Quem No Pode Usar Leo Essencial?

Quem no pode usar leo essencial

O mercado de Aromaterapia e Aromatologia no Brasil está, cada vez mais, ganhando excelentes marcas de óleos essenciais e empresas idôneas. O crescimento dos pequenos produtores nos ajuda a ter óleos de qualidade com certificação orgânica e de boa procedência.

Os óleos essenciais proporcionam bem estar físico e emocional, mas é preciso ter cuidado ao usá-los

O colar de aromaterapia consiste em um colar com um pequeno dispositivo de metal, porcelana, madeira ou cristais, por exemplo,para que se possa adicionar 1 a 3 gotas do óleo essencial.

É muito importante que você conheça a marca que costuma usar e sempre peça ajuda a um aromaterapeuta de sua confiança, pois ele é o profissional mais indicado para informar sobre o uso correto dos óleos essenciais.

Novidades Por E-mail

Novidades Por E-mail

Por serem extremamente concentrados, os óleos essenciais não devem ser aplicados diretamente na pele, já que há o risco de irritação e queimaduras. Portanto, é preciso fazer a diluição em um óleo vegetal, chamado também de óleo transportador. Os óleos vegetais mais usados são o óleo de coco, o óleo de amêndoas ou o azeite de oliva. 

Misturar os ingredientes e em seguida, aplicar sobre a pele, massageando suavemente com a ponta dos dedos, por cerca de 10 minutos. Veja outros benefícios da massagem com óleos essenciais.

Atenção às contraindicações dos óleos essenciais

O uso do óleo de hortelã pimenta deve ser evitado por mulheres grávidas, uma vez que o óleo é mais concentrado em substâncias ativas, não se conhecendo ainda o efeito que possa ter no bebê.

Você pode usar óleos em base carreadoras como gel, creme, óleo de massagem, sais para escalda-pés ou banho. Para aproveitar o benefício terapêutico do óleo essencial essas bases precisam ser de origem natural, vegetal e sem químicos nocivos.

Alguns óleos essenciais são fotossensíveis e podem queimar a pele quando houver exposição ao sol. Tenha ainda mais cuidado com óleos que têm cítricos como laranja, limão e bergamota na composição. Evite o uso desses óleos se você tiver contato com a luz solar.

Para que serve

Para que serve

A aromaterapia é uma terapia complementar que utiliza o aroma e as partículas liberadas pelos óleos essenciais para estimular diferentes partes do cérebro, para auxiliar no tratamento de ansiedade, depressão, insônia, asma ou resfriado, por exemplo.

Aromaterapia é uma pseudociência baseada na utilização de óleos essenciais e outro tipo de fragrâncias com o intuito de melhorar o bem-estar físico e psicológico de uma pessoa. Esta prática pode ser realizada como terapia complementar ou, de forma controversa, como medicina alternativa.

O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.

50 ÓLEOS ESSENCIAIS que o HIPERTENSO Pode Usar p/ Ajudar BAIXAR PRESSÃO ALTA! + 10 Óleos PROIBIDOS

O terapeuta que indica a ingestão dos óleos essenciais deve ser capacitado, ter formação na área da Aromaterapia ou ainda ser um profissional da área de saúde. Aqui no Brasil o mais comum é indicar óleos de uso externo. O uso interno de forma errônea pode ocasionar efeitos colaterais e intoxicações.

O óleo essencial de hortelã-pimenta tem propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias, antissépticas e calmantes que ajudam a combater a coceira ou vermelhidão na pele causadas pela alergia ou urticária.

Possíveis efeitos colaterais

O uso de óleos essenciais exige cuidado e atenção, por isso sempre pesquise sobre a formação de quem está indicando os produtos para você. Há muita informação sobre Aromaterapia na internet e nas redes sociais que não estão corretas e, em vez de ajudar, prejudicarão você e sua família se o uso for feito de forma errada.

Por último, não misture óleos essenciais, pois isso pode anular os benefícios do óleo ou até mesmo causar efeitos adversos inesperados. Apenas um aromaterapeuta ou naturopata é capaz de indicar misturas de óleos essenciais para uso seguro e eficaz.

Você também pode usar por meio de difusores elétricos, aromatizadores de ambientes de boa procedência ou ainda em colares ou difusores aromáticos. O aromaterapeuta também pode te indicar a forma correta e segura de uso.

Quem não deve fazer a aromaterapia

Você sabia que existem contraindicações de óleos essenciais? Cada pessoa é única e o aromaterapeuta, através da anamnese, entende as queixas e questões de cada pessoa e pode fazer um tratamento personalizado e assertivo indicando a sinergia dos óleos essenciais e o uso de forma correta e segura.

Pergunte sempre ao profissional qual a procedência dos óleos que ele utiliza. São 100% puros? Ele conhece bem a empresa de óleos que utiliza? Tem os laudos cromatográficos, que são informações que nos mostram as análises e as composições químicas de cada óleo essencial e atestam a pureza dos produtos? Essa informação deve estar no site da empresa de forma clara e transparente. Algumas marcas enviam esses laudos por e-mail quando solicitadas.

Qual óleos essenciais indicados para hipertensos?

Certos óleos essenciais podem ajudar no tratamento de pressão alta, porque eles são hipotensores, sedativos e calmantes. O óleos de manjerona, lavanda e ylang ylang são os mais utilizados e eficazes quando utilizados para este fim.

Pode usar óleo essencial de lavanda todos os dias?

Uso por Inalação No Difusor Pessoal: Todos os dias, pingue 1 gota do Óleo Essencial de Lavanda no seu difusor pessoal. No Aromatizador de Ambientes: Pingue diariamente de 3 a 5 gotas do Óleo Essencial de Lavanda em um pouco de água no seu Aromatizador Ambiental. Use para aromatizar o quarto antes de dormir.

Quantas vezes posso usar óleo essencial?

Pode ser feita várias vezes ao dia. O recomendado é inalar o óleo diretamente do frasco: inspire, segure o ar por até 3 segundos e expire. Repita o procedimento algumas vezes.

Quantas vezes por dia usar óleo essencial?

Uso interno. O uso interno é uma forma de ingestão ou internalização dos óleos essenciais. Mas somente os óleos essenciais 100% puros podem ser utilizados dessa forma. A dosagem ideal é de 25 mg (uma gota) para cada 20 kg de peso corporal, três vezes ao dia.

Quais óleos essenciais não podem ser usados por hipertensos?

- Alguns óleos essenciais são proibidos para hipertensos como o alecrim, hortelã-pimenta, eucalipto, canela, cravo e gengibre.

Quais óleos abaixo devem ser evitados por hipertensos e ou epilépticos?

Contraindicações dos óleos essenciais: algumas dicas Alecrim: não pode ser usado por hipertensos, pois eleva a pressão arterial. Evite o uso em pessoas com epilepsia, gestantes, bebês e crianças. Canela: não deve ser usado na gravidez, em crianças, bebês e em hipertensos.

Quem pode indicar óleos essenciais?

Entre os profissionais da área da saúde que podem orientar sobre o uso correto dos óleos essenciais estão farmacêuticos, psicólogos, fisioterapeutas e médicos.

O que fazer com óleo essencial vencido?

Use seus óleos vencidos em produtos de limpeza doméstica, especialmente óleos de frutos cítricos. Ou descarte-os. Para armazenamento a longo prazo, os óleos essenciais não diluídos devem ser mantidos em recipientes de vidro coloridos.

Qual a validade de um óleo vegetal?

A maioria dos óleos vegetais, se não forem abertos, têm validade de aproximadamente um ano. Uma vez aberto, o óleo vegetal pode ser usado com segurança dentro de quatro a seis meses.

Como utilizar óleo essencial de lavanda?

Para usar o óleo essencial de lavanda e obter seus benefícios, você pode utilizar um aromatizador pessoal. Outra opção é pingar algumas gotas na fronha do travesseiro, espalhar de 10 a 12 gotas de óleo essencial no ar de casa – ou qualquer outro ambiente – ou adicionar de cinco a seis gotas em seu banho relaxante.

Como utilizar óleo essencial de lavanda para insónia?

Outra forma eficaz de usar a aromaterapia é na hora de dormir. Antes de deitar, pingue 2 gotinhas de óleo de lavanda, laranja-doce ou manjerona no travesseiro. Assim, o cheirinho vai te ajudar a ter uma noite de sono melhor, além de deixar o quarto com um clima relaxante.

Quanto tempo dura um óleo essencial?

dois anos De acordo com estudo, a maioria dos óleos essenciais tem validade de dois anos. Mas isso varia de acordo com o óleo; os cítricos, por exemplo, devem ser usados em até um ano a partir de sua data de fabricação.