Cascudo recolhia lendas e contos populares do Brasil, além de escrevê-las ele as relacionava com lendas e mitos de outras partes do mundo. A festa no céu é uma fábula muito popular no Brasil.
Numa certa noite ia ter uma festa no céu, a onde, todos os bichos com asas iriam e os sem asas não iriam, então logo a tartaruga decidiu ir e todos os bichos com asas começaram a caçoar da pobre tartaruga, mas ela ignorou e continuou andando e se escondeu no violão do urubu e ele nem percebeu que a tartaruga estava lá.
Sabe a famosa história da Festa no Céu? Aqui os personagens principais são um urubu e uma tartaruga (em alguns outros lugares do Brasil um sapo). Mas a história não perde o seu brilho e valor. Ótimo para ensinar sobre o uso das fábulas de Esopo.
Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão.
Ia haver uma festa no céu e o amigo urubu convidou todos os bichos. Dona juriti, que era cantora afamada, foi convocada para animar a festa. Nesse tempo, o sapo andava em pé, e era muito farrista. ... — É, amigo sapo, você não pode ir à festa do amigo urubu no céu, pois não tem asas!
Comemorada no dia 02 de novembro, é uma das festas mais animadas que os mexicanos possuem, pois, de acordo com a cultura local, nessa data os mortos vêm visitar os seus parentes vivos.
A Parábola da Dracma Perdida (ou Parábola da Moeda Perdida) é uma das mais conhecidas parábolas de Jesus, apesar de aparecer em apenas um dos evangelhos canônicos. De acordo com Lucas 15:8-10, uma mulher procura uma moeda perdida.
As dracmas normalmente eram usadas como dote de casamento. A dracma perdida era parte integrante de um colar, presente do noivo para a sua noiva, que representava seu compromisso público perante a sociedade local, de que havia um relacionamento entre ambos que se consumaria logo mais no casamento.
Significado de Dracma Tipo de unidade de peso antiga e utilizada para pesar metais preciosos. Parábola da Dracma Perdida. Parábola bíblica que faz alusão à passagem da mulher que perde uma de suas 10 moedas de prata.
Muitas vezes a quantidade de Dracmas conseguidas tinha um valor inversamente proporcional ao valor que realmente importava devido ao tipo do esforço empenhado, físico ou intangível. No caso da parábola da dracma perdida, a mulher tinha um colar com valor sentimental muito maior ao valor monetário.
Significado de Estáter substantivo masculino Moeda de ouro ou de prata usada na Grécia Antiga.
O apólogo apresenta uma narrativa concisa, protagonizada por personagens inanimados, que, dentro do universo ficcional, adquirem vida e modos de comportamento semelhantes aos dos humanos. Por esse fator, considera-se a personificação ou prosopopeia como a figura de relevância nesse gênero.
Apólogo é uma narrativa que busca ilustrar lições de sabedoria ou ética, através do uso de personalidades de índole diversa, imaginárias ou reais, com personagens na maioria das vezes inanimados. Características do apólogo: Geralmente são escritos em prosa. Narram feitos similares aos da vida real.
Parábola: deriva do grego parabole (narrativa curta). É uma narração alegórica que se utiliza de situações e pessoas para comparar a ficção com a realidade e através dessa comparação transmitir uma lição de sabedoria (a moral da história). ... Gênero muito comum na Bíblia: As parábolas de Jesus.
Apólogo é uma narrativa que busca ilustrar lições de sabedoria ou ética, através do uso de personagens inanimados com personalidades diversas. ... Bem parecido com a fábula em sua estrutura, o apólogo é um tipo de narrativa que personifica os seres inanimados, transformando-os em personagens da história.
A parábola estimula a imaginação, desafia o senso do discernimento e provoca o pensamento crítico; ela promove a simpatia, sem despertar antagonismos.
Parábola é uma pequena narrativa que usa alegorias para transmitir uma lição moral. As parábolas são muito comuns na literatura oriental e consistem em histórias que pretendem trazer algum ensinamento de vida. Possuem simbolismo, onde cada elemento da história tem um significado específico.
Uma parábola não narra coisas que realmente aconteceram, e sim histórias inventadas mas que revelam verdades profundas ou passam mensagens para serem refletidas. Essas histórias pretendem trazer algum ensinamento de vida, pois possuem simbolismo, onde cada elemento da história tem um significado específico.
Estava sempre disposto a ensinar a prática do amor, mesmo antes que as pessoas se mostrassem arrependidas. Para Jesus, o poder de Deus era maior que o pecado, e Ele ensinava que o arrependimento e a fé podiam salvar os homens.
"Jesus, num dia de sábado, entrou na sinagoga de Cafarnaum e começou a ensinar. Todos ficavam admirados com o seu ensinamento: pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres". Assim se lê no evangelho de hoje, 4º domingo do tempo comum (Mc 1, 21-28).