Homero
James Joyce
Não use um guia de leitura. Entretanto, pular de guia em guia é bastante enfadonho. A melhor maneira de ler Ulisses, se a intenção é ter uma leitura agradável, é pular de cabeça, poupando todos os guias de leitura para um curso universitário.
Os gregos do século V a.C. relembravam que, em algum lugar, num passado distante, vivera um homem chamado Homero, que compusera dois grandes poemas épicos: “Ilíada" e “Odisseia”.
Ilíada e Odisseia O primeiro deles, Ilíada, conta a história do último ano de uma guerra que ficou conhecida como Guerra de Troia (Troia em grego se escreve Ílion, e por isso o nome do poema é Ilíada). Já o poema Odisseia conta a história de Ulisses, que após o fim da Guerra tenta voltar para sua casa.
O poema, criado provavelmente entre os séculos IX e VII a.C., narra aventuras do herói Ulisses, durante 10 anos após a Guerra de Troia, e seu regresso à Ítaca. O nome “Odisseia” vem de “Odysseus”, herói grego, rei de Ítaca, que os latinos chamam de Ulisses.
A Volta de Ulisses. Após vinte anos longe de casa, Ulisses emociona-se ao pisar novamente o solo de Ítaca. Um jovem pastor acolhe-o. Na verdade, sob esse disfarce oculta-se a deusa Atena, sua amiga, que lhe explica estar reinando muita desordem em toda a ilha.
dez anos
O cerco grego à Troia durou aproximadamente 10 anos. Inúmeros soldados foram mortos, entre eles Heitor (príncipe de Troia) e o herói grego Aquiles (morto após ser atingido em seu ponto fraco, o calcanhar). A guerra terminou após a execução do grande plano do guerreiro grego Odisseu.
Ainda menina, Helena foi raptada por Teseu, depois libertada e levada de volta para Esparta por seus irmãos Castor e Pólux (os Dioscuri). ... Após a morte de Páris em combate, Helena casou-se com seu cunhado Deífobo, a quem atraiçoou quando da queda de Tróia, entregando-o a Menelau, que retomou-a por esposa.
A Guerra de Troia foi vencida pelo lado grego que, após anos de cerco à cidade, conseguiu executar um dos planos de guerra mais famosos da História: o Cavalo de Troia.
Após a morte de muitos heróis, incluindo Aquiles e Ájax (entre os gregos) e Heitor e Páris (entre os troianos), a cidade caiu após a introdução do "Cavalo de Troia". Os aqueus massacraram os troianos (exceto as mulheres e crianças, tomados como escravos) e dessacraram seus templos, invocando assim a fúria dos deuses.
Os gregos venceram a Guerra de Troia graças a uma estratégia criada por Odisseu. A estratégia consistia em fingir desistir do conflito e entregar um presente aos troianos. Esse presente era um cavalo de madeira oco, o cavalo de Troia, repleto de soldados gregos dentro, inclusive Odisseu.
A Guerra de Tróia não foi travada por deuses e semideuses,como diz a lenda. ... Na imaginação dos gregos, o destino do mundo foi decidido diante das muralhas de Tróia. Até os deuses desceram do Olimpo e derramaram seu sangue na tentativa de defender ou arrasar a cidadela do rei Príamo.
Sua ideia foi presentear os troianos com um grande cavalo de madeira. Disseram aos inimigos que estavam desistindo da guerra e que o cavalo era um presente de paz. ... Estes soldados abriram as portas da cidade para que os gregos entrassem e atacassem a cidade de Troia até sua destruição.
Resposta. Agamenon sempre foi um homem ambicioso e louco por poder, e esse foi um dos motivos que o levou a Troia. Também não podemos esquecer de seu orgulho, é claro. Outro motivo importante era que se ele conquistasse Troia, controlaria todo o Mar Egeu e assim, suas rotas comerciais.
A deusa da discórdia, Eris, não sendo convidada para o evento, resolveu lançar um desafio contra aqueles que estavam na festa. Chegando repentinamente à festa de casamento, Eris ofereceu uma maçã de ouro àquele deus que demonstrasse maior senso de justiça.
De acordo com os poemas épicos de Homero, Ilíada e Odisseia, o cavalo de Troia era um cavalode madeira. Ele era oco por dentro e, em seu interior, foram escondidos diversos soldados gregos, inclusive Odisseu. ... Eles deixaram o cavalo de Troia como presente aos troianos.
O Cavalo de Troia Liderados por Ulisses, os gregos construíram um imenso cavalo de madeira. Ofereceram o cavalo como presente de paz aos troianos e fingiam que estavam arrumando seus pertences para embarcar. No entanto, no interior do cavalo estava a elite dos soldados gregos.
Resposta. Um cavalo gigante de madeira, cheio de soldados, que se aproveitaram da inocência do povo achando ter vencido a guerra, que já durava 10 anos.
A expressão representa o recebimento de algum presente que traz prejuízo a quem o recebe.