No começo, qualquer pessoa podia prestar o exame. Depois, começaram a surgir algumas restrições, e, hoje, há até certa complexidade para que se consiga entender quem pode ou não fazer o exame de ordem.
Não tem onde recorrer ou para quem chorar, pois não existe a opção de “treinero” na hora da inscrição da prova da OAB e, como eu já disse, mentir que você está no 9º semestre não é uma boa opção já que você pode acabar enfrentando um processo de falsidade ideológica e começando a sua relação com a OAB da pior forma possível.
Vencer a prova da OAB vai além de saber o conteúdo. É preciso ter estratégia para não fazer parte da estratégia da OAB. No Passe na Ordem eu ensino a forma de preparo estratégico e eficiente que me fez alcançar a minha própria aprovação e que sei que ajudará você a também.
Desta forma, apesar de a atual redação do edital abrir margem para interpretações divergentes, observa-se a concepção da regra se deu sob o espírito de restringir apenas nestes casos, especificamente, a possibilidade de fazer a prova da OAB.
Professor Coordenador do Curso Prova da Ordem, especialista em Direito e Processo Civil e técnicas de estudo. Aproveite a conheça alguns dos nossos materiais gratuitos focados em acelerar sua aprovação.
Tudo com um material direto ao ponto com todas as questões do Exame de Ordem comentadas e um raio-x do seu desempenho com inteligência artificial.
Então, uma coisa que sempre indico para os meus alunos é dar uma lida, mesmo que seja por alto, no edital do exame, pois lá vai estar previsto tudo o que a OAB pode ou não cobrar de você e sempre tem algum detalhezinho que pode evitar você ter problemas lá no dia da prova.
O exame abrange disciplinas obrigatórias do curso de Direito, incluindo Direitos Humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental, Direito Internacional, Filosofia do Direito.
Pesquisam em diversos sites: tirando dúvidas sobre a OAB. E realmente, existem muitas dúvidas relacionadas ao universo do Direito e principalmente em relação ao Exame da Ordem. É preciso ficar ligado em cronogramas, editais, calendários etc. Mas não se preocupe, estamos aqui para tirar todas as suas dúvidas.
Saber se você pode ou não fazer o exame da OAB com certeza é o primeiro passo antes de iniciar qualquer preparação. E, como já disse em outros vídeos aqui, essas regras relacionadas à prova da OAB vão sempre estar presentes no edital do exame que você quer fazer.
Saiba mais: 2ª fase OAB pode ser flexibilizada por localidade? Entenda!
Já a prova prático-profissional consiste na redação de uma peça profissional e em quatro questões discursivas. Essas últimas são apresentadas na forma de situações-problema que o examinando deve responder, valendo 1,25 ponto cada. A redação da peça vale 5 pontos
Antes de conhecer tudo sobre o Exame de Ordem, você precisa saber se vale a pena fazê-lo agora. O exame se destina a:
O Exame da Ordem possui um total de 80 questões — e você precisa acertar 40 — ou seja, com 50% da prova correta, você passa para a segunda fase. As questões são de múltipla escolha e os candidatos têm exatamente cinco horas para concluir toda a prova.
Para passar nessa fase, é necessário acertar pelo menos 50% das questões, ou seja, 40 questões. Essa fase é sem consulta, ou seja, não é permitido levar nenhum material de apoio.
Caso você não tenha se inscrito neste Exame, ainda terá outras duas oportunidades de realizar as provas em 2022. Veja:
+ Quais carreiras públicas exigem inscrição na OAB? Confira!
A primeira fase da OAB é uma prova objetiva, com 80 questões de múltipla escolha, que abrange 17 disciplinas do Direito, como Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Civil, Direito do Trabalho, entre outras.
A Damásio oferece cursos preparatórios para a primeira e para a segunda fase do exame da OAB, com diferentes modalidades, durações e enfoques, para atender às necessidades e aos objetivos de cada aluno. Os cursos podem ser online ou presenciais, e contam com aulas dinâmicas e interativas, professores especialistas, foco estratégico, prática intensiva, material de apoio atualizado, planner de estudo eficiente, tira dúvidas com o corpo docente e certificado de conclusão específico.
A prova da OAB é aplicada em todos os estados do Brasil. O próprio examinando, no momento da inscrição, deve indicar o local onde possui seu domicílio eleitoral ou onde tenha concluído o curso de graduação em Direito.
Cada item acertado no exame vale 1 ponto, de modo que o candidato é avaliado na escala de 0 a 80 pontos na primeira fase. Para ser aprovado, é necessário acertar 40 questões - o equivalente a 40% do exame.
Desse total, há aproximadamente 1,07 milhão de participantes únicos - o que quer dizer que cada candidato realiza o exame, em média, três vezes. Segundo dados da FGV, a taxa de aprovação total é de 61,26%, o equivalente a 660.
11 dicas para passar na OAB de primeira
Como se Preparar para OAB com Antecedência?