Você pode ser biomédico, médico veterinário, farmacêutico, biólogo ou técnico e, ainda assim, escolher o caminho dos exames laboratoriais. E, mesmo que você não tenha o objetivo de atuar com análises clínicas, é muito importante conhecer os principais exames laboratoriais e entender para que servem.
A bioquímica clínica, também conhecida como química clinica ou química fisiológica ou patológica, consiste em uma ciência que medeia a química e a patologia, responsável por investigar materiais orgânicos, como sangue e urina, em que seus resultados refletem alterações metabólicas responsáveis pelo desenvolvimento de ...
Bioquímica é um campo de estudo interdisciplinar que abrange as áreas de química e biologia, além de fazer uso de cálculos da área de exatas....Por dentro da bioquímica
A Bioquímica é uma ciência complexa e importante, que estuda os processos químicos envolvidos nos organismos vivos. Esses processos abrangem alguns componentes básicos, como proteínas, carboidratos, ácidos nucleicos e lipídeos, tratando das suas formas e funções no metabolismo.
Essa disciplina multidisciplinar é muito importante, pois esclarecer como e quando as reações químicas ocorrem nos seres vivos. Segundo Brady & Senese (2012) a Bioquímica é o estudo sistemático dos produtos químicos dos sistemas vivos, sua organização em células e suas interações químicas.
Em termos gerais, o profissional é responsável por pesquisar os processos químicos e biológicos que ocorrem para a manutenção da vida e aplicar este conhecimento em áreas como as de saúde, meio ambiente, agronegócio e bioenergia.
Anabolismo e catabolismo são duas reações comuns do corpo humano que podem ser entendidas como parte do metabolismo - processo bioquímico indispensável para a vida do ser humano e dos demais seres vivos. ... Esse processo pode ser dividido em duas etapas básicas: anabolismo e catabolismo.
A bioquímica é a parte da Biologia que estuda as reações químicas que ocorrem nos seres vivos, bem como os compostos envolvidos nesses processos. Os estudos bioquímicos permitem o entendimento de processos que garantem a sobrevivência dos seres vivos.
Além de abundante, a água é fundamental para os seres vivos porque praticamente todas as moléculas que ocorrem nos seres vivos – as biomoléculas - assumem suas formas graças às propriedades físicas e químicas da água, o que as capacitam a executar suas funções biológicas; o meio no qual ocorre a maioria das reações nos ...
Isso acontece porque a água é capaz de absorver o calor do papel. ... Calor específico: é a quantidade de calor necessária para alterar em 1°C a temperatura. A água possui um elevado calor específico, ou seja, é necessário fornecer ou retirar uma grande quantidade de calor para alterar a sua temperatura.