São mais de 5 mil cargos, profissões e ocupações e meio milhão de salários calculados nesse levantamento para trazer o salário base oficial do jovem aprendiz pago em carteira oficialmente pelas empresas e informado ao Ministério da Economia (antigo Ministério do Trabalho) através do Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Se você não sabe como se inscrever no jovem aprendiz, fique tranquilo (a): nós, da Companhia de Estágios, podemos te ajudar a encontrar a oportunidade que procura para iniciar sua carreira.
O portal contábeis é feito para profissionais como você, que procuram informação de qualidade e uma comunidade ativa e pronta para discutir, opinar e participar de tudo o que envolve o mundo contábil.
Confira nesse artigo os principais aspectos da função de jovem aprendiz, seus direitos e uma tabela de salários de aprendizes completa e atualizada com todas as profissões regulamentadas pelo Ministério do Trabalho.
Você poderá fazer a sua candidatura através do site do Jovem Aprendiz e ficar por dentro de todas as informações sobre o programa.
Algumas empresas praticam uma modalidade de pagamento diferente, algumas fazem pagamentos de salários mínimos como é o caso da aprendizagem na empresa Caixa.
A Caixa faz o pagamento de até 1 salário mínimo para aquele que é considerado Adolescente Aprendiz e até 1 salário e meio (1,5 salário mínimo) aos jovens aprendizes. Isto ressalta novamente a importância de verificar os dados contidos nos editais de inscrições para não ser surpreendido na hora de exercer o seu papel na empresa.
O objetivo é capacitar o maior número de jovens possíveis para que haja menos desemprego, mais facilidade para conseguir o primeiro emprego e mais profissionais capacitados e preparados para o mercado de trabalho.
Mas falando de padrão, uma grande parte das empresas preza pelo cumprimento das 6 horas diárias de serviço, assim o aluno não sofre problemas na escola e ainda participa das práticas técnicas e profissionais na empresa. Já outras poucas empresas praticam apenas 4 horas por dia. Sendo assim vale ressaltar a importância de entrar em contato com a empresa e verificar estes dados detalhadamente, se possível solicitar uma tabela de horários/valores.
Observando-se sempre que dentro dessas horas semanais trabalhadas, a empresa deve fornecer ao menor aprendiz treinamento remunerado, pois esse é o objetivo principal do jovem aprendiz dentro de uma empresa.
É proibida a reprodução do conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Nube.
Para saber quanto um jovem aprendiz ganha, a primeira coisa que você deve ter em mente é que a remuneração deste profissional depende de dois pontos centrais: a quantidade de horas trabalhadas e o salário mínimo vigente.
As informações são do Manual da Aprendizagem do Ministério do Trabalho.
É considerado jovem aprendiz o contratado cuja idade esteja entre 14 e 18 anos, no qual a jornada de trabalho não exceda 6 horas diárias para quem esteja ainda no ensino fundamental e 8 horas diárias para quem esteja cursando o ensino médio.
Todos os dados salariais de aprendizes nesse levantamento tem origem no CAGED/MTE. O Salario.com.br através de metodologias estatísticas e análise de big data, filtra, ordena, calcula, formata e exibe os dados que são enviados mensalmente pelas empresas ao sistema CAGED do Ministério do Trabalho. Saiba mais sobre os dados do Salario.com.br.
Popularmente conhecida como Lei do Jovem Aprendiz, essa iniciativa do Governo brasileiro visa proporcionar oportunidades de emprego e capacitação profissional para pessoas entre 14 e 24 anos.