Orumilá (em iorubá: Ọ̀rúnmìlà-Ifá), na mitologia iorubá, é um orixá, e divindade da profecia e da adivinhação, ligado ao Orum. ... Orumilá também é às vezes chamado Ifá que é de fato a incorporação do conhecimento e sabedoria e a forma mais alta da prática de adivinhação.
Para fazer uma oferenda para Orunmilá, as comidas mais usadas são fubá ou farinha de milho com mel, inhame cozido, doces finos, lagostas, camarões e filés de carne. A comida para Orunmilá deve ser distribuída em porções pares em pratos brancos.
A cerimônia de Iniciação em Ifá Para a realização da cerimônia de IKOFÁ e AWÓ FAKAN é necessária a participação de no mínimo 3 (TRÊS) BABALAWÓS (sacerdotes de Ifá). Dependendo do número de pessoas que serão consagradas naquela iniciação (Plante/barco). A cerimônia se realiza durante 3 (TRÊS) dias.
Ifá (em iorubá: Ifá) é um oráculo africano. ... O sistema pertence às religiões tradicionais africanas mas também é praticado entre os adeptos da Santería de Cuba através da Regla de Ocha, no candomblé no Brasil, e no Culto de Ifá; e de similares transplantados para o Novo Mundo.
Aqui em Salvador, o mínimo seria de R$ 3.
Cuidar de ORUNMILÁ (aos Domingos): Quando for cuidar do Igbá de ORUNMILÁ, no dia anterior não se deve ter tido relações sexuais. Importante: Se lhe saúda dizendo: ORUNMILÁ IBORU, ORUNMILÁ IBOYA, ORUNMILÁ IBOSHESHE. Unta-se a palma da mão esquerda com dendê (Epó) e da direita com um pouquinho de mel (Oni).
Pode-se cuidar desses Oshas todos os dias da semana, preferencialmente nas segundas e terças-feiras; coloca-se um pouquinho de mel de abelhas, se sopra três vezes aguardente e se lhes bafora fumaça de charuto, também de vez em quando se possível, coloca-se dendê, exceto em Ozun que não, pois se unta com banha de Ori.
O jogo de adivinhação do culto de Obatala Os sacerdotes usam o Eerindinlogun ou “OOSA” para consultar as pessoas para ajudar a orientação em suas vidas. A palavra “OOSA” é a abreviação de “Oosaala”. Foi Obatalá quem escolheu os dia de culto para cada. Estes dias são Ose OOSA, Ose Awo, , Ose Ogun, Ose Jakuta”.
Olodumarê (em iorubá: Olódùmarè), na religião iorubá e nas afrodescendentes, é o ser supremo, que vive numa dimensão paralela à nossa, conhecida como Orum. ... É o Criador do Orum e do Aiê, o universo conhecido ou ainda desconhecido por nós.
OLORUM
Obatalá (em iorubá: Obàtálá) ou Orixanlá (em iorubá: Òrìsànlá) na África, "O Grande Orixá" ou "O Rei do Pano Branco", na mitologia iorubá, é o criador dos humanos.
A crença do Candomblé é baseada no monoteísmo, embora alguns defendam a ideia de culto a vários deuses, cada nação do Candomblé cultua apena um deus. ... No Brasil, devido ao sincretismo, alguns participantes consideram o mesmo deus da Igreja Católica. Os candomblecistas acreditam na vida após a morte e na predestinação.
São eles: