O passe espírita é uma transfusão de energias, onde o indivíduo que se dispõe a aplicar o passe, por ação da vontade própria busca doar, movimentando pensamentos favoráveis, sentimentos próprios de bem estar, de renovação física, psíquica e emocional, direcionado àquele que necessita de energias renovadas.
Sim. Deverá haver local apropriado para a aplicação de passes na casa espírita. Esse espaço, se possível, deverá servir apenas a esse fim, evitando- se ao máximo o tráfego de pessoas ou o depósito de objetos não relacionados à tarefa. A maioria das casas espíritas não pode se servir de um local exclusivamente para tal fim. Neste caso, deve-se escolher o recinto que mais se aproxime das condições adequadas à câmara do passe. (Veja questões 69 a 74)
Não. A cota de fluidos doada pelo passista não tem relação com a força muscular que este faz. Muitos passistas consideram incorretamente, pelo fato de ficarem com os músculos doloridos após a tarefa, que sua participação foi mais ampla, assim como outros que, por produzirem suor em excesso, julgam ter sido eficazes na tarefa. Nenhum dos dois fenômenos fisiológicos citados se relaciona com a eficácia do passe. Assim, não se faz necessária a aplicação de força para se ministrar o passe.
Sim. Embora o passista não deva ser obrigatoriamente vegetariano, encarando o passe como recurso terapêutico físico e espiritual, geralmente utilizado quando apresentamos indisposições de variada ordem, é útil abstermo-nos de alimentos mais pesados, tal qual fazemos quando em tratamentos médicos convencionais. A alimentação do passista afeta os fluidos que este doará no momento do passe. Conforme aprendemos na questão 724 de O Livro dos Espíritos, a abstinência de carne será meritória se a praticarmos em benefício dos outros. Tendo em mente o benefício do próximo, compre-nos preferir a alimentação vegetariana pelo menos no dia exato da tarefa. (Veja questão 33)
Não. Aprendemos com Jesus que a cura somente pertence ao próprio doente que, mercê de Deus, aproveita as oportunidades de progresso espiritual. A promessa de cura, sobretudo endereçada a pessoa realmente doente, excita demasiadamente o psiquismo desta, podendo levá-la a estados muito piores se a melhora não se verifica conforme o prometido. Assim, por mais segura seja a fé do passista em relação à eficácia do tratamento fluidoterápico, devemos relembrar o mestre lionês, quando diz que “fé inabalável é aquela que pode encarar a razão, face a face”. (Veja questão 117)
Não há regra. Depende principalmente de como aplicar o passe. É comum depararmo-nos, em reuniões mediúnicas, com situações em que o médium se esforça por não permitir a manifestação de determinada entidade que se encontra descontrolada em excesso por algum motivo. Tais manifestações perturbam a reunião, além de fatigar o medianeiro. Ocorre que companheiros responsáveis pela tarefa do passe durante a reunião, algumas vezes, aplicam passes de energização nos médiuns, procurando auxiliar- lhes. Não raro, o passista – naturalmente bem intencionado – está cometendo o engano de prover os recursos de base para que o fenômeno venha a ser continuado. Pelo que temos observado e aprendido, a aproximação das mãos ou o direcionamento do pensamento (mesmo sem qualquer movimento do corpo) com o objetivo de se fornecer fluidos à região próxima à nuca sensibiliza bastante o médium, facilitando- lhe o processo de vinculação psíquica e conseguinte manifestação. Assim, sugere- se observar a diferença básica entre a aplicação dispersiva e a energizante, de forma a se trabalhar corretamente durante as reuniões mediúnicas. (Veja questões 122 e 135)
Este número não existe. Conforme temos aprendido, particularmente com André Luiz, no capítulo 19 do livro “Missionários da Luz”, o melhor é submeter- se ao tratamento fluidoterápico acompanhado de um empenho constante no processo de reforma íntima. Além disso, o paciente deve procurar não tomar o passe “apenas por tomar”, da mesma forma que não toma antibióticos simplesmente porque “não tinha nada pra fazer”. O passe, assim como qualquer remédio, deve ser encarado como elemento terapêutico para o corpo e o espírito. (Veja questão 62)
Há muitas pessoas que, mesmo com propósitos nobres, abarcam mais responsabilidades do que podem dar conta. A tarefa do passe, como outras, exige presença assídua de seus colaboradores, assim como dedicação – sempre que possível – aos estudos para melhoramento individual do passista. Normalmente é preferível não contar com um passista, do que contar com ele apenas raramente. A disciplina é a alavanca do progresso. (Veja questão 38)
Embora tal prática não seja recomendada, raramente encontramos passista que aplicam o passe mediunizados, sem que o paciente perceba tal fato. Dos casos de mediunização na câmara de passes, esse pode ser considerado o mais simples, ao passo que a manifestação mediúnica ostensiva de qualquer Espírito por intermédio do passista não é indicada na tarefa em questão. Assim, quando tal fato ocorrer, caso a segurança e a estabilidade do trabalho em curso se vejam ameaçados, deve- se procurar despertar com cuidado o passista do transe, orientando- lhe posteriormente a trabalhos de educação da mediunidade. (Veja questão 93)
Os fluidos são a base da manifestação mediúnica. Determinados companheiros que tenham ostensividade mediúnica podem tender para o estado sonambúlico em ambientes com grande reserva fluídica. A tontura, muitas vezes, indica o limiar entre os estados de vigília e sonambúlico. Sendo fenômeno natural, pode ser coibido pelo passista com a devida educação da mediunidade. Quando ocorrer, deve- se, sem alarde, informar ao coordenador da tarefa, para que, se possível, substitua- se o passista em questão, até o restabelecimento adequado, que geralmente ocorre em poucos minutos. Costuma- se recomendar que o passista tome um pouco de ar, procure relaxar e orar rogando aos benfeitores espirituais que o auxiliem. Tal fato não é, definitivamente, motivo para que qualquer companheiro se afaste da tarefa do passe. (Veja questão 140)
O passe espiritual tem várias modalidades e muitos benefícios, entre eles podemos destacar a cura da ansiedade e a restauração da alegria de viver. Você não precisa estar mal para realizar o passe espiritual, este procedimento mágico e médico está aberto para todos aquele que também procuram uma evolução enquanto ser espiritual e ser de luz.
Não há regra. Porém, dentro da casa espírita, preferível é apresentar- se convencionalmente, ou seja, com vestuário adequado e sapatos confortáveis, que não causarão incômodos durante a tarefa. Dar passes descalços traz sérios inconvenientes, que variam da estranheza de se ver uma pessoa descalça dentro da câmara de passes, até o desconforto nasal que os companheiros possam vir a sentir. Além disso, o passista não é mais eficaz por estar descalço. (Veja questão 28)
Sim. Entre os encarnados, a tarefa do passe é apenas uma pequena parte da tarefa que ocorre a nível espiritual. Certamente os benfeitores espirituais têm também sua programação, que se vincula à nossa. Não raro, durante todo o dia, a Espiritualidade prepara o ambiente da casa espírita para o recebimento da vasta gama de espíritos sofredores que vêm receber o lenitivo do passe. Em todas as tarefas da casa espírita, a ordem e a disciplina presidem o progresso. (Veja questão 68)
• Havendo possibilidade, o passista deve procurar conhecer pelo menos noções de anatomia e fisiologia. A anatomia trata das partes do corpo humano; a fisiologia, das funções de seus órgãos, e o conhecimento neste campo amplia nossa capacidade de servir, pois identificados com o problema podemos melhor conduzir nossa mente no auxílio do próximo.
Leia também: Mediunidade: Tipos, Exemplos, Como Desenvolver e Livros Confiáveis
Não há regra. Em geral, deve- se analisar a orientação do receituário mediúnico, caso exista, e com base na interpretação segura, seguir ou não suas diretrizes. O que não deve ocorrer é o paciente submeter- se à fluidoterapia apenas porque “não tinha nada pra fazer antes de começar a reunião”. Mesmo que a câmara de passes esteja vazia, tomar o passe simplesmente por tomar é falta de caridade para com a equipe de passistas, pois estes estarão doando de si o que o paciente absolutamente não precisa. (Veja questões 9, 64 e 103)
Depende. Há medicamentos que podem ser ditos “simples”, tais como remédios para dor de cabeça, cólica, azia, resfriado e coisas afins. Sabemos ser provável que parcela sutilizada do remédio venha a se agrupar aos fluidos do passista, vindo parte desta ser posteriormente transferida para o paciente. Há casos raros na literatura espírita relacionada aos passes que acusem esses fatos. No entanto,
A partir do início do atendimento faça uma prece e, após a prece, permaneça por 3 ou 4 minutos mentalizando que está recebendo todas as energias e vibrações dos amigos espirituais; e. No caso de atendimento aos animais o início do recolhimento será o mesmo, de 5 a 10 minutos antes do horário programado.
De 5 a 10 minutos antes do horário programado escolha um lugar tranquilo e silencioso em sua casa ou em seu trabalho, onde possa se manter isolado e concentrado; desligue o celular, tablet ou qualquer outro equipamento eletrônico; b.
Sonhar com medium significa que você deseja retomar algum projeto que já andava esquecido. O fato é que a mediunidade tem um significado cultural e social que pode aparecer em sonhos para representar ideias que por vezes podem ser difíceis de ser expressas em linguagem objetiva na mente desperta. ...
SIGNIFICADO: Sonhar com incorporação de entidade simboliza que você precisa lançar alguma luz ou perspectiva sobre o assunto. Você finalmente alcançará seus desejos e objetivos após algum esforço e luta. Você não quer revelar seu verdadeiro eu e não está sendo completamente honesto com as pessoas ao seu redor.
Sonhar com benzimento significa que existe algo muito forte te impulsionando a ajudar alguém e você tem se negado a isso. Nós devemos compreender que às vezes não depende de você querer ou não ajudar uma pessoa, mas de uma necessidade urgente como uma missão.
Sonhar que incorporei tem uma ligação muito forte com a maneira como levamos a nossa vida. ... Se você já deixou de viver coisas que gostaria muito por medo de como as pessoas iriam reagir, deixe essa realidade de lado e passe a encarar a vida com mais leveza.
Sonhar que Exu incorpora em você Esse sonho curioso significa o seu merecimento e pelo comportamento positivo que tem demonstrado. Entretanto, o seu inconsciente ainda tenta lhe mostrar que algo está faltando – a não valorização de quem está ao seu lado.
Sonhar com espírito de alguém conhecido, que já se foi para o outro plano, também mostra a crença de que uma força espiritual que está cuidando de você. É importante não se acomodar e cuidar de si também. ... Sonhar com espíritos desconhecidos pode indicar que você guarda algum receio de alguém ou de alguma coisa.
Ter sonho ou sonhar com espírito sem luz – Significa que uma onda de aflição, iniquidade e tristeza irá te cercar. ... Sonhar com espíritos ruins – As pessoas tem inveja de ti, e esse sonho mostra que você já percebeu isso. Não espere para que elas lhe façam mal, se afaste agora, antes que seja tarde demais.
SIGNIFICADO: Sonhar com fenômeno sobrenatural indica que você precisa limpar suas velhas atitudes e maneiras antigas de pensar. Você perdeu sua capacidade de encontrar seu próprio caminho ou de ver as coisas com clareza.
5 – Sonhar com casa ou roubo ou estar sofrendo algum dano Se em seu pesadelo alguma parte da casa ou objeto for quebrado, representa que algum sentimento seu foi quebrado. Da mesma forma, sonhos com objetos sendo perdidos ou roubados, representando sentimentos internos conturbados.
O significado de sonhar com pessoas desconhecidas pode simbolizar sua hesitação, insegurança ou instabilidade na vida desperta. Enfim, sonhar com pessoas desconhecidas indica que algo está faltando, ou que você está passando por inseguranças e instabilidades no momento. ...
É impossível sonhar com alguém que você nunca viu, sabia disso? Por mais que você não reconheça a pessoa do sonho, ela pode ser uma junção de características físicas de outras pessoas que passaram por sua vida.
Sonhar que está namorando um desconhecido pode significar necessidade de atenção e carinho. ... Este sonho pode ser apenas um alerta do seu subconsciente a respeito da necessidade de conversar com alguém. Sentir-se amada por outra pessoa.
Em resumo: Sonhar com homem conhecido é presságio feliz, problemas familiares serão bem resolvidos; e, se o homem era desconhecido é sinal de acontecerão mudanças fundamentais para a sua vida profissional e na sua vida afetiva. ... Se você teve medo do homem do seu sonho, saiba que precisa andar por si mesmo, liberte-se.
SIGNIFICADO: Sonhar com homem desconhecido interessado em mim significa que você desfrutará de calma e paz após um período de muito caos e problemas. Você pode estar preocupado em se encaixar nos ideais de beleza da sociedade.
Quando sonhamos que algum desconhecido morre, temos um sinal de que essa morte significa que algo ruim em sua vida que vinha lhe fazendo mal acaba de desaparecer. Portanto, sua vida passará a ser mais feliz e seus objetivos podem ser alcançados de agora em diante.
Sonhar com morte significa transição na sua vida. Não necessariamente é algo negativo. ... Tanto que, quando se sonha com ela, o desespero é notável, pois muitos acreditam que significa que o fim está próximo, para eles ou para alguém querido.
É uma forma de te avisar que você precisa tomar uma decisão muito bem tomada, agindo de forma racional e lógica para não cometer nenhum erro, ou seja, abstrair o emocional e deixa-lo de foram secundária tem a ver com esse tipo de sonho e pode significar que tudo isso está relacionado a algo que você sempre quis e ...
Em geral, sonhos envolvendo parentes falecidos estão relacionados a questões não resolvidas entre você e o morto. Nesse sentido, podemos considerar as mensagens como boas, pois elas vão te ajudar a lidar com certas questões que são fundamentais para que você supere o trauma da perda e possa seguir com sua vida.
Sonhar conversando com pessoa que já morreu: Significado e interpretação de sonhos. ... Um sonho de conhecer uma pessoa morta e conversar com ela pode ser um símbolo do seu sucesso no trabalho. No próximo período, você será capaz de realizar todos os seus objetivos e terá orgulho de si mesmo.
Acredite, é muito normal! Mas, segundo especialistas no assunto, "conversar" com a pessoa que faleceu faz muito bem para a saúde mental.
6 dicas importantes sobre o que dizer quando alguém morre