Ser locutor é, sem dúvida, o sonho de muitas crianças e jovens que vivem “colados” à rádio e à televisão. Este é um mundo envolto em glamour, até porque temos uma imagem dos locutores ainda muito romantizada, apesar de ser uma profissão que requer muito mais do que aquele momento em que temos um microfone à frente.
Esta é uma profissão muito antiga, mas que tem-se reinventado nos últimos anos, muito por causa da Internet. Como sabemos, o mundo online veio trazer muitas profissões novas, e fez também com que outras profissões de adaptassem. A locução foi uma das atividades que teve de se adaptar às novas formas de comunicação.
Os estabelecimentos comerciais são responsáveis por empregar a grande maioria dos locutores, os quais costumam trabalhar em frente à loja com o anúncio de produtos e informações em geral.
Como já destacado acima, a televisão ao lado do rádio também foi responsável por alavancar a carreira dos locutores de uma forma geral, com a oferta de inúmeros empregos.
Locutor, de forma geral, é o profissional que trabalha com a utilização da voz para a divulgação de um produto, informação ou ideia. Em outras palavras, é ele o encarregado de:
O entretenimento também faz parte da rotina de trabalho de alguns locutores, que, por meio do humor e sátiras, utilizam a voz para divertir, brincar e interagir de forma geral com o público (que pode ser tanto uma plateia física, no caso de um teatro, por exemplo, ou ouvintes de um programa de rádio).
Extremamente popular nas cidades em que há rodeio e festas de peão, o locutor de rodeio é um profissional que precisa impreterivelmente reunir uma série de habilidades, que vão desde a leitura da sensibilidade/clima da plateia até a tarefa de motivar os peões nos instantes que antecedem o espetáculo.
A esta altura você também deve ter percebido que além de realizar o seu sonho de ser locutor, você ainda pode ser (muito) bem remunerado por isso. A conta que apresentamos, R$ 12.000,00, é apenas uma possibilidade plausível. A própria Malu fatura mais de 50 mil reais todos os meses há anos!
Para entrares na carreira de locutor não precisas ter nenhuma formação específica, especialmente se quiseres criar o teu próprio canal de comunicação. No entanto, ter um curso de rádio ou de jornalismo podem, sim, fazer toda a diferença, não só se quiseres trabalhar para outros, como para fazeres um melhor trabalho.
O mercado de trabalho para os locutores não é o melhor, mas também não é mau. A Internet veio trazer novas oportunidades de trabalho, e hoje consegues criar o teu próprio emprego! Sem dúvida, o mundo digital dá-te a chance de criar o teu próprio canal, no qual fazes o teu trabalho de locutor e podes criar o teu próprio público.
A famosa frase “a propaganda é a alma do negócio” tem um sentido especial para essa profissão. Isso porque, como uma das funções do locutor é a de anunciar produtos, a qualidade do seu trabalho implica automaticamente a qualidade da propaganda que será veiculada.
Por exemplo, se tens um trabalho que envolve entrevistas, vais ter de estudar bem o entrevistado e o seu trabalho para poderes fazer as perguntas certas, mas também para conduzir a entrevista caso a conversa “fuja” um pouco ao que tu programaste.
Quando ligamos a TV, certamente vamos ouvir as vozes de vários locutores, seja em uma propaganda durante o intervalo de uma partida de futebol, seja em um programa que exibe desenhos animados.
Se você está interessado em seguir a carreira de locutor, algumas dicas podem ser úteis. A primeira é estudar e se informar sobre o mercado de locução, conhecendo as tendências e oportunidades. Em segundo lugar, é importante investir em cursos e treinamentos para aprimorar as habilidades de locução.
Os podcasts, áudios na Internet, têm ganho cada vez mais destaque entre as pessoas que navegam online. Estes são feitos pelos locutores. Mas não são só os podcasts. Muitos locutores têm hoje os seus programas de rádio e Tv online, e é uma forma de conseguir criar o próprio emprego, mas também é uma forma de conseguir criar o próprio público.
Matrículas abertas para a ÚLTIMA turma com aulas ao vivo com Malu Pontes e o acesso às aulas gravadas sera perpétuo! Vagas limitadas para aulas ao vivo pelo Zoom.