O cantor Gabriel Pensador comunicou em seu Instagram na tarde desta sexta-feira (24), o falecimento de seu pai, o médico oftalmologista Miguel Contino. De acordo com Pensador, o pai lutava contra problemas respiratórios desde de o final do ano passado e, por isso ficou internado por diversas vezes nos últimos meses.
GOP – Como disse, o rap é um tipo de poesia. É livre. Estamos aí para traduzir as emoções, então isso foi um processo meio natural. Eu tenho um livro autobiográfico, ‘Diário Noturno‘, e os infantis, ‘Um Garoto Chamado Rorbeto‘ e ‘Meu Pequeno Rubro-Negro‘, ‘Nada Demais‘, uma coautoria com Laura Malin e o mais recente em e-book, ‘A Lâmpada queimada‘, que o link está na minha bio do Instagram. Sobre ter nascido no mesmo bairro que esses mestres/ gênios, nunca pensei sobre isso. Mas quem sabe não acabei sendo abençoado pela energia dessa turma da melhor qualidade. É uma grande honra ter nascido no mesmo local que esses e tantos outros grandes nomes importantes para a nossa cultura.
Heloisa Tolipan – Seu primeiro show nessa retomada cultural foi em Niterói, no Reserva Cultural, como parte integrante do ID: Rio Festival, evento multiplataformas que uniu moda, música, artes, capacitação e empreendedorismo. Como você sente essa sinergia?
GOP – Eu estava sem pressa, aguardando esse recomeço. E o primeiro show, no ID: Rio Festival, em Niterói, foi muito mais do que eu esperava. Um show que vai ficar marcado na minha lembrança. Uma energia incrível esse reencontro com o público. Cheguei a recusar uns convites, porque eu achei cedo demais. Mas estamos de volta.
"Obrigado, pai, por tanto amor e pelo seu exemplo de como viver com bondade e personalidade, irreverência e seriedade, respeito e todos e pelo seu carinho constante e infinito em cada gesto, palavra ou olhar. Sempre dedicado e cuidadoso com seu trabalho como médico, com sua família, com seus amigos e com a vida e a alegria de viver. Nunca prejudicou ninguém nem alimentava sentimentos ruins e conquistava a todos com sua autenticidade, ironia e bom humor. Muito orgulho, meu pai. Quando eu crescesse eu queria ser que nem você. Agora eu já cresci e ainda quero ser! Descanse em paz, com a sua liberdade de volta, depois de nos dar mais uma demonstração de força e garra nesses últimos tempos de várias internações. Agradeço a todos do Hospital Samaritano (e às acompanhantes terceirizadas) que fizeram o melhor para que ele aguentasse essa fase, e vamos lembrar sempre dos bons momentos e do seu jeitão, que ainda vai nos fazer dar muitas risadas com uma saudade gostosa do inigualável e inesquecível Miguel Contino", escreveu.
HT – Ao longo desses quase 30 anos de carreira você vem ‘recortando a sociedade’ para compor suas músicas. Como surgem essas narrativas que o inspiram?
A atriz Anna Lima, ex-mulher do cantor, também se manifestou em sua rede social sobre a perda, além de comentar na publicação de Gabriel, com quem foi casada de 1999 a 2009 e tem dois filhos: Tom, de 18 anos, e Davi, de 15.
HT – Você é um dos pioneiros na fusão/ união de estilos musicais, no Brasil, o que atualmente se tornou algo bem comum no nosso cenário musical. Como você enxerga essas diferentes ‘conversas’?
Em julho, lançou ‘Patriota Comunista’, uma dura crítica às injustiças que ocorreram neste período de pandemia e à forma como o governo vem lidando com a crise, além de abordar angústias e decepções com aqueles que ainda apoiam políticos corruptos, situações de violência e humor mórbido. “O clipe foi gravado em Uberlândia e houve muita polêmica. Eu fui acusado de estar desrespeitando os mortos. Mas a ideia é o oposto. A música é uma homenagem aqueles que se foram e o vídeo é uma arte repleta de amor e seriedade. Cheguei até a sofrer intimidações antes de lançar a canção e o clipe no YouTube”, conta.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.
Gabriel o Pensador usou seu Instagram nesta sexta-feira (24) para lementar a morte de seu pai. O médico havia enfrentado uma série de internações no Hospital Samaritano, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Na publicação, o músico compartilhou uma série de fotos em família em que Miguel Contino aparece se divertindo. Na legenda, ele destacou a personalidade do patriarca.
Gabriel O Pensador usou suas redes sociais para lamentar a morte do pai, Miguel Contino!
"Obrigado, pai, por tanto amor e pelo seu exemplo de como viver com bondade e personalidade, irreverência e seriedade, respeito e todos e pelo seu carinho constante e infinito em cada gesto, palavra ou olhar. Sempre dedicado e cuidadoso com seu trabalho como médico, com sua família, com seus amigos e com a vida e a alegria de viver. Nunca prejudicou ninguém nem alimentava sentimentos ruins e conquistava a todos com sua autenticidade, ironia e bom humor", escreveu o cantor.
GOP – A gente fala assim: ‘eu estou em estúdio’. Porque, antigamente, parávamos tudo para gravar. Hoje em dia, eu não faço mais assim. Eu vou no estúdio gravo uma faixa, com um produtor, uma com outro, sem pressa e nem prazo para ter um disco pronto. Eu devo lançar mais algumas faixas em formato de single, ainda neste ano, como entrega antecipada de um futuro álbum. Ainda mais agora voltando os shows e vendo que a agenda está ficando cheia, não vou me pressionar a finalizar esse álbum por uma obrigação, vou deixar fluir.
O cantor, compositor e escritor que há quase 30 anos vem ‘recortando’ fatos do cotidiano e transformando em música, é considerado um grande cronista. O artista conversou com o site Heloisa Tolipan e falou sobre o sentimento de retornar aos palcos, a perda do pai durante esse período de pandemia, a retomada cultural, a interação entre gêneros musicais, livros e projeto futuros. “Acredito muito na importância e na valorização da cultura, e nessa retomada gradativa. Estamos gerando trabalho, vida e o encontro entre as pessoas. Que é o que estamos sentindo falta”, frisa
HT – Como o Gabriel se descobriu escritor? Você acredita que ter nascido na Terra de Noel Rosa, Martinho da Vila, Aldir Blanc e Braguinha despertou essa sua veia para as artes?
O médico enfrentou uma série de internações. Em seu perfil no Instagram, nesta sexta-feira, 24, o cantor fez uma declaração emocionante e destacou a personalidade do pai.
Copyright Grupo Perfil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Perfil.com Ltda.