Menino Jesus no colo. Maria é Senhora, Rainha, Mãe de Jesus e de toda a humanidade. Assim, quando Nossa Senhora da Penha aparece com o Menino Jesus em seu colo, Ela traz uma representação de tudo isso. Desse modo, ao mesmo tempo em que Jesus Cristo é o Criador, ele também é Filho da Virgem Maria.
пїЅ Virgem Imaculada de NazarпїЅ, fostes na terra criatura tпїЅo humilde, a ponto de dizer ao Anjo Gabriel: Eis aqui a escrava do Senhor. Mas por Deus fostes exaltada, e preferida entre todas as mulheres, para exercer a sublime missпїЅo de MпїЅe do Verbo Encarnado.
Para alcanпїЅar essa graпїЅa, (fazer o pedido),quero com imenso afeto, e filial devoпїЅпїЅo, saudar-vos como o arcanjo Gabriel: Ave Maria cheia de graпїЅa, o Senhor пїЅ convosco, bendita sois vпїЅs entre as mulheres e bendito пїЅ o fruto do vosso ventre, Jesus.
A festa conta a histГіria do milagre ocorrido em 1700, em uma floresta prГіxima a BelГ©m. Ali, o caboclo PlГЎcido JosГ© de Souza encontrou a imagem de Nossa Senhora de NazarГ©, padroeira dos pescadores portugueses, e a levou para casa.
Levou a imagem para sua casa na vila dos pescadores, reuniu todos os pescadores, fizeram oraпїЅпїЅes e foram dormir. No dia seguinte, a imagem reapareceu no local onde havia sido encontrada. Isso aconteceu por duas vezes.пїЅ Todos entenderam que era para construir uma capela naquele local. Muitos milagres aconteceram a partir de entпїЅo e a capela ficou pequena, sendo necessпїЅrio construir uma igreja bem maior. Sua festa пїЅ celebrada no dia 8 de setembro.
Г‰ uma procissГЈo de despedida que acontece 15 dias apГіs o CГrio. O ritual inicia-se com uma missa e termina com o arcebispo erguendo a imagem de Nossa Senhora de NazarГ© na direção dos fiГ©is com o intuito de abenГ§oГЎ-los.
Ocorre todos os anos no mГЄs de outubro, na cidade de BelГ©m, capital do ParГЎ. Essa procissГЈo reГєne cerca de 2 milhГµes de pessoas que acompanham a imagem da Santa que Г© levada da BasГlica atГ© a PraГ§a do SantuГЎrio de NazarГ©.
No entanto, o capitГЈo adoeceu antes que o evento ocorresse. Com medo do seu projeto nГЈo ser colocado em prГЎtica, Francisco de Souza prometeu que se fosse curado, celebraria uma missa e conduziria a imagem atГ© a capela.
Na perseguição desenfreada, o veado (que seria o diabo disfarçado), precipita-se do alto do promontório sobre o mar, salvando-se D. Fuas miraculosamente, por intercessão de Nossa Senhora da Nazaré, cuja imagem estava escondida numa pequena gruta no penhasco.
A corda Г© um sГmbolo usado tanto na Trasladação quanto na ProcissГЈo do CГrio. Utilizada pela primeira vez em 1885, sua função era puxar a berlinda que havia atolado apГіs uma forte chuva. A partir de entГЈo, ela se tornou um elemento integrante do ritual religioso.
Quanto a mim, soberbo e carregado de pecados, sinto-me confundido e envergonhado perante vos. Entretanto, confiando na bondade e ternura de vosso CoraпїЅпїЅo Imaculado e maternal, peпїЅo-vos a forпїЅa de imitar a vossa humildade, e participar da vossa caridade a fim de viver unido, pela graпїЅa, ao vosso divino filho Jesus. Assim como vпїЅs viveste no retiro de NazarпїЅ.
Os JesuпїЅtas foram os primeiros responsпїЅveis em propagar a devoпїЅпїЅo de Nossa Senhora de NazarпїЅ por toda a regiпїЅo de Portugal e posteriormente para toda a Europa. A principal casa de estudos e noviciado do mosteiro JesuпїЅta em Portugal пїЅ dedicada a Nossa Senhora de NazarпїЅ.
Antes de morrer, Frei Romano escondeu a imagem numa gruta. A imagem ficou ali por mais de 400 anos. Ela foi descoberta em 1182, por pastores que andavam pela regiпїЅo. Por causa da sua simplicidade, beleza e diferenпїЅa dos padrпїЅes de imagens, Nossa Senhora de NazarпїЅ voltou a ser venerada.
Nossa Senhora de NazarГ© Г© um dos tГtulos dados a Maria, mГЈe de Jesus. A devoção teve inГcio com uma famosa aparição e milagre ocorridos em Portugal e espalhou-se pelas colГіnias portuguesas.
Em 1773, Dom Frei João Evangelista Pereira enviou a santa para restauração em Portugal e requisitou à Dona Maria I, então rainha portuguesa, e ao Papa Pio IV uma autorização para que a santa fosse homenageada em uma festividade.
Com isso, PlГЎcido compreendeu que o local da imagem era onde ele havia a visto pela primeira vez, prГіxima ao igarapГ©. Sendo assim, lГЎ ele construiu uma pequena capela para a santa.
Oxum e o sincretismo com Nossa Senhora Também conhecida como Orixá da fertilidade e do amor, ela protege as gestantes – assim como Iemanjá – e é exemplo de mãe que nunca abandona seus filhos. De certa forma, carrega em si traços de Nossa Senhora.
ApГіs o CГrio Fluvial, ocorre a motorromaria, em que a imagem da santa Г© levada da Estação das Docas atГ© oВ ColГ©gio Gentil Bittencourt, seguida por milhares de motos que se locomovem buzinando.
Miguel: é considerado um guerreiro de Deus, que combate todos os males e protege as pessoas da negatividade com sua espada azul sagrada. Além disso, ele ajuda quem está passando por momentos de desespero e traz serenidade para lutar contra as forças ruins.
A mais compartilhada por sГ©culos diz que tudo teve inГcio quando o caboclo PlГЎcido JosГ© de Souza encontrou, no ano de 1793, uma pequena imagem de Nossa Senhora Г s margens do IgarapГ© Murutucu, onde hoje fica os fundos da BasГlica SantuГЎrio de Nossa Senhora de NazarГ©. … A santa foi localizada novamente no igarapГ©.
Nossa Senhora de NazarпїЅ surge de uma antiga tradiпїЅпїЅo cristпїЅ do primeiro sпїЅculo, que conta que o prпїЅprio SпїЅo JosпїЅ esculpiu uma imagem de Maria em madeira, em NazarпїЅ na GalilпїЅia e que SпїЅo Lucas Evangelista a pintou.
De repente, entпїЅo, o cavalo parou. A cerraпїЅпїЅo se dissipou e ele viu que estava пїЅ beira de um abismo onde a caпїЅa tinha caпїЅdo. ApпїЅs esse milagre, a vila onde ocorreu passou a ser chamada de Vila de Nossa Senhora de NazarпїЅ. LпїЅ, foi construпїЅda uma pequena capela por Diego Roupinho, o cavaleiro salvo. Hoje existe ali uma grande Igreja em homenagem a Nossa Senhora.
Levou-a novamente para casa, e o mesmo episГіdio ocorreu. Ao repetir essa ação vГЎrias vezes – ir ao rio, levar a imagem para casa e a mesma retornar ao rio sem o auxГlio de ninguГ©m -, comeГ§ou-se a espalhar a notГcia de que a imagem era milagrosa.