Coloque a placa, com a parte de cobre virada para cima, sobre a toalha. Sobre a parte de cobre então, você deverá cuidadosamente posicionar a folha com a parte impressa virada para baixo, de forma que o toner da impressora laser fique de frente para o cobre da placa.
Como fazer uma placa de anúncio – 18 dicas para alcançar o sucesso
Encoste a ponta do soldador na junção entre o terminal do componente e a “ilha” do circuito impresso. Mantenha a ponta nessa posição e encoste a solda no ponto a ser soldado (e não à ponta do soldador). Espere que a solda derreta e envolva a conexão.
Para montar o seu Arduino você vai precisar de:
Você deve seguir os seguintes passos:
Reabra o Arduino, vá em Ferramentas>Placa e clique em ATMega328. Quando fizer isto, uma série de opções irão aparecer no menu Ferramentas. Se você não conhece o que são, altere apenas a opção clock para “8MHz Internal”.
Conectando o cabo ICSP no Arduino, conecte o USBasp no computador, e navegue no menu superior em Tools/AVRDude USBasp. O código será enviado ao Atmega328p, e o LED na porta PB5 ou LED "L" irá piscar a cada 500ms. A execução do AVRDude irá aparecer na janela de Output do Atmel Studio.
Circuito para gravar o bootloader no ATmega328 Ligue o pino 17 (MOSI) do ATMEGA ao pino 11 do Arduino. Ligue o pino 18 (MISO) do ATMEGA ao pino 12 do Arduino. Ligue o pino 19 (SCK) do ATMEGA ao pino 13 do Arduino. Ligue o led ao pino 7 do Arduino, juntamente com o resistor de 330 ohms.
Vá em: Ferramentas > Programador: > Arduino as ISP. · Grave o BootLoader na Placa. Vá em: Ferramentas > Gravar BootLoader. · Pronto, está gravado o BootLoader conforme a imagem abaixo.
Conecte o ArduinoISP no computador, e navegue pelo menu superior em Ferramentas, selecione o modelo da placa a ser gravado (neste caso, Nano), a porta COM em que se localiza o ArduinoISP, selecione o programador como "Arduino as ISP" e clique em Gravar Bootloader.
Para criar um novo projeto no Atmel Studio acesse File > New > Project, conforme exibido na figura 1:
Como programar microcontrolador Atmega
Para montar este circuito, faremos da seguinte forma:
Montando Arduino na protoboard Retire o microcontrolador, coloque-o na protoboard e monte o circuito abaixo, observando as conexões do ATMEGA328. Agora vamos ligar o led verde à porta D4 (Pino 6 do ATMEGA), o led vermelho à porta D5 (pino 11 do ATMEGA), e o led amarelo ao D6 (pino 12 do ATMEGA).
Para montar este circuito, faremos da seguinte forma:
perto de onde desenvolve ou usa seus projetos de eletrônica, saiba que ela pode ser uma fonte de energia bastante prática e acessível, bastando cortar cuidadosamente um cabo USB 1 ou USB 2 para aproveitar 2 dos 4 fios internos dele: o de alimentação (geralmente vermelho) e o common ou terra (geralmente preto).
Uma placa de ensaio ou matriz de contato (ou protoboard, ou breadboard em inglês) é uma placa com furos (ou orifícios) e conexões condutoras ultilizada para a montagem de protótipos e projetos em estado inicial.
A Stripboard é o nome popular dado a uma placa de prototipagem, também conhecida como Veroboard, amplamente utilizada na prototipagem (fora do brasil é claro).