EQST

Quem Pode Fazer Mestrado Em Cincias Da Religio?

Quem pode fazer mestrado em Ciências da Religião?

O público alvo do Programa são graduados e mestres em diferentes áreas, interessados nos estudos da religião. Essa origem multidisciplinar contribui para a construção de um olhar polifônico e complexo sobre o fenômeno religioso.

O que é o curso Ciência da Religião?

Sobre o curso de CIÊNCIAS DA RELIGIÃO Os interessados podem encontrar o curso nas modalidades presencial e a distância. O objetivo do curso é formar cientistas religiosos capazes de compreender práticas das mais variadas crenças e religiões e entender os efeitos que a fé causa nos indivíduos e na sociedade.

Qual o objetivo da ciência da religião?

O objetivo da ciência da religião é fazer um inventário, o mais abrangente possível, de fatos reais do mundo religioso, bem como um entendimento histórico do surgimento e desenvolvimento de religiões particulares, uma identificação de seus contatos mútuos e a investigação de suas inter-relações com outras áreas da vida ...

Quem é o autor do texto ciência e religião?

O texto de Eliane Azevêdo, professora emérita da Faculdade de Medicina da Bahia (UFBA) e uma de nossas mais destacadas cientistas, com reconhecido trabalho em genética, mostra bem como a temática da religião acompanha sua reflexão, a ponto de ela poder recuperar, na vasta tradição ocidental, a intrincada confluência ...

O que é Ciência das religiões e para que serve?

O curso de Ciências da Religião visa à formação e à capacitação de educadores numa compreensão ampla, sistemática e crítica do Ensino Religioso, na perspectiva da educação para uma cultura de paz, para o diálogo inter-religioso, contribuindo assim para que os educandos saibam lidar com os conhecimentos e fenômenos ...

O que é ciências da religião Greschat?

A obra segue um caminho indutivo apontando ao estudante e pesquisador na área das religiões a via a seguir para construir seu conhecimento da realidade concreta das religiões antes de se lançar nas generalizações apressadas e no estabelecimento de teorias ou termos de comparação, que se revelam, quase sempre, fruto de ...

Qual é a relação entre ciência e religião?

Historicamente, a ciência tem tido uma relação complexa com a religião; doutrinas religiosas por vezes influenciaram o desenvolvimento científico, enquanto o conhecimento científico tem surtido efeitos sobre crenças religiosas.

Qual é a diferença entre ciência e religião?

A diferença entre ciência e fé é a seguinte: em ciência, a gente tem que ver para crer. Você observa a natureza, você observa o mundo, obtém dados sobre como o mundo funciona, analisa esses dados e entende. Pela fé, você crê para ver. A crença vem antes da visão.

O que a gente estuda em religião?

O teólogo é o profissional que estuda as religiões e os aspectos relacionados a ela, como rituais, doutrinas, códigos, textos sagrados, baseando-se em conceitos e teorias de filosofia, história, psicologia e sociologia.

Qual a importância do diálogo entre ciência e religião?

Ciência e religião se entrelaçavam na busca de um melhor entendimento dos fenômenos naturais, ou seja, a aproximação entre os dois campos de conhecimento era maior que o afastamento em suas interpretações. Falar a respeito das interações entre dois corpos de conhecimento já supõe a sua distinção.

Qual é a relação entre ciência e fé?

Ciência e não são conceitos excludentes, pelo contrário. Pode-se dizer que estão interligados e que são complementares. Para além da famosa frase de Einstein, que disse que Deus não jogava dados com o universo, a ciência não é a única fonte de fatos e a religião vai além do reino dos valores e da moral.

Como deve ser a relação entre fé e ciência?

Ciência e não são conceitos excludentes, pelo contrário. Pode-se dizer que estão interligados e que são complementares. Para além da famosa frase de Einstein, que disse que Deus não jogava dados com o universo, a ciência não é a única fonte de fatos e a religião vai além do reino dos valores e da moral.