Em 1886, três irmãos: Robert Wood Johnson, James Wood Johnson e Edward Mead Johnson, reuniram seus respectivos talentos para fundar uma pequena empresa familiar, a Johnson & Johnson.
Em uma reunião de fatos, o escritor Jerry Oppenheimer lançou o livro "Crazy Rich: Power, Scandal, and Tragedy Inside the Johnson & Johnson Dynasty", em tradução literal: "Poder, escândalo e tragédia dentro da dinastia Johnson & Johnson", onde ordena cronologicamente os problemas internos da família.
Johnson nasceu em Carbondale, Pensilvânia junto de seu pai, Sylvester Johnson III, sua mãe Frances Louisa Wood e seus dois irmãos: James Wood Johnson e Edward Mead Johnson.
Mesmo sendo o herdeiro, Robert Johnson decidiu começar com um emprego básico na empresa e passou em todos os departamentos para ter uma visão sobre seu funcionamento.
Um engenheiro talentoso, James começou como aprendiz de agrimensor na Pennsylvania Coal Company antes de se juntar a seu irmão mais velho, Robert, na Seabury & Johnson, aos 22 anos como superintendente de manufatura.
Na vida pessoal, Johnson teve vários casamentos. O primeiro foi em 1916, com Elizabeth Dixon Ross, com quem teve um filho: Robert Wood Johnson III. O casamento durou até 1928.
O primeiro ocorrido foi com Robert Wood Johnson III, popularmente conhecido como Bobby. Rejeitado pelo pai pela reclusão, timidez e por ser gordo, o jovem conseguiu herdar a empresa e liderar por quatro anos, porém, perdeu uma batalha judicial com o próprio pai, General Johnson, sendo demitido de forma humilhante. A ocasião resultou em um isolamento e, em um intervalo de dois anos, ambos morreram de câncer.
Algumas semanas depois, o irmão considerado mais criativo, Billy Johnson, também foi vítima de um acidente. Enquanto pilotava sua motocicleta em Los Angeles, o jovem de 23 anos tem um choque fatal, dois anos após receber seu primeiro cheque de US$ 10 milhões.
Coincidentemente, é sabido que 90% das famílias perdem suas fortunas dentro de três gerações após sua criação.
Criada pelos irmãos Robert, James e Edward, o sucesso da farmacêutica Johnson & Johnson prossegue firme e a companhia segue atuando em seu terceiro século. Considerada a 37ª companhia mais bem avaliada pela Fortune 500 de 2018, a empresa familiar fez questão de manter sua gestão na linhagem dos Johnson’s.
Após o falecimento dos fundadores, no entanto, uma série de acontecimentos dificultou a gestão da empresa. Isso porque muitas tragédias envolvendo drogas, álcool e terríveis acidentes afetaram a família. Em uma reunião de fatos, o escritor Jerry Oppenheimer lançou o livro Crazy Rich: Power, Scandal, and Tragedy Inside the Johnson & Johnson Dynasty, ordenando cronologicamente os problemas internos de uma família de sucesso.
Filho do general Robert Wood Johnson II, ele chegou a trabalhar no marketing da empresa e foi presidente da empresa por quatro anos antes de perder uma batalha judicial com o próprio pai.
Depois que os Estados Unidos entraram na Segunda Guerra Mundial no final de 1941, o então presidente norte-americano Roosevelt o nomeou general da Smaller War Plants Corporation, que regulamentava os contratos militares para pequenas empresas.
Já no século 21, a filha de Woody, Casey Johnson, se tornou a mais recente ‘amaldiçoada’. Conhecida na mídia por ser uma das melhores amigas de Paris Hilton, a jovem problemática arranjou diversas brigas com suas namoradas em público. Em 2010, a loira morreu após complicações em decorrência da diabetes, por falta de insulina, com apenas 30 anos de idade.
Durante a Primeira Guerra Mundial e o consequente boom da produção, Johnson foi nomeado superintendente geral de fabricação, cargo que lhe deu uma responsabilidade significativa e uma oportunidade de liderança.
Em 2003, Jamie Johnson, filho de James Loring Johnson, neto de J. Seward Johnson Jr. e bisneto de J. Seward Johnson Sr., lançou um filme provocativo chamado "Born Rich" que foi exibido no o Festival de Cinema de Hamptons e transmitido pela HBO.
Johnson nasceu em 4 de abril de 1893, em New Brunswick, New Jersey, Estados Unidos. Filho de Robert Wood Johnson I, co-fundador da Johnson & Johnson, com Evangeline Brewster Armstrong Johnson.
Sob sua liderança, a Johnson & Johnson continuou seu crescimento constante, fornecendo curativos, bandagens e tratamentos de feridas de batalha durante a Primeira Guerra Mundial.
John nunca deu importância para a gestão da empresa e vivia esbanjando sua fortuna bilionária, que foi alvo de uma batalha judicial imensa quando ele faleceu, em 1983.
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.