Odin é um deus nórdico, senhor da cura, da vida e da morte. Seu culto se espalhou pelo norte da Europa e é chamado de Wotan na mitologia germânica.
Da mesma forma, contribuiu para sua difusão as obras do compositor alemão Richard Wagner (1813-1883) e seu ciclo "O Anel dos Nibelungos" onde conta a saga dos deuses através de quatro óperas.
A principal fonte sobre a mitologia nórdica é a Edda Poetica um conjunto de poemas que eram passados pela tradição oral e declamado nas festas das tribos nórdicas.
Vikings, antes do início da chamada “era cristã”, têm origem nos pagãos germânicos que viveram na região onde hoje é a Alemanha, Inglaterra anglo-saxã, Noruega, Dinamarca, Suécia, Frísia (condado ao norte da Holanda), e Islândia (posteriormente). A figura dos Vikings refere-se aos navegantes invasores que também eram conquistadores, exploradores, comerciantes e colonos, tendo vivido no território onde hoje é a Noruega, Dinamarca, Suécia e Islândia. A chamada Era Viking compreende o período de tempo entre, aproximadamente, 793 d.c. e 1066 d.c.
A figura de Odin/Wotan é polêmica quando interpretada à luz do cristianismo. Longe de ser o deus benevolente, a personalidade de Odin é complexa como um ser humano qualquer.
Como Odin tem o poder de ver tudo o que se passa nos noves mundos, ele ficou com inveja do conhecimento contido na árvore Yggdrasill. Assim feriu-se a si mesmo com uma lança e ficou pendurado por nove dias nos galhos desta árvore.
Odin tinha dois irmãos: Vili e Vé. Os irmãos de Odin foram os responsáveis por dar aos homens uma série de dons como, por exemplo, a capacidade de comunicação e de expressão.
Igualmente, cada povo e cada época cultuava um aspecto do caráter de Odin. Assim, Odin era um guerreiro nos tempos da guerra, mas o curador, após a batalha.
Em muitas representações é possível ver também os lobos Gei e Freki, que andam ao lado de Odin constantemente e se alimentam, nas batalhas, dos cadáveres humanos.
O deus não era tido como um exemplo de ética e possuía muitos problemas de caráter. Ele foi profundamente admirado pelos nobres e temido pelos humildes.
Também consistiam numa espécie de jogo para obter auto-conhecimento, orientação e saber a vontade dos deuses para determinada questão. Somente os iniciados poderiam interpretar o significado das runas.
Se Zeus é o personagem principal da mitologia grega, Odin é a figura mais importante da mitologia nórdica sendo tido mesmo como um líder supremo.
Odin sabe que será morto pelo lobo Fenrir, na Batalha de Ragnarok, quando vários deuses também, incluído seu filho Thor, perecerão.
Odin costuma ser representado como um senhor idoso, com barbas brancas e longas. Nas suas imagens é possível notar que possuía dois corvos de estimação.
Seu símbolo é a cruz solar e sua festa principal era o Solstício de Inverno. Para conseguir o favor de Odin eram sacrificados animais, normalmente machos e seres humanos.
Odin é casado com a deusa Friga e tem uma série de filhos, todos deuses. São eles: Thor, Vali, Tyr, Baldr, Herod, Njord, Hoder, Vidor, Heindal e as Valquírias.
Odin é o senhor em Asgard e vive no palácio Valaskjálf, numa torre alta, onde está o seu trono mágico, chamado de Hlidskialf. Dali, ele pode contemplar os nove mundos.
Odin não nasceu dotado de toda a sabedoria, por isso teve que conquistá-la. Ele desejou tanto alcançar o conhecimento que fez um acordo com Mimir, o guardião da sabedoria.
Quando Baldur (“Balder”) começou a ter sonhos antecipando sua morte, Odin montou em Sleipnir e foi até Hel para consultar uma vidente a fim de descobrir o que esses sonhos realmente significavam. Mais tarde, já após a morte do Deus brilhante, Hermod montou no magnífico cavalo de 8 patas, foi até Hel e pediu à Senhora do Submundo a libertação de Baldur.
Significado de Gnomo substantivo masculino Hipotético anão de aspecto grotesco, de aparência feia que, segundo os cabalistas, habita o interior da Terra e protege suas riquezas, pedras ou metais preciosos.
Significado de Duende substantivo masculino Espírito sobrenatural, gênio fantástico, que se acreditava fazer travessuras pelas casas, durante a noite.
Garraduende é um duende aprisionado em uma garrafa. ... Na Antiguidade, as lendas de duendes serviam para satisfazer a eterna necessidade humana de encontrar respostas para vários fenômenos inexplicáveis.
hobgoblin, diabrete, trasgo, duende sm.
SEPARAR EM SÍLABAS
O mesmo que: fantasmas, abantesmas, assombrações, espectros, espíritos.
Um gnomo é uma criatura mitológica, incluída entre os seres elementais da terra. São costumeiramente representados como pequenos humanoides que vivem sob a terra, em minas ou em ocos de troncos de árvores, onde guardam seus tesouros.