Quem detém o maior número de gols em partidas oficiais? Vamos explorar os números sem adentrar em contextualizações relacionadas a jogos não-oficiais. Determinar o maior artilheiro da história do futebol é uma questão que suscita diversas discussões e permite a aplicação de variados critérios.
Este foi o maior artilheiro português (embora tenha nascido em Moçambique) até surgir um certo Cristiano Ronaldo. Ídolo do Benfica e craque da seleção terceira colocada na Copa de 1966, o "Pantera Negra" fez 471 gols apenas com a camisa dos Encarnados e 623 no total . Atuou entre 1957 e 1978 e faleceu em 2014 aos 71 anos.
O primeiro da lista que ainda está em atividade, embora tenha sofrido com constantes lesões recentemente. O atacante tem passagens marcantes por PSG (156 gols), Milan (92 gols) e Inter de Milão (66 gols), além de ser o maior artilheiro da seleção da Suécia. Até o momento, soma 572 gols.
Zlatan já anotou 573 gols na carreira, juntando suas passagens por clubes como, Malmö FF, Ajax, Juventus, Internazionale, Barcelona, Milan, Manchester United, Los Angeles Galaxy e PSG, além, claro, da seleção sueca. O craque anotou tentos de todas as formas possíveis!
A lenda que hoje dá o nome para o prêmio do gol mais bonito do ano foi uma máquina de balançar as redes ao longo da extensa carreira entre 1943 e 1967. Anotou 357 gols pelo Honved, da Hungria, onde iniciou a carreira, e outros 240 pelo Real Madrid , onde conquistou três Ligas dos Campeões. Pode colocar também mais 84 pela seleção húngara, pela qual foi vice-campeão do mundo em 1954.
Siiiiiiiii! Cristiano Ronaldo também pode ser o maior artilheiro de todos os tempos se considerarmos jogos oficiais. Só para lembrar: ele já é o maior artilheiro da história da Uefa Champions League (138 - incluindo um gol pela fase preliminar), do Real Madrid (450) e de Portugal (115). Além disso, o atacante, que retornou ao Manchester United, também acumula vários outros recordes marcantes .
Já o décimo do ranking é o atacante sueco Zlatan Ibrahimovic, atualmente no Milan. O craque e polêmico jogador soma 673 gols na carreira. Ele se destacou por PSG (156 gols), da França, Milan (93 gols) e Inter de Milão (66 gols), da Itália. Com 62 gols, o astro é o maior artilheiro da Seleção Sueca.
O português do Al Nassr, da Arábia Saudita, é o maior artilheiro da história do Real Madrid, com 450 gols. Ele também é o atleta que mais balançou as redes pela Seleção Portuguesa: 117. Outro feito de CR7 é ser o jogador que mais marcou na Champions League, com 138 tentos.
O craque Lionel Messi atingiu mais uma marca histórica. Na partida contra o Panamá, na última quinta-feira (23), o meia marcou o segundo gol da Argentina na vitória por 2 a 0 e atingiu a marca de 800 gols na carreira. Nesta galeria, o ‘Portal dos Times’ traz a lista dos 12 maiores artilheiros da história em partidas oficiais, segundo informações do site “goal.com”, e tem brasileiros na lista. Confira!
Rogério Ceni é o maior goleiro artilheiro da história com 132 gols oficiais anotados. O capitão do São Paulo foi um dos maiores jogadores do clube paulista. Para muitos, o ídolo máximo do clube.
Julio César Puiati é jornalista formado pela PUC Minas e pós-graduado em Jornalismo Digital pelo UniBH. Editor-chefe da PL Brasil, redator do TechTudo e apaixonado por esportes – sobretudo futebol e basquete. Especialista em games, Premier League e NBA. Antes que me pergunte: esport é esporte sim!
Artilheiro e polêmico, Zlatan Ibrahimovic também compõe a lista dos maiores goleadores da história do futebol, com passagens marcantes por Milan (86 gols), PSG (156 gols), Inter de Milão (66 gols) e pela seleção sueca, da qual é o maior artilheiro, com 62 gols. No total, balançou as redes por 565 vezes até o momento.
Principal goleador do futebol alemão, Gerd Müller atuou entre 1963 e 1981 e é considerado o maior ídolo da história do Bayern de Munique, onde marcou 570 gols e conquistou dezenas de títulos, dentre eles rês Champions e quatro Bundesligas. Faleceu recentemente, em 15 de agosto de 2021.
Friedenreich jogou na era amadora e se destacou pelos principais clubes de São Paulo, faturando seis Paulistões e títulos de menor expressão. Pela seleção brasileira, conquistou dois Campeonatos Sul-Americanos e a extinta Copa Roca.
Puskás esteve ativo como atleta entre 1943 e 1966. Ele comandou a Hungria ao histórico segundo lugar da Copa do Mundo de 54 e ao título olímpico de 52. Por clubes, conquistou taças como La Liga, Champions League e Mundial de Clubes.
A “Pantera Negra”, como ficou conhecido pelos fãs, colecionou taças importantíssimas com a camisa do Benfica. Foram 11 títulos da Primeira Liga, cinco Copas de Portugal e a épica Champions League de 1962, contra o Real Madrid.
De acordo com a contagem, apenas sete atletas chegaram a essa marca na história do futebol. São eles: Josef Bican, Gerd Müller, Franz Binder e os brasileiros Pelé, Romário, Túlio Maravilha e Arthur Friedenreich.
Romário foi um vencedor nato. Conquistou títulos como Campeonato Brasileiro, Carioca, Copa Mercosur, Eredivisie e La Liga, além de ter trilhado um caminho bem-sucedido com a amarelinha. Pela seleção, o atacante foi o grande nome da Copa de 1994.
Aos 34 anos de idade, o centroavante segue jogando no mais altíssimo nível sendo importante para o Barcelona, seu atual clube. Além de claro, ser a principal referência da seleção da Polônia.
Dependendo da contagem utilizada, ícones como o eterno Rei Pelé, Romário e Túlio alcançaram a notável marca de mil gols em suas trajetórias. Colocando de lado as controvérsias, há a importância de se abordar exclusivamente os gols marcados em partidas oficiais (sem contar torneios Sub-23, Sub-20, Olimpíadas, amistosos e afins).
Embora tenha se destacado na pequena área, Seeler não tem muitos títulos para chamar de seus. Apenas uma salva de prata da Bundesliga (1960) e uma Copa da Alemanha (1963). Pela seleção, foi vice-campeão da Copa do Mundo em 66.
Bican jogou entre 1931 e 1956. Dos 805 gols da carreira (de acordo com a lista da Rec.Sport.Soccer Statistics Foundation), 395 foram com a camisa do Slavia Praga, da República Tcheca.
O herói do tetra tem a incrível média de 55 gols em 70 jogos com a amarelinha . Apesar de se orgulhar de ter passado dos mil gols, a conta em jogos oficiais que consideramos aqui chega a "apenas" 747. Só pelo Vasco ele fez 265. No Flamengo foram outros 186 . O que ninguém discute é que o Baixinho é um gigante da história do futebol.
Romário é mais um brasileiro na lista. Embora ostente a marca de ter ultrapassado os 1.000 gols, o Baixinho tem “apenas” 772 gols em jogos oficiais. Com a camisa do Vasco fez 265. Já no Flamengo foram outros 186. Além disso, tem 55 gols marcados pela Seleção Brasileira.