Contraindicações. A erva cidreira não é indicada para gestantes, lactantes e crianças com menos de 12 anos. Pessoas com hipotensão e hipotireoidismo também devem evitar o consumo desta planta. Quem utiliza medicamentos sedativos, como os calmantes, também deve evitar a erva cidreira.
Como o gengibre estimula a circulação sanguínea, pessoas com hemofilia - condição que dificulta a coagulação sanguínea - também não devem consumir o chá. Quem tem alguma cardiopatia, hipertensão, hipotireoidismo ou diabetes deve consultar o médico antes de fazer uso deste chá.
- Sucos: você também pode consumir o gengibre em pó dissolvendo em água, adicionando em sucos, ou cápsulas de gengibre. - Com água: outra forma de consumo é encher uma garrafa de água e adicionar o gengibre em pedaços. Recomenda-se de quatro a cinco rodelas do alimento ou duas colheres do gengibre ralado.
O gengibre tem ação antioxidante no corpo, agindo na prevenção de doenças como gripes, resfriados, câncer e envelhecimento precoce. Além disso, ele também tem ação anti-inflamatória, melhorando os sintomas de artrite, dor muscular e doenças respiratórias, como tosse, asma e bronquite.
Como consumir: É aconselhado tomar o chá de gengibre 3 vezes por dia. Para aumentar o efeito emagrecedor do gengibre, é importante seguir uma dieta com pouca gordura e açúcar, e praticar exercícios físicos regularmente.
No geral, recomenda-se a ingestão de até 10 gramas de raiz fresca de gengibre por dia ou 5 gramas de gengibre em pó por dia. É que apesar dos seus inúmeros benefícios, se o gengibre for consumido em excesso, também pode prejudicar o organismo, causando nomeadamente azia ou reações intestinais e/ou cutâneas adversas.
Também será melhor absorvido se consumido ao acordar. Ralar um punhado de gengibre e espremer um limão em cima é a opção ideal para temperar a salada e emagrecer de um jeito super fácil. Basta preparar a mistura, mexer bem e jogar por cima do prato na hora de consumir as folhas e vegetais.
Tomar diariamente 1 copo de água de gengibre em jejum e pelo menos mais 0,5 L ao longo do dia, ajuda a emagrecer pois acelera a perda de gordura do corpo e especialmente da barriga.
Receita do chá Modo de fazer: Aqueça a água e coloque o gengibre. Espere cinco minutos, acrescente o limão e bata tudo no liquidificador. – Dica da nutricionista: Depois de bater, coloque gelo e beba em seguida, pois a casca do limão pode deixar um gosto amargo.
Chá de limão, gengibre e mel O chá de limão com gengibre ajuda também a aliviar a congestão nasal, a dor de garganta e os arrepios. Além disso, é ótimo para melhorar a digestão e o enjoo.