EQST

Quem Pode Fazer Laqueadura?

Quem pode fazer laqueadura?

A laqueadura pode ser realizada pelo SUS, no entanto só é permitido para mulheres com mais de 25 anos ou mulheres que tenham mais de 2 filhos e que não desejem engravidar mais. Na maioria das vezes, a mulher pode fazer a laqueadura após a cesárea, evitando ter que fazer uma nova cirurgia.

Qual o tempo de recuperação de uma laqueadura?

O tempo de recuperação da cirurgia de laqueadura costuma ser entre 24 a 48 horas após o procedimento. Aconselha-se repouso, sem a prática de atividades físicas e sexuais durante este período.

Qual a idade mínima para fazer laqueadura pelo SUS?

A norma que trata do planejamento familiar e as possibilidades de realizar laqueadura é a Lei 9.263. O texto diz que somente é permitido para quem tenha “vinte e cinco anos de idade ou, pelo menos, com dois filhos vivos”. Mulheres mais jovens não tem essa opção.

Quem não quer ter filho pode fazer laqueadura?

Portanto a legislação vigente NÃO permite realizar o procedimento cirúrgico de esterilização em pessoas ou mulheres que Não tem filhos!

Como conseguir uma cirurgia de laqueadura pelo SUS?

A cirurgia pode ser feita de duas formas: por laparotomia, em que se faz um corte na região abdominal, ou laparoscopia, menos invasiva por ser feita com câmera por meio de três pequenas incisões no abdômen. O SUS realiza apenas a laparotomia, o procedimento dura 40 minutos e requer 10 dias de repouso pós-cirúrgico.

Quem tem direito a laqueadura pelo SUS?

Para que a mulher consiga acessar essa cirurgia e seja operada pelo SUS ela deve cumprir com ao menos um dos dois pré-requisitos essenciais: Ter mais de 25 anos; ou. Ter 2 filhos vivos.

Quais as exigências para fazer laqueadura?

As regras para a realização da laqueadura, no SUS ou pelo convênio, estão na lei de planejamento familiar (lei federal n° 9.263/96). A condição básica para que uma mulher esteja apta a realizar a cirurgia é ter mais de 25 anos ou pelo menos dois filhos vivos.

Qual a lei para fazer laqueadura?

Quem pode fazer laqueadura pelo SUS? No Brasil, a esterilização por meio de cirurgia é regida pela Lei nº 9.263/96, que fala sobre planejamento familiar.

Porque laqueadura engorda?

A laqueadura engorda? Por não afetar diretamente nenhum órgão endócrino, a operação não afeta o peso da paciente. A laqueadura é uma operação de esterilização que, apesar de apresentar um método de reversão, é considerada definitiva.

O que acontece com o corpo depois da laqueadura?

Podem ocorrer ainda dores pélvicas e menstruação irregular. Apesar de a laqueadura visar a esterilização definitiva da mulher, em alguns casos isto pode não ocorrer, mas é raro. Além disso, um grande risco é a mulher se arrepender depois, quando decidir querer ter mais filhos.