Apesar de não ser uma das carreiras mais valorizadas no Brasil, ser professor é como uma espécie de vocação que atrai muitas pessoas. Na verdade, o docente tem a importante missão de formar novos profissionais e, por que não, cidadãos. Para atuar como professor é preciso ter qualificação, por meio principalmente de um curso de graduação na modalidade licenciatura. É possível, inclusive, fazer uma segunda licenciatura, o que amplia o leque de atuação de forma considerável.
Acompanhe mais informações sobre cursos, bolsas, mercado de trabalho e dicas no blog da Estácio.
O ensino EaD cresce a cada ano no Brasil e isso se deve as vantagens e aos resultados obtidos pelos alunos no mercado de trabalho.
Certamente durante seu período escolar no ensino fundamental ou médio você encontrou um professor que lecionava aulas em disciplinas diferentes. Provavelmente, esse profissional estava habilitado por duas graduações na modalidade licenciatura. Na verdade, a segunda licenciatura é uma prerrogativa do Ministério da Educação (MEC), que facilita que professores licenciados em um campo do conhecimento sejam habilitados a outra disciplina.
Ficou interessado em saber como funciona? Fique atento às informações desse post e às oportunidades de cursos oferecidos pela Estácio!
Leia também: Licenciatura ou bacharelado: qual modalidade escolher?
Muitas vezes, o cenário brasileiro não transmite confiança para essas pessoas, que ficam angustiadas com a possibilidade de entrarem para as estatísticas de desemprego no Brasil.
No site e-MEC é possível verificar se o curso ao qual você está interessado tem reconhecimento do Ministério da Educação. É possível verificar também a nota de cada curso, o que influi na sua qualidade.
Você sabe qual é a diferença entre licenciatura ou bacharelado? Essas duas modalidades de diplomação servem para definir qual será o seu caminho profissional e qual tipo de mercado de trabalho você deverá explorar. Cada…
Na segunda licenciatura também existe a obrigatoriedade do estágio curricular supervisionado, feito em instituições de ensino. Ele deve ser de 300 horas. Se o aluno já atua no magistério, essa carga de 300 horas pode ser diminuída para até 200 horas.
A UniBF tem mostra os melhores caminhos para um futuro promissor. Além dos cursos de Segunda Licenciatura, disponibilizamos mais de 1.200 opções de cursos de Pós-Graduação, Graduação Acelerada, Formação Pedagógica e cursos Livres de Extensão.
Já o curso de Formação pedagógica é destinado aos profissionais que são formados em um curso de graduação bacharel ou tecnólogo e desejam se tornar professores.
Portanto, a grande vantagem desse tipo de capacitação é a carga horária. É preciso dizer que a duração dos cursos varia em cada instituição e também área do conhecimento. No entanto, ficam entre 800 e 1.200 horas/aula. Isso representa em torno de um ano e meio de universidade. Ou seja, bem diferentes dos quatro anos necessários para concluir uma primeira licenciatura ou um bacharelado.
As empresas relacionadas com a educação são classificadas com três naturezas jurídicas: administração pública, entidades empresariais (privadas) e entidades sem fins lucrativos. Segundo o IBGE, as três tiveram alta, principalmente as sem fins lucrativos, que mais dobraram suas unidades.
Não perca a oportunidade de adquirir conhecimento e acelerar a sua carreira. Entre em contato conosco através do nosso WhatsApp.
Leia também: Estude grátis na Estácio: mais de cinco dicas para conseguir uma bolsa
Separamos para você algumas instituições de grande porte, com unidades em vários pontos do Brasil, que oferecem cursos de segunda licenciatura. Todas elas contam com o reconhecimento do MEC e são bem avaliadas. Confira:
Qualquer pessoa que já tenha se formado em um curso de licenciatura anteriormente. Não é exigido que essa pessoa tenha atuado em sala de aula ou esteja atuando no momento. Ou seja, basta ter o diploma anterior.
Por este motivo, um curso de segunda licenciatura, principalmente se realizado na modalidade EAD, pode se tornar uma ótima opção para àqueles que querem ampliar o número de aulas, a renda e o campo de atuação.
Seja para mudar de área, melhorar o currículo ou para manter duas profissões, cursar uma Segunda Licenciatura é uma ótima opção. Além disso, é uma nova oportunidade para melhorar a posição no mercado de trabalho.
Por outro lado, se você possui um diploma de graduação na modalidade bacharelado ou tecnológico e sempre sonhou em dar aulas, há uma possibilidade para isso. Basta buscar o curso de formação pedagógica para graduados não licenciados, conhecido como R2, em referência à Resolução Nº2 do Conselho Nacional de Educação (CNE), publicada em 2015.
Veteranos retornam às aulas a partir do dia 10 de agosto e calouros no dia 17. A Universidade Paulista já tem datas definidas para o retorno às atividades acadêmicas para veteranos e calouros da instituição de ensino.
Quando começa o primeiro semestre letivo na faculdade em 2020?