“Quem pariu os maus teus, que embale”. “Quem pariu mal os teus que embale”. Diz-se também, sem fonte totalmente segura (como é comum com estes saberes) que a origem é bíblica. Que a expressão deriva de quando Jesus decidiu acolher Mateus entre seus discípulos.
Quais são os ditados populares? 1 7) A 7 ninguém acerta ...
Provérbios e Ditados
Ditado popular ou provérbio ou ainda adágio é uma frase do popular, com um texto mínimo de autor desconhecido que é várias vezes repetido e se baseia no senso comum de um determinado meio cultural, como por exemplo: “antes ele do que eu”.
Muitos provérbios têm origem na religião. O Livro dos Provérbios, parte do antigo testamento, é uma coletânea de frases cujo objetivo é transmitir valores, aconselhar e educar. Exemplos de provérbios religiosos: Quando os justos florescem, o povo se alegra; quando os ímpios governam, o povo geme.
Ditado popular é uma frase do popular, com um texto mínimo de autor anônimo que é várias vezes repetido e se baseia no senso comum de um determinado meio cultural, como por exemplo: “antes ele do que eu”.
É muito comum ouvirmos provérbios em situações do cotidiano. ... O provérbio é fácil de decorar e transmitir em função de seu formato simples, curto e direto. Falam sobre diversos assuntos e fazem parte da cultura popular da humanidade. Encontramos provérbios para praticamente todas as situações de vida.
Deus manda te dizer hoje: Eu vou te levantar tão alto, que você perderá de vista todos os seus fracassos." Não fique preocupado à toa, os ventos estão soprando a seu favor.
"A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices." (Salmos 19:7). Em dia nenhum há o que temer, porque Deus é o dono de todas as coisas, é perfeito e fiel.
A palavra de Deus está sempre na nossa vida, independentemente daquilo pelo qual estamos passando. ... Se você está procurando conforto, acolhimento, uma resposta ou direção para seguir, então, fique em silêncio e medite na palavra de Deus. Ele vai falar com seu coração e o melhor acontecerá, basta ter fé e confiar.
“A proclamação da Palavra de Deus pela Igreja é decisiva para a fé do cristão, já que ela possibilita o acolhimento livre do anúncio salvífico da pessoa de Cristo, acolhimento esse possibilitado pela atuação do Espírito Santo” (DGAE 60). A comunidade reunida é expressão de sua comunhão de fé.
Não há nada como a Palavra de Deus escrita para mostrar o caminho para a salvação por meio da fé em Cristo Jesus. Cada parte da Escritura é inspirada por Deus e útil de um modo ou de outro — para mostrar a verdade, denunciar nossa rebelião, corrigir nossos erros, ensinar como viver o caminho de Deus.
Em Romanos 15.
Vamos louvar a Deus pela sua Palavra e aplica-la a nossa vida, pois: “toda a Escritura, divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” (2Timoteo 3:16-17).
O assunto principal da Bíblia é revelar a verdade que tanto o homem deseja conhecer a respeito da vida. Nas Sagradas Escrituras, Deus nos mostra que a verdade da existência e do destino do homem, estão além dos limites terrenos e que somente Ele, em Sua Onisciência e Soberania, pode dar a conhecer.
Ou seja, segundo Paulo, a Bíblia tem o propósito de nos “instruir perfeitamente para toda a boa obra” (no original grego, “equipar para toda boa obra”) e também fazer com que o homem de Deus “seja perfeito”, isto é, correto em toda a sua forma de viver.