Vamos conversar sobre artigos científicos? Este que é um tema muito importante para os alunos de graduação, afinal é uma das matérias presentes na maioria dos cursos e que pode ser até mesmo uma porta de entrada para uma futura carreira acadêmica.
Portanto, é preciso ressaltar a importância de investir em pesquisadores que queiram escrever artigos e que desejam investir o seu tempo para estudar e descobrir informações em determinada área. Você acredita ter vocação para isso? Que bom! Então continue lendo esse post. 😉
A simples publicação de um resumo em um evento já é um ponto positivo no currículos. De posse dos Anais, os participantes poderão anexar a publicação no currículo Lattes, trazendo assim maior visibilidade ao autor.
Artigos cujos resultados foram influenciados por fatores externos, como troca de incentivos financeiros ou outros benefícios entram no critério de conflito de interesse e dificilmente serão publicados.
A Even3 Publicações é um produto que chegou para facilitar e desburocratizar o processo de publicação de artigos, preprints, TCCs e outros gêneros científicos.
Geralmente eles são destinados a um tipo específico de público e são publicados em revistas e sites especializados com o intuito de divulgar conhecimentos, comunicar resultados ou novidades sobre determinado assunto.
Escolher a revista inadequada para a publicação de trabalhos é um dos erros mais comuns entre cientistas, pesquisadores e acadêmicos. Principalmente se forem iniciantes no assunto.
Então, você pode usar a Mettzer para construir um portfólio e exibir todos os seus trabalhos acadêmicos em um único lugar.
Temas atuais e com relevância para a região de publicação também costumam atrair os olhares dos editores. Buscam também pesquisas que tragam avanços significativos para determinado contexto e que consigam “sobreviver” a avaliação por pares.
Você pode escolher publicar apenas o resumo no evento. Isso já conta como um ponto positivo no Lattes. Além disso, pode enviar o trabalho inteiro para publicação nos anais.
A gente sabe que a publicação de artigos é um processo demorado. É por isso que a Mettzer torna todo o processo de publicação colaborativo e muito mais simples.
Gostou desse artigo (que, por sinal, não é científico)? Tem indicações de onde publicar artigos da sua área? Compartilha com a gente nos comentários. Assim, a gente contribui com o desenvolvimento da Ciência no nosso país!
Bem, precisamos ser sinceros, não existe um perfil exato de pessoas que escrevem artigos científicos. Isso porque as características podem ser diversas e diferentes entre si, e está tudo bem. Você não precisa ter X qualidade para ser um bom pesquisador. O meio acadêmico é bem democrático. Portanto você pode ser fiel a si mesmo e aproveitar suas qualidades pessoais para ser um grande pesquisador.
Agora não devem ter restado dúvidas sobre como fazer um artigo científico e vê-lo aprovado em eventos e publicações, certo? Então desejamos boa sorte nas pesquisas e na produção de conhecimento útil! E para caprichar ainda mais, você pode baixar gratuitamente este material com dicas incríveis na hora de escrever!
Afinal de contas, o artigo científico é um tipo de trabalho muito importante em termos de conhecimento, já que compreende muitas informações e ideias novas, de uma forma mais dinâmica e objetiva.
Caso queira ter acesso a uma lista de periódicos por área de atuação, você pode acessar a lista produzida pela própria Scielo: Lista de Periódicos por Assunto.
• Carreira acadêmica: descubra como funciona e se você tem o perfil
Lembre-se, muitas das nossas melhores qualidades e talentos precisam de tempo e treino para serem bem desenvolvidos. Portanto, assim como tudo na vida, escrever artigos científicos também é uma questão de aprender com os erros e requer muito prática.
A gente sabe que a publicação de artigos é um processo demorado. É por isso que a Mettzer torna todo o processo de publicação colaborativo e muito mais simples.
Ela não apenas valida o esforço dedicado à investigação, mas também desempenha um papel fundamental na expansão do entendimento humano e no avanço das diversas áreas do conhecimento.
É por isso que são publicados em anais de eventos, em revistas científicas e em bases de dados de periódicos, como o Periódico Capes, o SciELO e o Google Acadêmico.
ABNT é a sigla de Associação Brasileira de Normas Técnicas, um órgão privado e sem fins-lucrativos que se destina a padronizar as técnicas de produção feitas no país. Ou seja, esse o órgão responsável por elaborar as Normas Brasileiras de produções de textos acadêmicos e científicos.
NUNCA (nunca mesmo!) cometa plágio. As revistas, periódicos e eventos estão de olho nessa prática e cortam publicações plagiadas. Por isso, sempre atribua a fonte de pesquisa no seu artigo.
Além disso, os artigos científicos também possuem o papel de contestar determinado assunto ou informação, apresentando soluções diferentes para uma determinada situação. Atualizando e trazendo à luz informações que passaram despercebidas ou que foram equivocadas.
Ato pelo qual se dá conhecimento público de um fato, um ato ou um negócio. Nas etapas do processo legislativo, a publicação é a final, pois não há lei sem a formalização de sua edição pela publicação.
O nome do local (cidade) de publicação deve ser indicado tal como figura no documento. Quando a cidade não aparece no documento, mas pode ser identificada, indica-se entre colchetes; ... Não sendo possível determinar o local, utiliza-se a expressão sine loco, abreviada, entre colchetes [S.l.].
O ano da publicação é uma informação imprescindível para a referência de qualquer material. A ABNT 6023 (2002) coloca deve sempre haver uma indicação de ano da publicação, ainda que aproximada. Pode ser também o ano da distribuição, da impressão, da patente ou outra data significativa para a obra.
Checando a página e o URL. Procure embaixo do título do artigo ou da postagem. A maior parte dos sites de notícias e blogs costumam colocar a data embaixo do título, junto do nome do autor. Por isso, procure pela data logo abaixo do título ou no começo do texto.
primeiro(s) nome(s) do primeiro autor e dos demais autores sem a inversão ... No caso de não ser a primeira edição, deve-se indicar o número da edição após o título do ... são citadas somente em nota e raramente são incluídas na lista.
Para fazer a referência de um livro conforme a ABNT, deve-se escrever: SOBRENOME, Nome Abreviado. Título: subtítulo. Edição. Local de publicação: Editora, data de publicação da obra.