Quem Pode Aplicar O Aga?

Quem pode aplicar o Aga

Esses idosos apresentam muita vulnerabilidade, seja por problemas cognitivos, funcionais ou psicossociais; suas doenças ou complicações se apresentam de forma atípica, o que dificulta e retarda o diagnóstico muitas vezes. Com isso, estão sujeitos a mais frequência de iatrogenia, fragilização, internações e institucionalização.

Avaliação de resultados: a pontuação varia de 0 (ZERO) a 9 (NOVE) pontos, onde 9 (NOVE) indica dependência (parcial ou total) para o desempenho de todas as atividades e 0 (ZERO) indica independência na realização de todas as atividades propostas.

Parâmetros da água - como faço para analisar

O principal teste para triar e acompanhar as funções cognitivas é o Mini-Mental State Examination, ou Miniexame do Estado Mental (MEEM). De acordo com a avaliação individual de cada idoso, ele poderá ser complementado por outros testes neuropsicológicos.

A autonomia é a capacidade do indivíduo tomar suas decisões, para isso é analisado o humor e a cognição. O humor é avaliado pela Escala de Depressão Geriátrica. A cognição/comportamento pode ser avaliadao por testes de rastreio como o 10-Point Cognitive Screener, o Miniexame do Estado Mental e a Fluência Verbal.

Como instrumento de diagnóstico multidimensional, a AGA é estruturada para que possa haver um acompanhamento da evolução do paciente e para avaliar prognóstico. Avalia as 4 principais dimensões (capacidade funcional, condições médicas, funcionamento social e saúde mental) a partir dos seguintes parâmetros:

Como a avaliação geriátrica ampla é feita?

Como a avaliação geriátrica ampla é feita?

Durante o exame clínico, deve-se realizar um avaliação neurológica básica, com a pesquisa do sinal de Romberg. Esta é feita com o paciente em posição ereta, pés unidos e olhos fechados, avaliando se há oscilações corpóreas e risco de queda.

A Avaliação Geriátrica Ampla (AGA) é uma ferramenta multidimensional composta por escalas que avaliam globalmente o idoso e que complementa o exame clínico tradicional. Seu objetivo é oferecer um cuidado centrado nas necessidade do paciente, preservando autonomia, independência e qualidade de vida. Seus principais componentes são: capacidade funcional, instabilidade postural e quedas, cognição, humor, sensorial, nutrição e suporte social.

No ano de 2021, dos 210 milhões de brasileiros identificados por censo, 37,7 milhões são pessoas idosas. Esse fato e o visível envelhecimento da população faz com que a medicina precise cada vez desenvolver sua capacidade de atender pessoas com mais de 60 anos. 

Quais parâmetros devem ser avaliados na avaliação funcional do idoso?

A Avaliação Global da Pessoa Idosa direciona a atenção para o/a idoso/a, com problemas complexos, de forma mais ampla, dando ênfase ao seu estado funcional e à sua qualidade de vida.

Eles são validados para a população idosa. Isso significa que os resultados podem auxiliar no diagnóstico de disfunções agudas ou crônicas, no prognóstico da sua qualidade de vida e na indicação de medidas assistenciais.

Apesar disso, sua utilização não exclui a avaliação clínica tradicional, que é capaz de identificar distúrbios ou doenças que sejam responsáveis pela diminuição da capacidade ou limitação das suas atividades.

Avaliação geriátrica ampla: o que é e como é feita?

Avaliação geriátrica ampla: o que é e como é feita?

MELO, Ana Beatriz De Biase Bezerra de et al. Avaliação geriátrica ampla na identificação de fatores de risco para eventos adversos precoces em idosas com câncer de mama. 2021.

A avaliação geriátrica ampla é preferencialmente realizada no início do acompanhamento geriátrico de qualquer paciente. Depois disso, ela será refeita em intervalos periódicos para o avaliar longitudinalmente o idoso ou diante de sintomas que sugerem alguma patologia.

O que a AGA avalia?

No entanto, em idosos saudáveis, o declínio cognitivo não compromete significativamente a sua capacidade de se cuidar. Nos transtornos neurocognitivos, porém, existe um grau de comprometimento maior, provocando uma maior dependência do idoso em relação a outras pessoas.

A funcionalidade global é a capacidade do indivíduo de cuidar de si. Ela pode ser medida pela escala de Katz (atividades básicas da vida diária) e pela escala de Lawton (atividades instrumentais da vida diária).

É um instrumento de fácil utilização e de rápida aplicação. Dessa forma, o IVCF-20 mostra-se como bom instrumento para identificação inicial do idoso de risco, capaz de reconhecer o idoso que precisa ser submetido a uma avaliação realizada por equipe geriátrico-gerontológica especializada.

Cisto sinovial: tratamento

O Mini exame do Estado Mental (Minimental) é um instrumento considerado rápido e de fácil aplicação pelos profissionais da saúde. Por ele é possível avaliar os principais aspectos da função cognitiva. Trata-se do principal instrumento de avaliação cognitiva de pacientes psiquiátricos. Os domínios cognitivos avaliados são os seguintes: orientação (temporal e espacial), memória, atenção e cálculo, praxia e linguagem. Vale lembrar que a escolaridade deve ser sempre acessada e verificada antes da aplicação do exame pois influencia os resultados.

A Escala de Lawton foi utilizada para avaliação das atividades instrumentais de vida diária (AIVD). Seu escore varia de 7 a 21, de forma que maiores pontuações indicam melhor desempenho. Os idosos com pontuação menor do que 11 na foram classificados como dependentes em AIVD neste estudo.14.

Quedas são frequentes em idosos e representam grande causa de imobilidade e morbimortalidade. Os testes de rastreio como Timed Get Up And Go e Velocidade de Marcha são mais utilizados para avaliar equilíbrio, mobilidade e marcha e estimar o risco de quedas.

O que é a avaliação geriátrica ampla?

Já foram desenvolvidos ao longo da história diversas escalas e testes utilizados para o fim de avaliar esses quesitos no cliente em questão. Contudo, hodiernamente, dentre as ferramentas mais utilizadas se destacam: o MEEM (Mini Mental State Examination- MMSE) ou o Mini Exame do estado Mental utilizado  para a avaliação da função cognitiva, o teste do relógio utilizado para analisar a capacidade do indivíduo com mais de 60 anos na administração do seu tratamento e no seu autocuidado quanto as comorbidades, o teste cronometrado da contagem do dinheiro demonstra de forma congruente a velocidade de decisão humana (a qual pode se deteriorar com o passar dos anos), o CAM (Confusion Assessment Method) ou Método de Avaliação de Confusão busca por sinais de delírio e o GDS (Geriatric Depression Scale) ou Escala de Depressão Geriátrica, pode ser usada para avaliação de transtornos e anomalias de humor.

A AGA segue um roteiro semiestruturado para que consigamos avaliar os principais domínios da qualidade de vida do idoso. Apesar de conter testes padrões, ela é sempre individualizada para cada pessoa, de acordo com as especificidades que ela apresentar durante as consultas.

Déficits auditivos e visuais são responsáveis pelo declínio na qualidade de vida. O teste de triagem utilizado para avaliar o déficit auditivo é o Teste do Sussurro. Em relação à avaliação inicial da acuidade visual a escala de Snellen é bastante difundida.

O que é agá geriatria?

A Avaliação Geriátrica Ampla (AGA) surgiu como forma de avaliar esses pacientes, incluindo diversos aspectos da sua vida, como o físico (médico), o mental, o social, o funcional e o ambiental.

Qual objetivo da AGA?

A Avaliação Geriátrica Ampla (AGA) tem o objetivo de diagnosticar precocemente problemas de saúde e de condições de vida. Entender condições da moradia e mobilidade, cognição e estado nutricional entre outros fatores, pode ser determinante para um envelhecimento saudável.

Qual o conceito e os domínios principais da avaliação geriátrica ampla?

Segundo as autoras, este tipo de avaliação é conhecida, atualmente, como Avaliação Geriátrica Ampla (AGA) que é definida como um processo diagnóstico multidimensional freqüentemente interdisciplinar, associada a elementos clínicos (exames tradicionais), avaliação social, funcional, nutricional e neuropsicológica, ...

Quais os fatores que o Aga avalia?

A Avaliação Geriátrica Ampla (AGA) tem o objetivo de diagnosticar precocemente problemas de saúde e de condições de vida. Entender condições da moradia e mobilidade, cognição e estado nutricional entre outros fatores, pode ser determinante para um envelhecimento saudável.

Qual a importância da água para os idosos?

Sem contar que beber água diariamente deixa você mais disposto, controla a pressão sanguínea, melhora a memória, limpa o organismo, regula o intestino, aumenta a imunidade, melhora a qualidade do sono e olha só, até ajuda a emagrecer.

Quais os benefícios da AGA a nível individual e populacional?

A AGA tem utilidades trazendo benefícios para o idoso em sua individualidade com um diagnóstico preciso determinando o grau e a extensão da incapacidade motora, psíquica e mental, identificando riscos funcionais, estado nutricional, indicando novas especialidades para restaurar e preservar a saúde, estabelecendo ...

Quais os principais parâmetros avaliados na AGA?

Condições emocionais / presença de sintomas depressivos; 5. Disponibilidade e adequação de suporte familiar e social; 6. Condições ambientais; 7. Capacidade funcional - Atividades da Vida Diária (AVD) e Atividades Instrumentais da Vida Diária (AIVD); 8.

Quais são os 5 Is da geriatria?

Os clássicos 5 Is da Geriatria são síndromes geriátricas que afetam a funcionalidade e a qualidade de vida da pessoa idosa.
  • 1-Instabilidade Postural. ...
  • 2-Imobilidade. ...
  • 3-Incontinência. ...
  • 4-Iatrogenia. ...
  • 5-Incapacidade Cognitiva. ...
  • Projeto Cuidar.
  • Geriatra.
  • Contato: (62) 3218-5034.
Mais itens...•5 de fev. de 2021

Qual a importância da água na vida e na alimentação do idoso?

São inúmeras as funções: transporte de nutrientes às células, limpar o corpo das substâncias tóxicas, ajuda na digestão, previnem câimbras, protege o coração, melhora o funcionamento do intestino, aumenta a resistência física, regula a temperatura, lubrifica, acelera reações químicas e controla a pressão sanguínea.

Por que idosos têm menos água?

— Os idosos têm menos água no corpo do que as pessoas mais jovens. Por causa da diminuição do sistema de termostase, eles acabam desidratando mais rapidamente porque o organismo apresenta uma diminuição do número e da sensibilidade de receptores corporais que controlam a sede — explica o neurologista Andre Lima.

São objetivos da AGA?

O principal objetivo da AGA é detectar as deficiências, incapacidades e desvantagens que os pacientes idosos apresentam, quantificá-las e identificar aqueles frágeis e de alto risco para se estabelecer medidas preventivas, terapêuticas e reabilitadoras.