Nesta segunda-feira (12), a TV Globo inicia a reprise de Haja Coração, novela das 19h de Daniel Ortiz que foi exibida pela primeira vez entre maio e novembro de 2016. A direção artística foi de Fred Mayrink e a direção geral de Teresa Lampreia.
FRANCESCA (Marisa Orth) – Italiana, chegou ao Brasil criança. Sonhava ser bailarina, mas tornou-se feirante. Não se conforma com o sumiço do marido, Guido (Werner Schünnemann), e acredita que ele foi assassinado por Aparício Varela (Alexandre Borges). É a chefe da casa e mãe de Tancinha (Mariana Ximenes), Carmela (Chandelly Braz), Shirlei (Sabrina Petraglia) e Giovanni (Jayme Matarazzo).
APARÍCIO VARELA (Alexandre Borges) – Vice-presidente do Grand Bazzar. Na juventude, abandonou o grande amor de sua vida, Rebeca (Malu Mader), para se casar com Teodora Abdala (Grace Gianoukas) por dinheiro. É pai de Fedora (Tatá Werneck) e faz de tudo para reconquistar a arquiteta.
Ariovaldo simula um infarto para distrair Fedora e Lucrécia enquanto Agilson tira Rebeca da mansão. Francesca incentiva Tancinha a ficar com Beto quando a filha confessa a atração que sentiu por ele. Carol conta a Shirlei que Felipe terminou o namoro com Jéssica.
Haja Coração representou sua volta triunfal à Globo após dez anos, rendendo-lhe quase em seguida um papel de destaque em Orgulho e Paixão (2018). Pitombo também integra atualmente o elenco de Salve-se Quem Puder, e já está participando das gravações da segunda parte da trama, paralisada por meses por conta do coronavírus.
Filho de Vitória (Betty Gofman) e namorado de Jéssica (Karen Junqueira), Felipe é um rapaz gentil que cruza o caminho de Shirlei (Sabrina Petraglia). O personagem de Marcos Pitombo em Haja Coração se encanta pela irmã de Tancinha (Mariana Ximenes) e tem de enfrentar as armações da namorada invejosa.
Foi em Haja Coração, porém, que Sabrina se consagrou, formando com Marcos Pitombo o casal mais popular da trama de Daniel Ortiz. O sucesso desse trabalho lhe garantiu a escalação para o trabalho seguinte do autor, Salve-se Quem Puder, onde ela repetiria o par com Pitombo.
Haja Coração representou o primeiro passo de uma carreira ascendente do ator na Globo, com trabalhos posteriores de peso em Pega Pega (2017), O Tempo Não Para (2018) e, atualmente, Salve-se Quem Puder – novela interrompida em virtude da covid 19, mas já outra vez em fase de gravação para voltar ao ar.
O folhetim foi baseado em Sassaricando, folhetim que Silvio de Abreu criou em 1987. A produção, que foi a segunda de Ortiz como autor titular para a platinada, conseguiu na época 27.4 pontos de média na Grande São Paulo, algo bom para a faixa. Relembre os personagens da atração.
LEONORA (Ellen Rocche) – Amiga de Rebeca (Malu Mader) e Penélope (Carolina Ferraz), é uma ex-BBB eliminada na etapa da casa de vidro. Apaixona-se por Adônis (José Loreto).
Teve a sorte de debutar na TV já como protagonista, em Guerra Sem Fim (1993), novela da extinta Manchete. A chegada à Globo se daria já no ano seguinte, para as minisséries Incidente em Antares (1994) e Engraçadinha (1995). A estreia nas novelas da casa se deu em A Próxima Vítima (1995), na pele de Bruno, um michê de péssimo caráter.
APOLO (Malvino Salvador) – Adotado por Nair (Aba Carbatti) quando criança, com seus dois irmãos, Adônis (José Loreto) e Larissa (Marcella Valente), é caminhoneiro e sonha em ser piloto. Apaixonado por Tancinha (Mariana Ximenes), é afastado dela ao sofrer um golpe de Beto Velázquez (João Baldasserini). Torna-se piloto da Fórmula Rally e conhece Tamara (Cleo Pires), irmã de Beto.
Shirlei (Sabrina Petraglia) vai começar a viver para valer o seu conto de fadas a partir da próxima quinta (14) em Haja Coração. Ela ficará tão em êxtase ao beijar Felipe (Marcos Pitombo) pela primeira vez que nem terá coragem de contar que nunca tinha beijado ninguém. De certa maneira, o playboy sentirá isso e babará pela sua nova namorada na novela das sete da Globo.
Depois de Haja Coração, passou longo tempo dedicada a projetos mais curtos, como as séries Ilha de Ferro (2019) e Se Eu Fechar os Olhos Agora (2018), até ser escalada para voltar aos folhetins em Nos Tempos do Imperador, trama inédita cujas gravações foram interrompidas pela pandemia. Nesta obra de época, Mariana desempenha o papel histórico da Condessa de Barral.
Haja Coração, infelizmente, marcou o fim da parceria entre Carolina e a família Marinho, já que, em julho de 2017, ela seria demitida da emissora. Após quatro anos de ausência, voltou à TV novamente como apresentadora, assinando contrato com a Record TV para comandar o semanal Domingo Espetacular.
FEDORA (Tatá Werneck) – Filha de Aparício (Alexandre Borges) e Teodora (Grace Gianoukas). Considera-se uma it-girl e vive de colecionar seguidores nas redes sociais. Apaixona-se pelo malandro Leozinho (Gabriel Godoy).
Após estrear na mídia como o Siri, de Malhação (2006), o bonitão de 38 anos migrou para a Record TV, onde passou longo tempo, atuando em trabalhos como Os Mutantes (2008), A História de Ester (2010), Pecado Mortal (2013) e Vitória (2014).