No final dos quarenta anos, da geração que saiu do Egito, somente Josué e Calebe entraram na terra de Canaã, Moisés morreu no monte Nebo e apenas avistou de longe á terra prometida. Os estudiosos do Pentateuco sempre levantaram alguns questionamentos, sobre quais os motivos que Moisés não entrou na terra prometida.
A terra prometida era descrita em termos de extensão territorial como indo do Rio do Egito ao Rio Eufrates,o que hoje compreenderia os territórios do Estado de Israel, Palestina, Cisjordânia, Jordânia Ocidental, sul da Síria e sul do Líbano.
Nessa fase, quatro eram os povos que habitavam Canaã: os cananeus, os israeli- tas, os moabitas e os amonitas.
15:22), ou o deserto de Etã (Nm. 33:8).
Já se sabia que, há milhares de anos, os cananeus viveram em uma parte do mundo que, hoje, corresponde a Israel, Palestina, Líbano, Síria e Jordânia.
Cananeus ou canaanitas (em hebraico: כנענים, transl. Kna'anim, hebraico tiberiano Kənaʻănîm), segundo a Bíblia, teriam sido uma das sete divisões étnicas ou "nações" expulsas pelos israelitas após o Êxodo (outras destas nações foram os hititas, girgaseus, amoritas, perisitas, hivitas e os jebusitas (Deuteronômio, 7:1).
Hoje eles são conhecidos como os mouros do Marrocos e da Mauritânia e também de Portugal, Espanha, Sicília, Itália, Brasil e também América do Norte. Os amharas da Etiópia devem ter sido uma colônia; encontramos ainda o rio Amur na Manchuria, China.
Na Bíblia, os filisteus são descritos como arqui-inimigos dos israelitas. Um povo estrangeiro, que veio do oeste e se estabeleceu em cinco cidades: Asdode, Ascalão, Ecrom, Gaza e Gate, hoje regiões do sul de Israel e Faixa de Gaza.
Os filisteus (do hebr. פְּלְשְׁתִּים; romaniz.: plishtim) foram um povo que ocupou a costa sudoeste de Canaã, com seu território nomeado como Filístia em contextos posteriores. Teoriza-se que eles se originaram entre os "povos do mar".
Havia motivos de sobra, porém, para que os israelitas não gostassem dos filisteus. Para começar, eles estavam na terra que Deus lhes havia prometido. Além disso, adoravam a vários deuses e gostavam de comer carne de porco – um hábito reprovado pelos judeus desde os tempos de Moisés.
Recebe o nome de filisteu um povo da Antiguidade que habitava a região da Palestina. O termo "filisteu" tem origem no vocábulo hebraico "plishtim", e tal comunidade é largamente citada no Antigo Testamento, onde aparece em passagens importantes da Bíblia, em meio às histórias de personagens como Abraão, Sansão e Davi.
Filístia ou Filisteia (em Hebraico: פלשת, "Pleshet") refere-se à terra dos Cinco Senhores dos Filisteus, descrita em Josué 13:3 e 1 Samuel 6:17, compreendendo Ascalão, Asdode, Ecrom, Gate e Gaza no sudoeste do Levante.
Os arqueólogos modernos concordam que os filisteus eram diferentes dos seus vizinhos: a sua chegada à costa oriental do Mediterrâneo, no início do século XII a.C., é marcada pelas peças de cerâmica semelhantes às do antigo mundo grego, pelo uso de escrituras egeias – em vez de semitas – e pelo consumo de carne de porco ...
Sansão (pronúncia em português: /sɐ̃. ... Sansão foi traído por sua amante Dalila, que ordenou que um servo cortasse os seus cabelos enquanto ele dormia, e o entregou aos inimigos filisteus que arrancaram os seus olhos e o forçaram a moer grãos em um moinho em Gaza.
Desgostoso Sansão foi viver para uma fenda numa rocha até que o seu próprio povo de Judá o tentou entregar aos filisteus. Nesse momento, o Espírito do Senhor desceu sobre ele e com uma queixada de um jumento matou mil filisteus.
Gaza
Sansão (Juízes 13:4-7, 16, 17) e Samuel (I Samuel 1,11) eram nazireus desde o nascimento. Em virtude desta consagração, tanto a mãe, durante a gravidez, como o futuro nazireu deviam abster-se de certos alimentos como carnes e bebidas fermentadas, de cortar o cabelo e tocar em cadáveres.
Dalila era uma mulher de Soreque. Ela é a única mulher na história de Sansão que tem seu nome descrito. ... Ela persistiu, e Sansão então lhe replica que pode perder a força caso seja amarrado com cordas novas. Ela então o amarrou com cordas novas enquanto ele dormia, e ele as quebrou como se fossem um fio.
Fisicamente imbatível (matou um leão, tirou e carregou as portas de Gaza), era ao mesmo tempo moralmente deplorável (era um incontido). Temperamento colérico e irrefletido, Sansão rompeu com a noiva na festa do casamento. ... A Sansão faltava domínio próprio e senso de proporcionalidade. Por vezes, era um pueril.
Com quase 2 metros de altura, diariamente ele desafiava os guerreiros de Israel, sem jamais encontrar resposta.
Eu não podia tocar em animal morto, como narizeu eu sabia deste fato, apenas desobedeci à ordem divina e de meus pais. (14:8-9), também não podia beber vinhos e o fiz.
Dalila