No entanto, com o passar do tempo ela foi tomando seus próprios rumos, ganhou novos estilos, distorções, e se tornou o instrumento que define a sonoridade principal em vários estilos musicais. Afinal, o que seria do rock sem a guitarra?
Além do seu trabalho solo, Artur também já tocou com grandes nomes do blues e do rock, como Buddy Guy, Joe Satriani, Eric Gales e Albert Lee. Ele já lançou cinco álbuns de estúdio, sendo o mais recente “Drive Me Home” em 2021.
Joe Walsh, guitarrista conhecido por sua participação na banda Eagles, já havia se destacado como compositor, músico e criador de timbres com suas bandas James Gang e Barnstorm.
Além de suas guitarras, Johnson também é conhecido por seu uso de equipamentos de alta qualidade, incluindo amplificadores vintage e pedais de efeito. E.J. usa amplificadores Fender e Marshall modificados, e pedais de efeito personalizados, como o Tube Driver, que ele ajudou a projetar.
Em tempo: Nesse box, B.B. alternava entre escalas pentatônicas maior e menor, nunca esquecendo das blue notes – em uma escala menor, podemos encarar como uma quarta aumentada da fundamental; em uma escala maior, podemos encarar como uma terça menor da fundamental. A blue note é acrescida à escala pentatônica maior e/ou menor.
Curiosidade: Apesar de detonar com a palheta, o hero é incrível com os dedos também. No encontro do trio – Paco de Lucia, Al Di Meola e John McLaughlin – que deu nome ao álbum “Friday Night In San Francisco”, John demonstra toda sua habilidade com os frenéticos dedinhos.
Em um primeiro momento, Billy Gibbons chama a atenção pelo estilo. O líder do ZZ Top é uma figura que se destaca e acaba deixando uma impressão muito forte em quem o assiste. Daí, quando ele assume o controle da guitarra tudo fica ainda mais impressionante.
No início deste ano, a famosa revista Guitar World liberou uma lista especial, com o intuito de elencar os melhores guitarristas do mundo em todos os tempos. E sim, como costuma acontecer com publicações desse tipo, muita gente curtiu, mas muita gente reclamou.
Quanto ao seu playing, Tom usa uma técnica chamada “scratching“, que envolve o uso de uma chave ou outro objeto para criar sons de scratch – aquele feito nos vinis de rap – na guitarra. Ele também é conhecido por seu uso criativo de efeitos de guitarra, incluindo whammy, delay, wah-wah e phaser. Seu estilo de tocar é altamente influenciado pelo punk rock e pelo rap.
O Megadeth se tornaria um terreno de prova para os melhores músicos do metal, com Mustaine recrutando artistas incríveis, como Chris Poland, Marty Friedman, Chris Broderick e seu atual braço direito, Kiko Loureiro. No entanto, todos eles se baseiam no estilo animalístico de Mustaine, que personifica sua natureza incorrigível.
Já “passeou” por diversas guitarras, Telecaster, Stratocaster, Les Paul Standard, violões de diversos estilos e nunca perdeu sua identidade. Ao som de uma nota conseguimos perceber que é o gênio em ação. “Brothers in arms”, “Sultans of Swing” e “Money for Nothing” são apenas algumas do arsenal.
Curiosidade: Hall tocava com diversas palhetas. Para cada parte da música ele gostava de ter um timbre específico e as palhetas o ajudavam nesse quest.
Dimebag Darrell, o lendário guitarrista do Pantera, tinha uma técnica de solo de guitarra muito agressiva que misturava elementos do blues com heavy metal. Ele era influenciado por grandes nomes do rock e metal, como Eddie Van Halen e Randy Rhoads.
Nesse artigo, vamos falar sobre eles: os 10 melhores guitarristas do mundo, segundo a famosa lista feita pela Revista Rolling Stone. Quer saber mais sobre Hendrix, Clapton, Page, Richards, Beck, King e outros?
Para abrir a lista, ninguém menos que o pai do rock and roll: Chuck Berry. Ele era tão bom na guitarra que mudou o som do R&B e se tornou um dos primeiros nomes do novíssimo rock. Um de seus solos mais famosos é o da música Johnny B Goode.
Quanto aos seus equipamentos, Johnny Marr utiliza uma variedade de pedais de efeitos, incluindo chorus, phaser, tremolo e delay, para criar seu som característico. O hero acrescenta no repertório a técnica “swells“, onde ele utiliza o controle de volume da guitarra para criar um som de crescendo e decrescendo.