O termo Jinchuuriki é usado para aqueles que possuem uma espécie de bestas de caudas seladas dentro de si, contendo um poder monstruoso se comparado as demais pessoas. Tudo começou com a divisão que Hagoromo fez da Dez Caudas e transformando essas repartições em 9 bijuus. Caso a bijuu seja separada de seu jinchuuriki, esse indivíduo pode morrer.
No anime, enquanto Gaara lutava contra Urashiki Ootsutsuki, Shukaku chegou para ajudar seu antigo hospedeiro. Juntos, os dois foram capazes de selar o inimigo. Sabendo então que o selo não iria segurar Urashiki por muito tempo, foi decidido que Kankurō, Shinki e Boruto Uzumaki escoltariam Shukaku a Konoha para manter sua segurança enquanto Gaara retornaria a Suna para se recuperar. A fim de então se certificarem que Urashiki não pudesse sentir o chakra da Bijuu, Shukaku voluntariamente se selou dentro de uma pequena chaleira. No entanto, o selo ainda permitiu que ele se movesse como uma versão em miniatura de si mesmo, facilitando assim seu transporte. Entretanto, durante a jornada do time de escolta, eles acabaram sendo interceptados por quatro marionetes de Urashiki. Kankurō então decidiu enfrentar a ameaça sozinho para que assim Boruto e Shinki pudessem seguir em frente com Shukaku.
Por ser feito de puro chakra, não pode realmente morrer. Caso seja destruído ou seu jinchuuriki mora, seu chakra volta a se unir com o tempo. Além de grande força, ele conta com uma grande velocidade de ataque proporcionada por sua estrutura de areia, o que também lhe dá uma incrível resistência.
Como os demais jinchuurikis mortos pela Akatsuki, Fū foi reencarnada em seu corpo, teve sua besta de caudas selada novamente nela e passou a ser controlada por Tobi (Obito), que criou seu próprio Seis Caminhos de Pain.
Depois que Boruto alcançou Shukaku e Shinki, eles acabaram sendo encontrados por Urashiki. Embora os genin soubessem que não eram páreo para ele, ambos conseguiram executar com sucesso uma estratégia para selá-lo novamente temporariamente. Sabendo então que o Ootsutsuki logo escaparia e mais uma vez os confrontaria antes que conseguissem alcançar a fronteira com o País do Fogo, o trio decidiu que Boruto iria distrair Urashiki com um clone disfarçado de Shinki carregando uma chaleira vazia enquanto Shukaku e o verdadeiro Shinki seguiam em frente. Durante a execução do plano, a Bijuu notou o quão hesitante ele estava com esse estratégia dado que havia uma grande chance de Boruto acabar sendo morto.
Durante a Primeira Guerra Mundial Ninja, Hashirama Senju capturou oito bestas de cauda e vendeu Matatabi e Gyūki, na tentativa de manter paz e equilibrar o poder entre as nações. Mais tarde, Nibi foi selada em Yugito Nii, quando a jovem tinha apenas dois anos de idade.
Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.
Um ninja poderoso da Vila Ocuta da Pedra, Han foi o último Jinchuuriki da Cinco-Caudas, Kokuo. Tinha como estilo de luta o Taijutsu e cobria seu corpo em uma armadura especial com uma fornalha nas costas, armazenando grandes quantidades de vapor do Estilo Ebulição de sua bijuu. Com a mistura de chakras de fogo e água da Kokuo, mantinha uma temperatura bem alta de seu próprio chakra, transformando em força física e intensidade em seus ataques.
Durante a Quarta Guerra Mundial Shinobi, ele acaba sendo reencarnado por Kabuto, junto aos demais jinchuurikis falecidos. Tobi (Obito) os transforma em seu próprio Seis Caminhos de Pain e controla os corpos e as bestas de caudas, que foram seladas novamente em seus portadores. Após a vitória de Naruto e seus aliados, as bestas são seladas na Estátua Demoníaca do Caminho Exterior, e os corpos e almas dos jinchuurikis controlados por Tobi desaparecem envoltos em luz.
Killer B é atualmente o guerreiro responsável pela proteção de Kumogakure e o portador da besta de caudas Gyūki. Diferente dos jinchuurikis anteriores, o ninja fez amizade com o Oito-Caudas e tem grande orgulho dessa relação e de seu poder. Com um excesso de confiança e um jeito meio arrogante e teimoso, Killer B, inclusive, exige respeito e pede que o chamem de "Senhor Jinchuuriki" e que se refiram a Gyūki como "Senhor Oito-Caudas".
Shukaku é a única Bijuu selada dentro da Estátua Demoníaca que não foi usada por Obito Uchiha para formar os seus Seis Caminhos de Pain e, como tal, não cumprimentou Naruto durante seu encontro com as outras feras. Quando Naruto prossegue com seu plano de puxar todas as feras para fora do corpo de Obito, a fim de deter a floração da flor no topo da forma de árvore do Dez-Caudas e impedir que o Plano Olho da Lua seja concretizado, seu chakra rejeita o de Naruto, como ele não contêm nenhum fragmento do chakra do Tanuki. Gaara, tendo sido ligado com Shukaku, assume seu lugar e começa a puxar o próprio chakra. Através dos esforços do Kazekage, Shukaku é libertado de seu cativeiro junto com as outras Bijuu. Ao ser libertado, o tanuki reconhece Naruto, sendo que no anime, se recorda da luta que teve contra ele. Apesar de mostrar relutância no pedido de Gaara para ajudá-lo no selamento de Madara Uchiha, Shukaku decide ajudar, apenas para ter a oportunidade de superar Kurama.
Usa ninjutsus dos Estilos Terra e Fogo. A partir do uso combinado dos dois, ele é capaz de criar vulcões, uma armadura de rocha derretida, e pedras de fogo que pode lançar contra seus oponentes.
Utakata é um nukenin de Kirigakure conhecido por seu jeito calmo, reservado e despreocupado. Um grande censo de honra e uma maturidade significativa, o jovem decidiu não se apoiar no poder de sua besta de caudas, com receio da destruição que a bijuu pode causar caso saia do controle.
Depois de o espírito de Hagoromo juntamente com o espirito de todos os antigos Kage invocarem tanto as Bijuu como o Time Kakashi de volta ao mundo real, as feras começam a discutir os seus planos para o futuro, uma vez que foram finalmente libertadas e no anime, riem de Kurama quando a mesma não admite que passou a gostar da companhia de Naruto. Sasuke, no entanto, revela suas verdadeiras intenções: remover tantas pessoas quanto possível que possam ficar no caminho de seus planos de liderar o mundo através de uma revolução para acabar com o sistema Shinobi atual, inclusive matando todos os atuais Kage e as Bijuu. Sasuke então subjuga rapidamente as Bijuu com seu Rinnegan e selá todas dentro de seu Chibaku Tensei, Naruto os tranquiliza de que ele irá salvá-los mais uma vez. Depois de Naruto ser capaz de derrotar e reformar Sasuke, os dois dissipam o Tsukuyomi Infinito e Sasuke liberta Shukaku, juntamente com as outras Bijuu, a partir de suas prisões.
O jovem ninja, contudo, não deixou isso abalar seu caráter ou mesmo seu sonho de um dia se tornar Hokage, líder de sua aldeia. Para tanto, ele se dedica a um árduo treinamento, no qual rapidamente passa de pior aluno de sua turma a um dos guerreiros mais poderosos de Konoha.
Orgulhoso e arrogante, tende a subestimar seus adversários. Ainda carrega um ressentimento de Kurama. Isso porque o Nove-Caudas acredita que o poder das bijuus é medido pelo número de caudas que cada uma tem, o que insinua que Shukako seria o mais fraco deles.