Andy Serkis, que interpretou Gollum nos filmes O Senhor dos Anéis, de Peter Jackson, tem coisas boas para dizer sobre a série O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, que está sendo exibida na Amazon Prime Video.
"Sim, eu absolutamente assisti, e realmente – uma vez que você compreende as regras disso, e na verdade quão leal à trilogia, e o sentimento da música de Howard Shore para a sequência de abertura, etc. - achei incrivelmente envolvente, e eu realmente gostei de assistir", diz Serkis.
Os filmes deixaram claro que Smeagol era um tanto infantil e razoável, enquanto Gollum era um monstro cruel além da redenção. Nos livros, no entanto, Smeagol e Gollum tinham outro conjunto de nomes.
Por causa disso, o ataque final de Gollum foi diferente. Nos livros, Gollum só reapareceu em Mount Doom. Nos filmes, ele aparentemente é morto em Cirith Ungol antes de retornar em Mount Doom.
O ator britânico ainda se disse aliviado por ter feito "O Senhor dos Anéis" aos 37 anos, porque acha que "não aguentaria" a pressão da fama que a trilogia trouxe se fosse mais jovem.
as duas torres e O retorno do Rei foram divididos em duas partes: as aventuras da Irmandade pela Terra-média e a jornada de Frodo para a Montanha da Perdição.
Mesmo pelos padrões fantásticos de O senhor dos Anéis, “Gollum” não é um nome natural. Os filmes revelaram que “Gollum” era basicamente o som que Sméagol fazia quando tossia e vomitava.
Individualmente, Serkis recebeu o MTV Movia Awards na categoria Melhor Performance Virtual. O ator tem ainda em na prateleira de troféus o Saturn Awards como melhor ator coadjuvante de 2002, por ‘As Duas Torres’. Ele ganhou ainda o prêmio dos críticos pela atuação digital.
"E também, porque eu fiz uma gravação em audiolivro de O Senhor dos Anéis, e li os anexos, e tive que lê-los em voz alta, eu estava bem informado sobre para onde isso iria, o que foi ótimo, e foi muito útil porque eu vou – não conte para ninguém – narrar O Silmarillion também", diz Serkis. "Então você ficou sabendo disso primeiro. Sim, eu realmente gostei muito".
Hoje Serkis é um dos atores mais respeitado no uso da técnica de captura de movimento, na qual seus trabalhos no set acabam sendo transformados digitalmente durante o trabalho de pós-produção de um filme. “A captura de movimento está passando por uma estranha jornada e a percepção em relação à técnica está finalmente mudando”, afirmou o astro na mesma entrevista.
Depois que Smeagol matou Deagol para obter o Anel, ele imediatamente se perdeu em seus poderes sombrios. Smeagol fugiu de sua casa, vagou pelo deserto e se estabeleceu nas cavernas úmidas das Montanhas Sombrias.
Vale lembrar que o ator é um verdadeiro especialista em personagens com captura de movimento! Além de Gollum, Serkis também interpretou o orangotango de "King Kong", o macaco que lidera a rebelião do filme "Planeta dos macacos: a origem" e também esteve no filme "As aventuras de Tintin".
Gollum ficou tão feliz com a recuperação do Um Anel que dançou animadamente na borda do Crack of Doom. Ele então caiu após perder o equilíbrio.
Em entrevista ao Collider, Serkis disse que apreciou que a série permaneceu fiel à trilogia original de Jackson, e celebrou a trilha sonora de Howard Shore, que também escreveu as músicas para os filmes.
O diretor Peter Jackson assumiu a icônica saga de fantasia de J. R. R. Tolkien e a transformou em um épico no cinema que ainda, até hoje, continua sendo uma conquista suprema. O conto clássico do bem contra o mal encantou o público em todo o mundo, e o último filme da trilogia, O Retorno do Rei, detém o recorde do filme que ganhou mais Oscars em uma noite.
Além da incrível performance de Andy Serkis e dos efeitos especiais inovadores de Weta FX, Gollum se tornou um ícone por si só por causa de sua caracterização e história trágica.
O Senhor dos Anéis de de Peter Jackson fizeram um ótimo trabalho ao traduzir Gollum para a tela grande, mas deixaram de fora alguns detalhes importantes dos livros de JRR Tolkien.
Os filmes nunca mostraram esse lado de Gollum. O mais perto que eles chegaram de fazer isso foi em as duas torres, quando Gollum gritou de dor porque Frodo e Sam o chicotearam com corda élfica.
Para melhor retratar isso, Serkis teria que se sentir muito confortável movendo-se de maneiras únicas. É claro que ele levou isso a sério e se esforçou para tornar isso natural para si mesmo.