Depois de ter discutido o assunto com vários alunos, professores e teólogos do seminário, escolhi cinco teólogos que influenciaram de forma mais duradoura a teologia e a prática cristãs.
Santo e a relação com o espírito do homem torna este assunto o eixo central da doutrina pentecostal levando os pentecostais a afirmarem a possibilidade de viver na dispensação do Espírito ou ainda na dimensão e plenitude do Espírito
Em 1900, ele graduou na Escola de Teologia da Igreja Cristã Reformada, e, entre os dois pastorados nesta denominação, fez em dois anos (1902-1904) um trabalho de pós-graduação em teologia no Seminário Teológico de Princeton.
Em 1948 voltou a Alemanha e foi estudar teologia. A partir de 1952, atuou como pastor da Igreja Luterana. Desde 1967, foi professor de teologia sistemática na Universidade de Tubinga.
Assim, após 1920, Berkhof em grande parte desistiu de seu talento anterior de comentários sócio-culturais e, concentrou-se de vez na criação de uma fortaleza teológica voltada para o grupo que enfrentou em tempos conturbados. O alcance e rigor de sua obra, bem como o seu apelo vão além de sua audiência original (particularmente entre os evangélicos de uma persuasão geralmente reformada), apresenta a força de sua tradição e o talento com o qual ele a defendeu.
Norman L. Geisler (21 de julho de 1932 ) é um apologista cristão e co-fundador do Southern Evangelical Seminary localizado em Charlotte, Carolina do Norte. Ele foi professor universitário por cinqüenta anos e tem falado ou discutido em todos os estados americanos e em vinte e cinco países. Ele é Ph.D. em filosofia pela Loyola University Chicago.
Logo depois da Primeira Guerra Mundial, retomando Kierkegaard, denunciou vigorosamente todas as tentativas de amordaçar a Palavra de Deus com a razão. Contra um cientismo ingenuamente triunfal e um racionalismo seguro de si, Barth afirmou que todo verdadeiro conhecimento provém de Deus. Este é
teólogo protestante do nosso século. Ja ha alguns anos, um dos mais competentes teólogos católicos norte-americanos, Gustave Weigel, escreveu sobre ele: “Esse homem e extremamente significativo para a teologia ocidental.
“[Cremos] em um só Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, gerado unigênito do Pai, isto é, da substância do Pai; Deus de Deus, luz de luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não feito, consubstancial ao Pai; por quem foram feitas todas as coisas que estão no céu ou na terra. O qual por nós homens e para nossa salvação, desceu, se encarnou e se fez homem. Padeceu e ressuscitou ao terceiro dia e subiu aos céus. Ele virá para julgar os vivos e os mortos…” — extraído da versão do ano 325 do Credo de Niceia.
Segundo Matheus, não há espaço para estrelas no mover. “O avivamento em Asbury é sobre Jesus. Eles não querem pregadores de celebridades. Eles não querem bandas famosas. Eles não querem dinheiro ou fama. Eles não querem cultos curtos. Eles têm a presença manifesta de Deus e isso é suficiente”, contou o líder, em stories do Instagram.
Segundo Gutiérrez, a experiência de fé dos oprimidos seria o contexto vital, o lugar histórico e social da teologia. A linguagem sobre Deus na América Latina teria que nascer dos sofrimentos causados pela pobreza injusta em que vivia a maioria do povo (raças desprezadas, classes sociais exploradas, culturas marginalizadas, mulheres discriminadas) e também de suas esperanças e lutas pela libertação.
Positivamente, tudo deve ser visto e interpretado a partir de Cristo ou, empregando a expressão barthiana, a partir da “concentração cristológica”. O pecado original não pode ser entendido independentemente de Cristo. A fé também não é fruto de um raciocínio nem está fundamentada em um sentimento subjetivo.
Ele fez contribuições significativas para várias áreas da teologia cristã , incluindo teologia sistemática , escatologia , eclesiologia , teologia política , cristologia , pneumatologia e teologia da criação.
A partir do reconhecimento da importância das ciências sociais para melhoria da reflexão teológica, a teologia passa: a fazer uma reflexão crítica de si mesma, de seus fundamentos, e, ao mesmo tempo, da sociedade e da Igreja; e a ser profética, na medida em que faz uma leitura crítica dos acontecimentos históricos, descobre seus significados e propõe alternativas.
Surgiu no início do século XX, com o pastor Karl Barth, na busca de reaver a natureza e sentido da Bíblia como padrão de fé e prática da igreja. É o estudo de Deus no contexto atual e a evolução dos dogmas e dos pensamentos formados a respeito das doutrinas bíblicas no contexto que estamos inseridos.
Clark H. Pinnock , nascido em Toronto, no dia 3 de fevereiro de 1937, foi teólogo cristão, apologista e autor. Atuou como professor emérito de Teologia Sistemática no McMaster Divinity College.
Não pode, de modo algum, tornar-se uma finalidade em si mesma [CD, I/2 §21, p. 731]. Quando se trata da questão do conhecimento de Deus, devemos começar com odado primário da fé cristã – a revelação que Deus fez de si mesmo na sua Palavra.
“Existe um constante fluxo da Presença, no entanto das diferentes intensidades trazem consigo também diferentes ênfases: ora uma alegria pura; ora momentos de descanso no Senhor; ora uma profunda convicção de pecados e um conduzir a um arrependimento profundo”, explicou ele.
Trevin Wax é diretor de publicação do The Gospel Project na LifeWay Christian Resources, marido de Corina, pai de Timothy, Julia e David. Você pode segui-lo no Twitter.
Friedrich Schleiermacher e Adolf von Harnack: Schleiermacher fez da experiência subjetiva do crente (especificamente o sentimento de dependência total) o centro da teologia e, assim, tornou-se o “Pai do liberalismo”. Juntamente com o trabalho posterior de Adolf von Harnack, ambos causaram um grande efeito. As reverberações continuam a ecoar em toda a teologia cristã.
– Em 1941, Bultmann publicou Neues Testament und Mythologi(Novo Testamento e Mitologia), o celebre ensaio em que lançou o famoso programa de esmitologização do Novo Testamento.