Quem O Maior Escritor Brasileiro Vivo?

Quem o maior escritor brasileiro vivo

São pessoas que, através de seus livros, contribuíram e contribuem ativamente para a formação da identidade cultural do país, levantando reflexões e trazendo entretenimento com o prazer da leitura.

Academia Brasileira de Letras

Em sua tese de doutorado, você diz que muitos quilombolas não sabiam o valor das histórias que contavam e, se soubessem, teriam escrito. Me conta uma história que você ouviu e escreveu?

Estamos falando de direitos humanos elementares. Quando a gente fala do direito à terra, ao território, falamos do chão onde pisamos e é uma relação que permeia tudo. Meu passado, como geógrafo, de entender o trânsito humano, sobre a Terra, me faz ver uma ligação muito forte entre nós, humanos, e o ambiente onde vivemos. A relação do homem com a terra é o foco de quando escrevi "Torto Arado": uma terra que muitas vezes é negada de inúmeras formas. Hoje, acrescento que a degradação do mundo nos afeta e afeta nossa relação com tudo.

Aqui listamos alguns dos escritores brasileiros indispensáveis. São nomes que mudaram a literatura nacional, que todo mundo já ouviu falar (mas nem todo mundo leu). Se você quer ter uma boa ideia da literatura brasileira essencial, pode começar por aqui.

Os maiores escritores brasileiros de todos os tempos

Os maiores escritores brasileiros de todos os tempos

Pertencente do modernismo, sua obra traz características da segunda e terceira fase do movimento, valorizando o regionalismo e a oralidade, além de apresentar reflexões filosóficas sobre a vida e seus mistérios.

Um dos maiores nomes da Geração de 45, João Cabral de Melo Neto é autor do clássico poema dramático Morte e Vida Severina (1955). Com obras marcadas por uma rigidez formal, seus versos bebem muito da cultura popular e fazem uso de uma série de imagens surrealistas. 

José de Alencar inaugurou o que é chamado de romance de temática nacional. Formou em direito, mas sua paixão sempre foi a escrita e depois do sucesso de O Guarani (1857), investiu ainda mais na sua carreira, depois mesclando-a com a política. Escreveu romances, contos, crônicas, peças de teatro e a sua própria autobiografia.

9. João Cabral de Melo Neto (1920-1999)

Em seus textos, tanto poesias quanto ensaios, romances e peças de teatro, Suassuna explora o regionalismo e a tradição do nordeste. Assim, mistura de forma brilhante o erudito com o popular, trazendo ironia, humor e crítica social.

Paulo Coelho (1947) é um escritor brasileiro, autor de romances, ficção, investigação policial, temas místicos e autoajuda, é um dos autores mais vendidos no mundo. Foi eleito para a cadeira n.º 21 da Academia Brasileira de Letras.

5. Lygia Fagundes Teles (1923-)

5. Lygia Fagundes Teles (1923-)

Considerado um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos, Machado de Assis foi o autor do primeiro romance realista no Brasil, Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881).

Paulo Coelho foi eleito para a Academia Brasileira de Letras em 25 de julho de 2002, causando certa polêmica entre alguns literatos e críticos, pois a instituição tinha o histórico de deixar de fora da Instituição autores consagrados, “considerados populares” como Carlos Drummond de Andrade, Mário Quintana, Vinícius de Moraes, entre outros.

Hoje as pessoas são mais cuidadosas e não fazem ameaças de morte diretamente. É feito de outras formas. Já ouvi: "você não venha mais aqui"; "eu sei de você"; "eu sei por onde você anda". Não são ameaças diretas, mas veladas. A gente tem que enfrentar tudo isso, mas não deixamos de ficar com medo. Nós vemos pessoas no cotidiano, na linha de frente, que tombam. O medo não passa.

15. Marçal Aquino (1958-)

Rubem Fonseca escreveu contos, romances e roteiros. Aclamado no Brasil, sua literatura exibia uma linguagem coloquial e inovadora, inspirando leitores e influenciando gerações.

Junto com sua esposa, a artista plástica Christina Oiticica, Paulo Coelho fundou o Instituto Paulo Coelho, instituição sem fins lucrativos, financiada através dos direitos autorais do escritor, dedicada a ajudar jovens e pessoas menos favorecidas da terceira idade.

Não tem uma solução, mas muitos caminhos para mitigar o problema. O Brasil é um país avançado em termos de legislação. A nossa Constituição é avançada em muitos aspectos. O Estatuto da Terra e da Cidade já prevê mecanismos e punições para quem tem terras e bens econômicos usados para a especulação imobiliária, como o IPTU progressivo que reverte o valor do imposto para moradia popular. O Estatuto da Terra é de 97, já antigo, e temos uma legislação avançada que só precisa ser aplicada e não há interesse político. Aí, tem uma conjunção de forças sempre tentando impedir os avanços sociais.

23. Carolina Maria de Jesus (1914-1977)

Com grande rigor estético e sensibilidade, foi um dos maiores poetas do Brasil, tendo uma escrita marcada pela valorização da cultura popular e a crítica social, além de temas que abordam a própria poesia ou ato de escrever, ou seja, a metalinguagem.

Escreveu diários contando sobre suas dificuldades como mãe solo, pobre e negra. Com ajuda do jornalista Audálio Dantas, em 1960 consegue publicar Quarto de Despejo, obra que reúne seus escritos autobiográficos e lhe dá projeção.