EQST

Quem Pode Doar Plaquetas?

Quem pode doar plaquetas?

Pessoas com idade entre 18 e 69 anos; que pesem mais que 50 quilos; estejam em boas condições de saúde; e não façam uso de ácido acetilsalicílico (AAS) e anti-inflamatórios podem doar plaquetas.

Como é o processo de doação de plaquetas?

O sangue é retirado da veia de um dos braços, como na doação convencional. A diferença é que o sangue passa por um equipamento que retém parte das plaquetas e retorna para o doador, com todos os outros elementos.

Quem tem hipotireoidismo pode doar plaquetas?

Hipotireoidismo controlado não impede. Hipertireoidismo: inapto por 24 meses após suspensão de drogas antitireoidianas. A hipoglicemia impede a doação? Não, desde que o candidato esteja assintomático no dia da doação.

Quantas plaquetas Uma pessoa pode doar?

Pode ser realizada a cada 72 horas, não ultrapassando 24 doações em 12 meses. Contudo, o limite máximo é de 4 doações de plaquetas em 30 dias. A reposição das plaquetas pelo organismo é rápida e ocorre em torno de 48 horas.

Quem doa sangue pode doar plaquetas?

Segundo a Fundação Pró-Sangue de São Paulo, o sangue é composto de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plasma e plaquetas. As plaquetas ajudam no controle de sangramentos e parte delas pode ser doada sem causar prejuízo algum à saúde do doador.

Quem tem plaquetas altas pode doar sangue?

As plaquetas ajudam no controle de sangramentos e parte delas pode ser doada sem causar prejuízo algum à saúde do doador. O processo que permite a separação e a coleta específica de plaquetas chama-se aférese.

Quem fez tatuagem pode doar plaquetas?

Um desses casos é a doação de sangue após uma tatuagem. Há quem acredite que pessoas tatuadas não possam ser doadoras. Não é verdade: ter uma tattoo não é um impeditivo. ... Passado esse período, o doador tatuado está apto a ir ao banco de sangue e fazer a sua parte, desde que siga os pré-requisitos para doar sangue.

Quem precisa de doação de plaquetas?

A doação de plaquetas beneficia muitos pacientes, especialmente aqueles em tratamento para leucemias e outros tipos de câncer, os submetidos a transplante de medula óssea, a cirurgias cardíacas, as vítimas de trauma, dentre outros. Pode ser realizada a cada 72 horas, não ultrapassando 24 doações em 12 meses.

Quando é que uma pessoa precisa de plaqueta?

A doação de plaquetas atende pacientes com doenças que afetam diretamente a medula óssea, benignas ou malignas, ou aquelas cujo tratamento agride e prejudica a produção de glóbulos da medula óssea, a exemplo das quimioterapias para tratamento do câncer.

Porque quem tem hipotiroidismo não pode doar sangue?

Já os que não são dependentes de insulina, podem doar sangue normalmente. Quem tem hipo ou hipertireoidismo pode doar sangue? Quem tem hipotireoidismo pode doar sangue, mas é sempre importante consultar um médico. Já para quem tem hipertireoidismo, a doação é proibida, mesmo que a doença esteja sendo tratada.

Porque quem já engravidou não pode doar plaquetas?

Quando um paciente recebe plaquetas com HLA, seu corpo rejeita esse tecido (plasma sanguíneo, no caso), provocando uma reação adversa. Embora ter engravidado aumenta a chance de ter o anticorpo no sangue, nem sempre é sinônimo da presença dele: cerca de 80% das mulheres que já engravidaram não têm HLA.

Quem fez endoscopia pode doar plaquetas?

por seis meses a 01 ano: » qualquer procedimento endoscópico (endoscopia digestiva alta, colonoscopia, rinoscopia, etc.): aguardar 6 meses. » se fez piercing (se piercing na cavidade oral ou genital, devido ao risco permanente de infecção, implica em inaptidão por 12 meses após a retirada).

Para que serve a doação de plaquetas?

A doação de plaquetas beneficia muitos pacientes, especialmente aqueles em tratamento para leucemias e outros tipos de câncer, os submetidos a transplante de medula óssea, a cirurgias cardíacas, as vítimas de trauma, dentre outros. Pode ser realizada a cada 72 horas, não ultrapassando 24 doações em 12 meses.

Quais as condições para ser doador de sangue?

Quais são os requisitos para doação de sangue? Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.