Resposta. dizem que os inventores foram os chineses, ninguem sabe ao certo, mas os arabes que á tornaram popular, a primeira bussola foi chamada de "Si Nan" significa "O governador do Sul", depois dela ser inventada Flavio Gioia introduziu a rosa-dos-ventos.
A bússola a o astrolábio podem ser tidas como invenção dos chineses. Isso porque esses dois equipamentos foram muito utilizados durantes as grandes navegações em que o homem se lançou ao mar como forma de descobrir novos territórios.
Para utilizar o astrolábio, o observador aponta a régua central para o astro utilizado como referência e em seguida observa as graduações do instrumento. A partir dessa observação e com base nos conhecimento de astronomia, os navegadores poderiam precisar sua localização em alto mar e fazer o cálculo das rotas.
A bússola era utilizada para determinar as direções a seguir e no mar era difícil se localizar praticamente impossível.. Através do astrolábio os navegantes determinavam sua localização observando os astros (estrelas).
Resposta. O astrolabio: serve para determinar a altura do Sol e das estrelas e medir a latitude e a longitude do lugar onde se encontra o observador. Bussola:a bússola serve para dizer para onde e o Norte, sempre aponta pro polo Norte.
Resposta: A caravela era o meio de transporte, a bússola indicava o caminha e o astrolábio indicava a latitude e a longitude.
A bússola aponto para o Norte porque a Terra forma um gigantesco imã que exerce força de atração naquela direção. Desde a antiguidade já se sabia que uma agulha imantada e suspensa por seu centro de gravidade aponta sempre na mesma direção, embora não se soubesse por quê.
A agulha da bússola aponta sempre para a mesma direção (a direção norte-sul) porque a Terra apresenta um magnetismo natural (resultante do movimento da crosta em relação ao núcleo que contém ferro), como se fosse um grande ímã com dois polos magnéticos localizados próximos aos polos geográficos: próximo ao polo norte ...
A corrente elétrica age sobre a bússola da mesma forma que o imã, ou seja, a corrente elétrica produz efeito magnético. ... O movimento da agulha indica ação de uma força (outro campo magnético) sobre ela, atuando na direção perpendicular ao fio, quando existe corrente elétrica.
Primeiro deve-se imantar a agulha, passando-se o ímã natural várias vezes sobre ela, sempre na direção do seu comprimento e no mesmo sentido. Para saber se agulha já está bem imantada, aproxime-a de algum objeto metálico ferromagnético (ferro, clips, moedas, etc.) e verifique se há atração ou repulsão.