massa falida; II - o grau de complexidade do trabalho; e III - as funções a serem desempenhadas em consonância com a qualidade e a celeridade exigidas por processo de ...