A maior parte dos hospitais é administrada pelo próprio dono, geralmente um médico, ou por leigos com experiência em gestão de negócios não voltada para a área da saúde, sem o preparo específico em administração hospitalar e cujas instituições relutam em ter um profissional específico.
A administração pública é responsável pelo serviço de saúde, portanto, cabe a ela monitorar e avaliar continuamente a gestão dos hospitais públicos pelas OSS. O futuro da administração hospitalar estará cada vez mais dependente de uma gestão em sistema de saúde de qualidade e que busque melhorias continuamente.
As Organizações Sociais da Saúde (OSS) começaram a surgir no Brasil na esteira das possibilidades abertas para a gestão pública após a Reforma do Estado desencadeada nos anos 1994/1995.
Organização social (OS) é uma qualificação - um título - que se outorga a uma entidade privada, sem fins lucrativos, para que ela possa receber determinados benefícios do poder público (dotações orçamentárias, isenções fiscais etc.), para a realização de seus fins, que devem ser necessariamente de interesse da ...
As Organizações Sociais da Saúde (OSS) são entidades jurídicas de direito privado, de interesse social e utilidade pública, sem fins lucrativos, qualificadas pelo Poder Executivo do Estado para realização de serviços de saúde [. 1] Foram estabelecidas pela Lei 9.
As OSS são instituições de natureza privada, mas sem fins lucrativos. Elas não substituem o poder público na formulação das políticas de saúde, apenas as executam, conforme as metas assistenciais estabelecidas nos contratos de gestão.
Organizações Sociais
A entidade que deseja se qualificar como OSCIP deve fazer uma solicitação formal ao Ministério da Justiça, na Coordenação de Outorga e Títulos da Secretaria Nacional de Justiça (ver sugestão de requerimento no Modelo II), anexando ao pedido cópias autenticadas em cartório de todos os documentos relacionados a seguir, ...
O número mínimo, porém, indicado seria de dez integrantes – o necessário para preencher os cargos do Conselho de Administração, Diretoria e Conselho fiscal, exigidos por lei. Para obter qualificação como OSCIP é necessário ser pessoa jurídica de direito privado e não ter fins lucrativos.